8 Regras do Telemarketing de Vendas

O telemarketing (ativo e receptivo) é uma das principais ferramentas para aumentar as vendas.

Muitos pensam que para ser um campeão de vendas basta falar bem. Mas não. É necessário muito treinamento. Participar dos melhores cursos de vendas, para aprender as mais produtivas técnicas de vendas.

Para vender muito e ser um campeão de vendas, tem que fazer por onde. Muito treinamento e muito trabalho.

Técnicas de vendas por telefone

Mas lembre-se, o telefone deve ser utilizado para agendamento de visitas e não para convencer o cliente em comprar (como muitos fazem), porque desta forma, o vendedor será muito mais produtivo.

Em vez de tentar ficar 30 minutos com um cliente, mostrando como o seu produto é interessante, no telemarketing de vendas é muito mais produtivo fazer 10 ligações, com maiores chances de agendar uma visita, para que pessoalmente e com mais recursos visíveis, procure concretizar a venda.

Você concorda que se torna mais produtivo, aumentando as vendas e utilizando menos tempo?

Regra 1 do Telemarketing de Vendas – Planejamento

Antes de sentarmos à mesa para efetuarmos um ação de telemarketing ativo ou receptivo, devemos ter em nossa mesa de trabalho todas as ferramentas importantes para nos ajudar a atender e seduzir o cliente. Devemos ter sempre à mão:

Pensamento positivo, tabela de preços, calculadora, canetas, agenda de trabalho, mailing para contato, bloco de anotações, contrato, regras, aditivos contratuais, material da concorrência (contratos, tabelas, matérias de jornais).

8 Regras do Telemarketing de Vendas: Técnicas de vendas por telefone
8 Regras do Telemarketing de Vendas: Técnicas de vendas por telefone

Regra 2 do Telemarketing de Vendas – Concentração

Fazer uma ligação de vendas, não é apenas teclar o número no aparelho. A posição como estamos sentados e a maneira como estamos concentrados será muito importante.

Devemos estar motivados e com o pensamento em alto astral para termos toda a agilidade de raciocínio que precisamos.

Se estivermos sentados muito relaxados, iremos aparentar este estado tranqüilo na nossa voz, e desta maneira, não passaremos a energia necessária para criar o ambiente necessário.

Algumas empresas de telemarketing exigem que os operadores estejam bem vestidos e perfumados, que as meninas também estejam maquiadas e colocam um espelho na frente do operador, para que se lembrem sempre de sorrir.

Regra 3 do Telemarketing de Vendas – Use um Script

As melhores técnicas de vendas por telefone mostram que devemos criar um roteiro de argumentação para nos orientar durante a negociação, mas devemos lembrar, que ele deve ser ajustado a cada cliente.

Pratique e exercite até que possa transmitir a mensagem tão bem, que ninguém desconfie que a linha de raciocínio já estava pronta há muito tempo.

A ligação para agendamento de visitas exige um grau de pensamento / diálogo muito grande, pois não poderemos contar com os vários recursos que existem quando estamos pessoalmente.

Regra 4 do Telemarketing de Vendas – Atenção durante a negociação

Durante a ligação devemos estar atentos ao que a pessoa fala, pois normalmente são ditas informações úteis à nossa negociação. E estes dados devem ser anotados para podermos usar:

  • O meu vencimento é todo dia 15.
  • O que me chateou no meu plano atual, foi …
  • Mês que vem nascerá o meu sobrinho.
  • Tenho 3 pessoas no meu plano.
  • Já venceu a garantia do meu carro.
  • Minha filha não está se sentindo fluente no idioma.

Regra 5 do Telemarketing de Vendas – Tenha Entusiasmo

Estando entusiasmados transmitimos o nosso sentimento para as outras pessoas. As pessoas poderão sentir nossa confiança com o produto e como estamos felizes em representá-lo.

Mesmo que tenhamos que repetir a apresentação, várias vezes ao dia, não podemos deixar que ela se torne monótona e maçante. Devemos nos sentir como um ator na noite de estréia, que dá o máximo de si e oferece a melhor atuação para prestigiar o público que o assiste.

As pessoas compram por emoção. No telemarketing de vendas, use a sua voz para criar condições emocionais.

Aumente o timbre de voz para chamar a atenção a algum ponto, baixe o timbre e faça com que cada palavra seja dita com muita emoção, acelere o ritmo para expressar urgência e entusiasmo, diminua o ritmo quando quiser expressar algo mais dramático.

Regra 6 do Telemarketing de Vendas – Seja Criativo

Faça a sua apresentação ser tão interessante e divertida quanto possível. Busque sempre novas idéias com outras pessoas, para avaliar como elas conseguem resultados positivos.

Um dos nossos maiores patrimônios é a criatividade. Desenvolva-a para criar uma imagem positiva e carismática através da sua voz. Poucos terão coragem de desligar, quando alguém tão agradável está aqui deste lado.

Regra 7 do Telemarketing de Vendas – Valorize a entrevista Pessoal

Quando estamos pessoalmente, podemos utilizar vários recursos para ajudar na venda: nossa aparência, nosso carisma, material de venda, reportagens, tempo para envolver a pessoa, observar o ambiente do cliente para conhecê-lo melhor e, quando estamos no telefone – utilizando apenas a voz – perdemos estes recursos.

Não esgote o assunto ao telefone, fale apenas o que for necessário para que possa qualificar o cliente (e perceber se ele pode comprar) e para criar interesse e curiosidade.

Regra 8 do Telemarketing de Vendas – Marque a Entrevista

Muitas vezes, o vendedor tem medo de tentar agendar a visita com medo do cliente não aceitar e ele perder a venda.

Tente, muitas pessoas não sabem dizer não. E também temos àquelas, que tem medo de agendar, pois sabem que acabam comprando.

Não tenha medo, no telemarketing de vendas ofereça. Não peça “A Senhora pode me receber?”. Marque você: “ A senhora prefere me receber hoje ou amanhã? O que é melhor para a senhora?”.

Decida você, mas deixe a impressão de que foi o consumidor quem decidiu.

Técnica de Vendas: Coaching de Vendas

Vou falar agora sobre a melhor técnica de vendas que conheci nos meus mais de 20 anos de vendas. E digo mais, se soubesse disso antes teria, conquistado resultados ainda melhores.

tecnicas de vendas por telefone
Técnica de Vendas: Coaching de Vendas

A metodologia de Coaching foi criada no esporte, onde identificou-se que o adversário de uma pessoa não está no outro time ou do outro lado da rede. O adversário de uma pessoa é ela mesma. Quando não tomamos a decisão mais produtiva ou não fazemos o nosso melhor, estamos nos boicotando.

A metodologia de Coaching foca em potencializar a conquista de grandes resultados, oferecendo as melhores ferramentas, modelos e técnicas que permitem com que as pessoas se conectem com seus objetivos, gerando ações e resultados específicos.

Conduz as pessoas a buscarem as respostas dentro delas e a montarem um plano de ação para encontrar soluções para seus problemas e para alcançar um objetivo estratégico.

No Coaching de Vendas, o vendedor não oferece as resposta, mas estimula o cliente a desenhar e construir uma solução, que atenda as suas necessidades e que se adeque as soluções propostas pelo cliente. Isso é Coaching de Vendas.

O Vendedor Coach deve coletar as informações necessárias ao entendimento do cenário em que o cliente está inserido, buscar identificar o perfil do cliente e suas principais características e reações, identificar e fazer com que o cliente reflita mais e entenda que seu problema pode ser maior do que imagina, fazer com que ele perceba a importância e impactos do problema e finalmente conduzir para a solução.

As perguntas levam o cliente a pensar no seu problema de forma mais profunda e na provável solução. Para que conclua, por si só, que a solução que o Vendedor Coach vai apresentar é a melhor para ele.

Com este entendimento de abordagem, o vendedor irá aumentar as suas vendas de forma constante.

Sugiro que você conheça mais sobre a metodologia de Coaching de Vendas. Aqui no nosso site você terá vários artigos sobre o tema.

Gostei tanto quando fiz a minha formação em Professional Coaching, que desenvolvi a metodologia de Coaching de Vendas, do meu jeito, de acordo com a minha experiência como executivo e consultor de grandes empresas.

Temos feito muito sucesso, treinando os vendedores pelo país.

Recapitulando as principais informações para tornar o seu telemarketing de vendas incrível.

Você chegou até aqui? Parabéns, porque você já está a frente de várias pessoas que vão continuar quebrando essas 8 regras do telemarketing de vendas.

Agora que você já sabe onde você deve focar sua atenção durante suas ligações, coloque tudo o que aprendeu aqui em prática.

Já altere suas ligações amanhã mesmo, volte a esse artigo se necessário. Tenho certeza que com essas 8 regras junto a sua decisão de melhorar, você conquistará melhores resultados.

Relembrando as 8 Regras do Telemarketing de Vendas:

  • Regra 1 do telemarketing de vendas – Planejamento
  • Regra 2 do telemarketing de vendas – Concentração
  • Regra 3 do telemarketing de vendas – Use um Script
  • Regra 4 do telemarketing de vendas – Atenção Durante a Negociação
  • Regra 5 do telemarketing de vendas – Tenha Entusiasmo
  • Regra 6 do telemarketing de vendas – Seja Criativo
  • Regra 7 do telemarketing de vendas – Valorize a Entrevista Pessoal
  • Regra 8 do telemarketing de vendas – Marque a Entrevista

Use perguntas e as respostas que conseguir para aumentar suas vendas, faça o próprio cliente perceber que o seu produto é a melhor forma de resolver a necessidade dele.

O cliente possui uma maior chance de comprar ou marcar a visita, quando ele não se sente conduzido ou obrigado, porque o ser humano tende a querer estar no controle. Use essa informação e cada uma das 8 regras acima em seu telemarketing de vendas.

Gostou dessas dicas? Você pode aprender muito mais aqui no site, clique aqui para ler nosso artigo: Técnicas de Vendas.

Deixe um comentário aqui embaixo e me conte qual foi a regra que você mais gostou.


E quer muito mais dicas e técnicas para vender mais? Quer aprender a eliminar o medo e a insegurança de vender?

Eu preparei uma apresentação online, na qual ajudo as pessoas a eliminarem o medo e a insegurança de vender e a aumentarem suas vendas sem incomodar ou chatear o cliente, com 5 estratégias para alavancagem de vendas.

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  • rosa santos

    gostei muito das dicas !!!
    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Rosa, fico feliz que gostou das dicas!
      Abraços.

      • Elismar

        Gostaria de participar de uma palesta sua! Moro longe.
        Mas, quando estiver em Brasilia, estarei lá!!!
        Abraços.

        • Sergio Ricardo Rocha

          Oi Elismar, fico feliz que queira participar de nossas palestras!
          Tenho uma sugestão para você: Hoje, eu realizo várias palestras online, assim você pode participar também! É só cadastrar seu e-mail no nosso site que eu te convido assim que marcarmos a próxima palestra online, beleza?
          Abraços.

  • Diego Gomes

    Parabéns ao autor das 8 Regras do Telemarketing de Vendas
    Agradeço a disponibilidade de ter aprimorado mais conhecimentos com o site
    Grato pela a Atenção.

    • Oi Diego,
      agradecemos o carinho. Ficamos felizes que tenha gostado.
      Participe sempre.
      Abs,
      Sergio Ricardo Rocha

  • João Pedro

    Olá , esse conteúdo me ajudou muito , pois tenho uma entrevista de emprego nessa área amanhã e não tenho experiência no assunto . Obrigado

  • andryellen

    bom dia meu nome é Andryellen e eu tenho 17 anos..
    eu tenho uma entrevista amanha para trabalhar nesta aria e eu não sei o que fazer pois nunca trabalhei disso,eu já trabalhei em outras arias mas nunca de callcenter, na verdade não sei nem o que dizer em uma entrevista e eu gostaria que o senhor me dese alguns conselhos para eu me sair bem amanha pois preciso muito deste emprego …
    desde já eu agradeço..

    • Olá Andryellen,
      desejo todo o sucesso para você.
      Gostei da sugestão, vou escrever um artigo sobre entrevista de empregos. Acompanhe o site para ler.
      Abs,
      Sergio Ricardo Rocha

  • Boa noite, Sérgio. Procurando por mais experiência na área de vendas, acabei encontrando na internet este site. E está sendo muito proveitoso todas os textos, principalmente as dicas e macetes que existem nesse setor tão conturbado e instável. Trabalho com vendas há pelo menos 3 anos e agora estou partindo para um outro nível, com mais qualidade e mais $$$ (rsrs). Só tenho a agradecer essa oportunidade e a partir de agora esse site será meu livro de consultas. hehe Grande Abraço e Paz.

  • Alyne Santos

    Ola Sergio, gostaria de saber tecnicas de como falar pra vender mais, estou comecando na area de callcenter e estou gostando so queria algumas dicas para melhorar nesta area, e qeria saber tbm se eu praticando e melhor do que eu vendo?

    • Oi Alyne,
      sim, todos nós podemos alavancar as nossas performances e resultados ao aprendermos as melhores técnicas e estratégias. Acesse este link – http://preferenciacerebral.com.br/, que é de um outro site meu.
      Cadastre seu email e receberá acesso à 3 vídeos incríveis que ajudarão muito para alavancar os seus resultados. Depois deixe um comentário sobre sua avaliação e resultados que conquistará após assistir aos vídeos.
      Grande abraço e muito sucesso.
      Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas.

  • jessica silva santos

    gostei demais trabalho com televendas

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Jessica, que bom que gostou do artigo!
      Abraços.

  • Huso Leonardo Carriel Panizza

    Foi magnifico ter conhecimento destas dicas ao qual estarei mudando minha vida profissional a partir desta noite de sexta-feira, gostaria sempre de receber notícias, pois são de extremo interesse estar fazendo parte destes grandes consultores de negócios!

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Huso, fico feliz em participar do crescimento da sua vida profissional, escrevi esse artigo para ajudar cada vez mais pessoas! Também temos várias aulas gratuitas no meu canal do Youtube, além de enviarmos dicas exclusivas por e-mail, é só se cadastrar aqui no site.
      Abraços.

  • Anabela Martins

    Legal.

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Anabela, que bom que gostou!
      Abraços.

  • Guilherme Paes

    Olá Sergio.
    Muito bacana as dicas. Sou supervisor de vendas em um PAP da Oi.
    Seu site como um todo, esta sendo de muita utilidade para o trabalho que eu desempenho em minha equipe.
    Gostaria de deixar aqui o meu Parabéns!
    Sucesso sempre!

    • Sergio Ricardo Rocha

      Olá Guilherme, já fiz um trabalho com o pessoal da Oi, foi muito legal! Fico feliz em estar ajudando você e a sua equipe com nossas dicas, já assistiu as aulas gratuitas no nosso canal do Youtube? Clique no link ao lado e assista: http://youtube.com/sergioricardorocha

  • Ana Cristina Leao

    Foi tudo esclarecido com bastante clareza. Foi muito ultil essas informacoes

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Ana Cristina, que bom que esse artigo foi útil!
      Abraços.

  • Leonardo Santiago

    Olá Sergio, bom dia. Desde já quero agradecer, seu artigo foi muito proveitoso e me ajudou bastante. Hoje pude perceber que o bom telemarketing não é um trabalho “robotizado” e sim uma total interação com o cliente no outro lado da linha. As técnicas serão muito úteis no meu dia a dia e tenha certeza de que o coaching de vendas já faz será bem explorado nas minhas transações. Paz e Sucesso, abraços!

    • Olá Leonardo,
      Que bom que gostou do artigo. É comum ter essa visão robotizada, e sei que agora você terá melhores resultados com mais vendas.
      Abraços.

  • evilene

    adorei. o artigo,ficou tudo muito claro e compreendido,tenho certeza q vai me ajudar bastante!!!!!

    • Oi Evilene,
      fico feliz que tenha gostado.
      Já se cadastrou para receber nosso ebook “5 Obstáculos que Impedem a Conquista de Metas”? Vai gostar e também receberá nossos emails e vídeos com dicas e sacadas de vendas.
      Cadastre seu email lá no topo do site.
      Abs,
      Sergio Ricardo Rocha

  • Daniele

    Olá, bom dia!
    Nossa muito aproveitoso seu artigo, realmente me ajudou muito.
    Obrigada pelas dicas.

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Daniele,
      Fico feliz que o artigo te ajudou!
      Abraços.

  • weslley

    gostei muito do que eu aprendi hoje sobre telemarketing e vendas

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Weslley, que legal que gostou! Já leu nossos outros artigos sobre vendas?
      Abraços.

  • Camila dos santos

    muito bomm mesmo,trabalho com televendas desde meus 14 anos,hoje com 18 vejo que tinha muita coisa pra aprender show de bola.
    uma coisa garanto que gosta do que faz e busca melhorias so tem a ganhar e crescer profissionalmente.

    obrigada sergio aprendi muito hoje.

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Camila, também comecei a vender desde cedo! Vendia sapato de porta em porta com meu pai, conto isso em alguns vídeos rs. Acredito que sempre temos algo novo para aprender, eu sempre estou participando de treinamentos como aluno e aprendendo também.
      Abraços.

  • keylla

    Excelentes dicas de telemarketing e vendas acredito que quem seguir essas técnicas se dara muito bem em sua profissão.

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Keylla, que bom que gostou! Qual das técnicas você mais gostou?
      Abraços.

  • Vianna Rodrigo

    Muito bom!!

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Vianna, fico feliz que gostou do artigo!
      Abraços.

  • Luiz Fontes

    Parabéns o material é altíssimo nível.

    • Sergio Ricardo Rocha

      Olá Luiz, obrigado pelo feedback! Já leu nossos outros artigos aqui no site? Acredito que vai gostar também.
      Abraços.

  • Flaviana Rodrigues

    Parabéns, me tirou varias dúvidas que eu tinha a respeito do assunto…

    • Sergio Ricardo Rocha

      Olá Flaviana, tudo bem?
      Fico feliz em ajudar! Se tiver mais alguma dúvida, pergunte aqui nos comentários e eu vou te responder, beleza?
      Abraços.

  • Alex Aaron

    Bom dia!! Parabéns e obrigado pelas dicas Sérgio. Grande abraço e SUCE$$O.

    • Sergio Ricardo Rocha

      Olá Alex, tudo bem?
      Obrigado, que bom que gostou das dicas!
      Sucesso e abraços.

  • Rodrigo Lemos

    gostei das dicas ! me deram uma outra visao de como fazer vendas ….abraços

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  • Anne Michelle

    Artigo maravilhoso!!!
    Ja estou colocando em prática e ja estou tendo um ótimo resultado, achava que o problema estava nos clientes,e agora entendo que tudo dependia de mim desde o início! agora trabalho com mais resultados e o interessante é que as horas voam e antes eu querendo ir logo pra casa e agora querendo trabalhar mais us minutinhos rsrs… Parabéns!! esse artigo eu super indico.