Como abordar um cliente na rua

Quando você vai abordar um cliente na rua, sempre escuta: “Ah, agora não, estou com pressa, obrigado mas não quero”. Ou tem medo, se sente envergonhado, tímido, e não consegue conversar direito com ninguém? Está cansado disso e não sabe mais o que fazer para mudar essa situação? Leia esse artigo e descubra como abordar um cliente na rua, então!

Aqui vou te ensinar, com dicas simples e práticas, como abordar um cliente na rua. E além disso, vou te ensinar também como fazer o cliente te dar atenção e te escutar de boa vontade.

Como? Com base em técnicas de vendas testadas e comprovadas por mim, meus alunos e clientes!

Você vai aprender como abordar um cliente na rua, prender a atenção dela e saber o que falar para fazer seu potencial cliente entrar na sua loja, na sua escola, no seu escritório, na sua empresa ou stand. Você vai parar de errar hoje mesmo e ter uma abordagem matadora!

Como abordar um cliente na rua

Como abordar um cliente na rua – O lugar certo

Ao abordar um cliente na rua, esteja bem posicionado. Não fique na porta do estabelecimento que você quer que seu potencial cliente entre.

Pensa comigo. Você está na porta, vê o potencial cliente chegando, e vai em direção a ele. É muito fácil assim que ele escape de você, desvie, vá para outro caminho enquanto você está falando – se conseguir falar com ele, não é mesmo?

E, nessa situação (que é a mais comum de acontecer), você vai estar o empurrando para a rua.

Então, o melhor local para você estar é no meio fio da calçada, entre o estabelecimento e a rua. Assim você poderá abordá-lo e levá-lo, enquanto fala com ele, até a porta do estabelecimento.

Beleza? Então a nossa 1ª dica sobre como abordar um cliente na rua é referente ao seu posicionamento em frente ao escritório, stand, loja…

E claro, isso também funciona para quem vai abordar o cliente diretamente para fazer a venda, sem levá-lo a algum local específico.

Como abordar um cliente na rua

Como abordar um cliente na rua – O cliente certo

Quando estiver na calçada para abordar seu cliente, olhe para os dois lados visualizando pessoas que correspondam a seu público alvo.

Não perca tempo abordando qualquer um que passe a seu lado. Já identifique mentalmente a pessoa com o perfil da empresa que você trabalha. E se não trabalha para uma empresa formal, defina antes o perfil de cliente que mais tem probabilidade de comprar com você.

Quando acabar de ler este artigo, leia outro artigo que eu fiz sobre como abordar um cliente pela primeira vez, onde falo mais sobre esse tema, porque vai te ajudar bastante a direcionar sua energia e tempo para aqueles que realmente tem potencial de compra. O link para a leitura está no final.

Por enquanto, vou fazer algumas perguntas simples para prosseguirmos sobre como abordar um cliente na rua, beleza?

Quem tem mais probabilidade de comprar com você? É o jovem que parece ter 22 anos ou a mulher que aparenta ter 40 anos? É o senhor de 60 anos ou a mãe que está vindo com 2 crianças?

E muito importante: quando for abordar um cliente na rua vá em direção a seu potencial cliente com um sorriso no rosto, de forma gentil.

Porque assim ele não se assusta, já imaginando que será abordado eticamente. E também porque ninguém resiste a um sorriso sincero. E como diz uma famosa frase: “gentileza gera gentileza”.

Como abordar um cliente na rua

Como abordar um cliente na rua – Desperte a atenção e o interesse do seu potencial cliente

Você sabe que as pessoas hoje em dia são muito ocupadas. Quem está na rua, sempre está com pressa. O tempo é curto. E você não tem muito tempo também.

Por isso as frases usadas no primeiro momento têm que ser de impacto, para seu potencial cliente pensar “opa, isso me interessa, deixe eu escutar um pouco mais”. Chame a atenção e desperte o interesse do seu potencial cliente quando for abordá-lo.

Alguns exemplos de frases que podem ser usadas para abordar o cliente são:

  • “Quer ganhar muito mais dinheiro do que ganha hoje?”
  • “Quer conhecer uma forma rápida de complementar sua renda, trabalhando só nas horas vagas?”
  • “Quer ganhar de 2 a 5 mil reais por mês?”
  • Alguém na sua família já fala inglês fluentemente?

No artigo que fiz sobre como abordar um cliente pela primeira vez (o link está no final, leia depois também, beleza?) tem muitos outros exemplos pra você aprender como abordar o cliente.

Importante: Quando abordar um cliente na rua, não é o momento de conversar com seu potencial cliente. Deixe a conversa para depois que ele decidiu parar e escutar o que você tem para oferecer.

Como abordar um cliente na rua

Como abordar um cliente na rua – para não errar nunca mais

Ao abordar um cliente na rua, 4 frases são mais que suficientes. Frases estas que vão:

  1. Chamar a atenção,
  2. Despertar o interesse,
  3. Estimular o desejo
  4. Fazer ele parar para te ouvir e conhecer sua oferta, seu produto ou serviço.

Estas frases vão criar conexão com seu potencial cliente, vai gerar um comprometimento forte com ele e, consequentemente, aumentar as chances de venda.

1a frase para abordar o cliente: É para seu potencial cliente ficar interessado.

Objetivo: Apenas desperte sua atenção e interesse, neste momento não ofereça nada.

2a frase para abordar o cliente: Para explicar rapidamente, em poucos segundos, qual empresa você trabalha, ou o que você está oferecendo.

Objetivo: Aqui você mostra autoridade e que é de verdade o que você está falando. Por isso também é importante você estar uniformizado ou com identificação.

3a frase para abordar o cliente: Para fortalecer a convicção da pessoa.

Objetivo: Explique aqui que você vai mostrar como ela vai conquistar o que ela deseja, dê exemplos.

4a frase para abordar o cliente: Para levar para dentro do estabelecimento ou do stand.

Exemplo: “Então vamos conhecer mais?”, ou então “venha comigo e descubra como ganhar dinheiro nas horas vagas”, ou “você vai investir apenas 5 minutos do seu tempo para descobrir como mudar seus resultados, venha comigo que eu vou explicar direitinho”.

Estas frases não devem permitir respostas negativas. Elas devem estimular que o seu potencial cliente visualize a transformação que ele deseja na sua vida, que ele se imagine realizando sonhos.

Isso porque, ao entender como abordar um cliente na rua, você vai perceber que precisa fazer seu potencial cliente visualizar um problema ou uma necessidade que ele precisa resolver. E seu produto ou serviço é exatamente a solução que ele precisa.

Como abordar um cliente na rua

Como abordar um cliente na rua – Vença o medo e a insegurança

Aqui é onde muita gente não consegue abordar o cliente.

Para abordar um cliente na rua, além das dicas que te dei, você não pode ter vergonha, medo de ouvir um não ou insegurança, não pode deixar a timidez te parar. Você precisa se sentir confiante, com autoestima elevada, e ciente de que você vai ouvir alguns “nãos”.

Mas, com certeza, também ouvirá muitos “sims”.

E pensando em te preparar ainda melhor para abordar um cliente na rua e ter sucesso em qualquer forma de venda, te convido para participar da nossa apresentação online, onde você vai descobrir como Como Eliminar o Medo de Vender e Aumente suas Vendas Sem Incomodar ou Chatear o Cliente:

Clique AQUI, inscreva-se e aprenda como vender sem parecer que está vendendo!

Como abordar um cliente na rua

Como abordar um cliente na rua – Links indicados

Leia aqui no blog outros artigos que complementam o que você aprendeu sobre como abordar um cliente na rua:

Apresentação Online:


Créditos das imagens utilizadas nesse artigo: Freepick e Unsplash.