Coaching de Vendas funciona para aumentar as vendas?

“Coaching de Vendas funciona para aumentar as vendas?”

Essa é a segunda pergunta que geralmente me fazem, quando eu explico o que é o Coaching de Vendas. A primeira pergunta geralmente é “Sergio, o que é coaching de vendas?

Acredito que essas perguntas sejam uma das maiores objeções ou dúvidas sobre a metodologia coaching de vendas, mas não se preocupe, pois vou explicar tudo agora para você.

Coaching de Vendas é a melhor metodologia para alavancar o potencial das pessoas e estimular a alta performance em suas ações, despertando o “querer fazer melhor” nelas, acelerando resultados e viabilizando grandes conquistas.

Coaching de vendas é uma abordagem orientada para a conquista de objetivos e metas geradoras de mudanças positivas e duradouras na vida das pessoas.

O coaching de vendas é baseado na metodologia de Coaching, que gera um conjunto de reflexões nas pessoas, estimulando que elas analisem algumas possibilidades que normalmente não fariam sozinhas e gerando um plano de ação para conquistas dos seus objetivos.

A metodologia de coaching está presente em todas as áreas onde a alta performance e o foco na conquista de resultados faz-se necessária.

Vou citar para você, alguns dos principais segmentos de atuação do coaching.

Segmentos de coaching

  • Coaching de vida
  • Coaching de relacionamento
  • Coaching de carreira
  • Coaching esportivo
  • Coaching executivo
  • Coaching de negócios
  • Coaching de vendas

Conheça alguns problemas solucionados pelo coaching de vendas

Existe um grande número de profissionais que precisam ter um grande volume de vendas para atingir suas metas, como vendedores, líderes de equipes de vendas, empresários, empreendedores, profissionais liberais ou autônomos.

Todos precisam conquistar alta performance em vendas.

E geralmente o foco é direcionado para aprender técnicas de vendas, persuasão, negociação e apresentação de produtos e serviços.

E mesmo assim, muitos não conseguem ter bons resultados.

Fazendo uma analogia para explicar a questão, é como entregar um carro potente (boas técnicas de vendas, persuasão e negociação) a um piloto que esteja em baixa performance. Esse piloto não vai conseguir utilizar os melhores recursos do carro. Entendeu?

Muitas pessoas possuem crenças (pensamentos) limitantes, convicções baseadas sem raciocínio lógico. Por isso, nós conhecemos pessoas que sabem exatamente o que precisam fazer, mas não fazem por medos irreais de não dar certo, sempre com uma desculpa, um motivo para não fazer, procrastinam e impedem as próprias conquistas.

E também vou citar abaixo outros problemas seríssimos, como:

  • VIVER NA ZONA DE CONFORTO

Muitos acreditam que o que vendem ou faturam atende as necessidades atuais, não se desafiando e nem executando ações fora dessa “zona de conforto”.

Psicólogos já definiram que todos nós temos a tendência natural para nos abrigarmos em uma zona de desempenho e comportamento confortável, fácil e que não ofereça grandes desafios e permanecer lá.

E quando permitimos que isso aconteça, desenvolvemos os hábitos que nos levam à baixa performance e ao fracasso de nossas metas.

A grande maioria de nós se contenta com muito menos do que o próprio potencial permite alcançar.

Conheço muitas pessoas que querem conquistar metas e objetivos, mas passam a maior parte do seu tempo nas redes sociais, vendo TV, ouvindo musica, reclamando de tudo e todos, questionando a justiça da vida.

Elas geralmente desperdiçam um tempo precioso, que poderia estar sendo investido em ações (causas) para gerar um futuro melhor (efeito).

  •  FALTA DE ALTA CONFIANÇA

Muitos se deixam abater facilmente. Pessoas inseguras não acreditam que poderão superar os obstáculos que surgirem. As situações diferentes da normalidade ganham uma conotação muito forte e negativa.

Pessoas inseguras fazem com que as situações sejam sempre mais difíceis e tenebrosas do que realmente são.

A maioria das pessoas tem autoconfiança limitada, pois são atormentadas pela duvida sobre as próprias habilidades e pelos medos que sentem relativo ao desconhecido.

Como o coaching de vendas resolve esses problemas

Quando uma pessoa consegue entender de forma clara que esses limites são falsos, tendo uma real consciência da realidade, permite se reprogramar, ressignificando essas crenças (pensamentos) limitadores.

Sair da zona de conforto e conquistar alta confiança são 2 problemas seríssimos na busca da alta performance, principalmente pelo fato das pessoas não estarem presentes para estes comportamentos.

Eles não percebem sozinhas que estão nessa situação. Geralmente o que elas já se perceberam é o que os resultados estão abaixo do que poderiam ser, por causa das cobranças dos líderes, das famílias ou do faturamento menor do que elas gostariam.

Portanto, ao participarem do Coaching de Vendas, as pessoas são levadas a refletirem sobre suas vidas, sobre as possibilidades que estão disponíveis ao redor delas, como as aproveitam hoje e com seria se as aproveitassem em toda a sua plenitude.

Nesse momento, parece que as fichas caem e as pessoas entendem que não estão vivendo em suas intensidades máximas.

É incrível observar as pessoas sendo impactadas pelas ferramentas utilizadas no coaching de vendas.

A geração de consciência será um grande passo para a alavancagem de performance, abordando questões muito importantes como:

Estado atual – Quem sou, como penso, como reajo, o que acredito, o que tenho, que recursos utilizo e o que sou, entre outras análises.

Estado desejado – Quem quero ser, como quero pensar, no que quero acreditar, o que quero conquistar, o que quero me tornar, quais são as minhas metas e aonde quero chegar.

Quais seus pontos fortes – Ao desenvolver e basear suas estratégias em seus pontos fortes, uma pessoa passará a utilizar com maestria o que tem de melhor. Desta forma, terá muito mais excelência e reconhecimento na execução de tarefas.

Quais os obstáculos prováveis que poderão atrapalhar a conquista do estado desejado – Entender as forças dificultadoras viabiliza definir estratégias vencedoras rumo a superação. Identificar características limitantes dos próprios produtos ou serviços, a força da concorrência, distância do público alvo ou posicionamento conservador da tabela de preços.

Como ultrapassar ou contornar os possíveis obstáculos – Definição de estratégias para eliminar, neutralizar ou minimizar os impactos gerados pelos possíveis obstáculos.

Planos de ação do coaching de vendas

E é claro que não adianta nada ficar tendo reflexões, entendo os problemas e não fazer nada para resolver.

Em diversos momentos são aplicadas ferramentas que estimulam os participantes do Coaching de Vendas a refletirem sobre as questões abordadas e a desenvolverem um plano de ação para colocarem em prática imediatamente os novos comportamentos em suas rotinas.

Acredito do fundo do meu coração, que um treinamento só tem validade se gerar um plano de ação prático, de fácil implementação, com um passo a passo de fácil entendimento.

E essa é base do coaching de vendas.

Metodologia poderosa, que estimula comportamentos vencedores, de fácil aplicação e que pode ser implantada imediatamente no dia a dia das pessoas.

Se você quiser conhecer ainda mais sobre o Coaching de Vendas, convido você a fazer o download do e-book DOBRE SUAS VENDAS COM COACHING DE VENDAS.

Digite seu e-mail na caixa abaixo e baixe o e-book. Tenha uma visão mais expandida sobre o que é necessário para alavancar as suas vendas.

Eu gostaria muito de saber sua opinião sobre esse artigo através de seu comentário embaixo do artigo. E se quiser ajudar outras pessoas, compartilhe esse artigo sobre Coaching de Vendas nas redes sociais.

Alguém pode estar precisando ler essas palavras para tomar uma decisão e alavancar as vendas.

Descubra agora o que impede você de dobrar suas vendas em 8 semanas