Atrair clientes – Parte 3 de 30 Dicas

#21 Dica para atrair clientes: GANHA-GANHA

Disposta a manter o movimento de seus restaurantes, a rede Parmê, do Rio de Janeiro, lançou em março o seu Cartão Fidelidade. ‘A cada nove pratos consumidos, o cliente ganha uma pizza tamanho família ou um prato a escolher’, diz Luiz Antonio Jaeger, diretor de operações.

‘Dos 280 mil cartões distribuídos nas 14 unidades, 15% já se transformaram em benefício’. Iniciativas que oferecem ganho real ao consumidor têm grande aceitação neste momento. ‘As pessoas passaram a valorizar o prazer de fazer um bom negócio, porque economizar faz bem para a saúde’, diz Gabriela Baumgart, gerente de marketing do Grupo Center Norte.

#22 Dica para atrair clientes: EFEITO SURPRESA

Ofereça mais do que o cliente espera. ‘É preciso ser criativo e surpreender o consumidor’, diz Manuel Alves Lima, da Falzoni & Alves Lima. Para isso, não é preciso investir muito.

Alguns pet shops de São Paulo estão aproveitando a onda da novela Caminho das Índias para produzir as cadelas com acessórios indianos, como o terceiro olho de pedra. Os donos ficam encantados e não lhes custa um centavo a mais no bolso.

‘As pessoas querem ser mimadas’, afirma o consultor.

#23 Dica para atrair clientes: CONVITE ESPECIAL

O cliente só gasta seu dinheiro por impulso se ele for pego pela emoção. Assim, a ordem é fazer um convite de compra e não um anúncio de venda, garante Marcelo Heidrich Neto, da Ponto de Criação.

A tarefa implica em criar uma atmosfera de loja que envolva os sentidos, com o uso de aromas e músicas personalizados; que aposte em conceitos valorizados no momento, como sustentabilidade, qualidade de vida e respeito ao planeta; e que invista em um atendimento que demonstre mais a vontade de servir ao cliente, em vez de entregar-lhe um produto de forma automática.

Fila de Clientes - Atrair Clientes
Fila de Clientes – como atrair clientes

#24 Dica para atrair clientes: PÓS VENDA

‘Mais do que em qualquer outro momento, hoje um pós-venda feito com eficiência e inteligência ajuda a fidelizar o cliente e a construir o seu histórico de consumo’, afirma a consultora Ana Vecchi, da Consultoria Vecchi & Ancona.

‘Mas é preciso ter cuidado para não invadir a privacidade das pessoas e nem importuná-las com um tratamento mais íntimo. Quanto mais profissional, melhor.’

#25 Dica para atrair clientes: E-MAIL MARKETING

Uma ferramenta barata e eficiente. É assim que o consultor Marcelo Cossalter, da RCS Brasil, define o e-mail marketing. ‘Serve não só para informar o cliente sobre promoções e novidades, mas principalmente para conhecer melhor os hábitos e as preferências do público-alvo, algo essencial nos dias de hoje’, observa.

É preciso tomar cuidado para que as ações não sejam evasivas ou, pior, afugentem a clientela. Antes de compor a sua lista de e-mail marketing, pergunte aos clientes se eles gostariam de fazer parte dela.

#26 Dica para atrair clientes: E-COMMERCE EFICIENTE

Crie sites menos complexos e fáceis de navegar. O consumidor costuma desistir da compra online quando tem que preencher várias fichas cadastrais, responder a uma infinidade de questões e passar por várias telas até concluir a operação.

É necessário diminuir o número de etapas a serem percorridas entre a escolha do produto e a finalização da compra, além de solicitar apenas as informações cadastrais realmente necessárias.

#27 Dica para atrair clientes: REDES SOCIAIS

Use as redes sociais a seu favor, recomenda o consultor Brian Dyches, do Retail Design Institute. Além de multiplicar o poder de reconhecimento da sua marca, blogs, YouTube e Orkut, entre outros, ajudam a saber o que o cliente pensa sobre seus produtos e serviços. A loja de utilidades domésticas Doural, de São Paulo, criou um blog há seis meses voltado à troca de informações sobre gastronomia, receitas e produtos. ‘Não é um espaço de venda, mas remete à loja virtual se o cliente desejar’, diz o sócio Fernando Abdalla. ‘Dos 5 mil acessos recebidos por mês, 20% convertem-se em negócio.’

#28 Dica para atrair clientes: INTERATIVIDADE

Quanto mais o cliente puder interagir com a marca, melhor. Na Chilli Beans, por exemplo, as pessoas tiram fotos com os óculos escolhidos na própria loja e encaminham por e-mail ou pelo Orkut para um amigo. Aguardam a resposta e concluem a compra.

‘O Espelho Digital, como batizamos a ferramenta, nos permite não só ampliar o e-mail marketing como conhecer melhor nosso público praticamente sem nenhum custo’, diz Gabriela Neves, gerente de marketing. A rede já tem cerca de 500 mil fotos cadastradas.

#29 Dica para atrair clientes: TORPEDOS EM ALTA

Desde que o consumidor autorize o envio de informações via SMS, a ferramenta pode se tornar um excelente canal de comunicação e de coleta de informações para um banco de dados eficiente, afirmam os consultores. Mande mensagens inteligentes, curtas e diretas.

A rede de lojas de moda Handbook tem mais de 50 mil clientes cadastrados e, de acordo com Ari Piestun, diretor de marketing, envia torpedos alinhados com o perfil de consumo de cada grupo. ‘Quanto mais personalizado for o conteúdo, maiores serão as chances de retorno’, afirma.

#30 Dica para atrair clientes: NA PONTA DO LÁPIS

‘A hora é para ter na prateleira produtos de bom giro, controlar o estoque, trabalhar a logística e trazer os custos na ponta do lápis’, afirma a consultora Cláudia Bittencourt, da Bittencourt Consultoria.

‘É importante concluir boas negociações com os fornecedores e fazer compras programadas alinhadas com o monitoramento do estoque.’


RESUMO – #21 a #30 DICAS PARA ATRAIR CLIENTES:

#21 Dica para atrair clientes – Ganha Ganha
#22 Dica para atrair clientes – Efeito Surpresa
#23 Dica para atrair clientes – Convite Especial
#24 Dica para atrair clientes – Pós-venda
#25 Dica para atrair clientes – E-mail Marketing
#26 Dica para atrair clientes – E-commerce Eficiente
#27 Dica para atrair clientes – Redes Sociais
#28 Dica para atrair clientes – Interatividade
#29 Dica para atrair clientes – Torpedos em Alta
#30 Dica para atrair clientes – Na Ponta do Lápis

Conheça os outros 2 artigos que continuam as 30 dicas para atrair clientes. Clique nos links abaixo:

Por Katia Simões

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81832-17203-3,00-DICAS+PARA+ATRAIR+O+CONSUMIDOR+EM+TEMPOS+DE+CRISE.html