Como alcançar metas? | +7 dicas rápidas de bônus

Quando falo sobre como alcançar metas, não estou falando somente sobre suas metas em vendas. Metas e objetivos podem ser aplicadas na vida profissional e na pessoal. E são através delas que você atinge determinado objetivo ou pode ir muito mais longe do que esperava.

Inclusive muitas pessoas dependem do atingimento das metas para ganhar o suficiente para pagar suas contas. Ou para comprar o que desejam, fazer as viagens que sonham, disponibilizar uma vida melhor para sua família ou se especializarem mais ainda em seu trabalho.

Alcançar metas determinam sua renda no fim do mês, mesmo se você não é remunerado por metas, afinal você mesmo pode criar suas metas e objetivos. Então, esse é um tema muito importante e vou te ajudar aqui.

Como alcançar metas e objetivos? O que você precisa fazer, como agir, que atitudes tomar e assim conquistar seus objetivos?

Como alcançar metas

Como alcançar metas – Importância

Para explicar para você a importância de metas e objetivos em nossas vidas, vou utilizar um trecho do livro “Poder sem limites”, de Anthony Robbins, grande escritor americano, palestrante motivacional e coach.

Em 1953, foi feito uma pesquisa com estudantes de uma universidade americana a respeito de metas. Perguntou-se quantos tinham metas claras claramente definidas, e o resultado foi o seguinte: 87% não sabiam o que fariam após terminar a faculdade. 10% tinham uma ideia do que queriam fazer, como montar o próprio negócio, trabalhar em uma grande corporação, voltar para a cidade em que nasceram, trabalhar com o pai, prestar um concurso, etc., e apenas 3% tinham metas claras e definidas por escrito.

Passados 20 anos, os pesquisadores procuraram os entrevistados para saber como estavam as suas vidas. E constataram que a soma da renda daqueles 3% que definiram suas metas era maior que a soma da renda dos 97% restantes.

Coincidências? Pode apostar que não! Os estudantes que haviam escrito suas metas sabiam muito bem para onde estavam indo. As pessoas não planejam fracassar, mas fracassam por falta de planejamento!”.

Estabelecer e alcançar metas é essencial para atingir o sucesso em sua vida. É dessa forma que você define seu futuro. Aqui no blog temos vários artigos sobre metas, eu vou deixar alguns deles no final desse arigo para continuar lendo sobre esse assunto, ok?

Por agora, vamos seguir aqui sobre como alcançar metas:

Como alcançar metas

Como alcançar metas – Dica 1: Pontos de checagem

É preciso avaliar a evolução da meta. Não somente depois que o tempo de alcançar a meta acaba. Se você tem uma meta mensal, não deixe para saber se você bateu ela ou não no final do mês.

Você deve avaliar durante todo o período da meta. Para isso, faça pontos de checagem regulares.

Faça pontos de checagem diários, semanais e quinzenais. A meta mensal é como se fosse sua meta a longo prazo, e com os pontos de checagem você tem metas de curto e médio prazo também.

Faça pontos de checagem semanais, quinzenais e mensais. E vale o mesmo da regra anterior: sua meta trimestral é de longo prazo, mas você tem também as metas de curto e médio.

Criando metas de curto, médio e longo prazos, você consegue avaliar seus resultados constantemente. E se não estiver indo bem, basta mudar a forma que você está agindo porque não está dando certo.

Dessa forma, sempre que for necessário, você consegue mudar suas estratégias e suas ações.

Vai saber também o quanto falta para alcançar as metas, e se precisa se dedicar um pouco mais do que o normal para alcançar todas, sejam profissionais ou pessoais. Esse é o planejamento.

O planejamento é algo extremamente importante quando falamos sobre como alcançar metas. Por isso os pontos de checagem de curto, médio e longo prazo são importantes.

E por isso também, caso o cenário atual mude, você deve entender onde você estava e definir onde quer chegar. E assim traçar planos de ação com todos os passos necessários para saber como chegar até lá e alcançar suas metas.

Como alcançar metas

Como alcançar metas – Dica 2: Defina metas maiores que as estabelecidas

Estabeleça para si mesmo metas maiores do que foram estipuladas inicialmente. Dessa forma, você vai se dedicar mais para alcançar um objetivo particular. E caso não dê certo, pelo menos a meta inicial você já bateu.

Além disso, para te estimular ainda mais a alcançar metas, defina um prêmio que você vai se dar, algo que seja muito valioso para você, que você queira muito.

Mas vai ganhar somente se você atingir a meta que você determinou a si mesmo. Isso vai te ajudar e muito a ter motivação diária para alcançar as metas.

Como alcançar metas

Como alcançar metas – Dica 3: Desafie-se!

Desafie-se. Estabeleça metas cada vez maiores. Sejam metas pessoais ou profissionais. E se você é responsável por uma equipe de vendas, ou pela definição das metas de uma empresa, desafie os vendedores também a querer vender cada vez mais.

Claro que essa definição de metas maiores deve ser de acordo com o potencial de venda que pode acontecer. Só não aceite todo mês as mesmas metas dadas inicialmente. De outra forma, os resultados serão sempre os mesmos e não haverá crescimento, mas só estagnação.

Como alcançar metas

Como alcançar metas – Dica 4: Esteja preparado para as mudanças

Mudanças também podem acontecer no caminho. Ou melhor, mudanças vão acontecer no caminho.

Por exemplo, agora seu produto ou serviço tem concorrentes bem mais agressivos, a empresa contratou mais vendedores, as metas aumentaram expressivamente.

Por isso, para alcançar as metas, você precisa entender a nova realidade e se adequar a ela. Deve estudar para ser melhor como vendedor e para entender mais ainda a mente do seu público-alvo.

Assim, você vai superar as possíveis barreiras que possam surgir. Se ocorreu mudanças, mude também suas estratégias e suas ações para ter resultados diferentes.

Como alcançar metas

Como alcançar metas – Dica 5: Não desanime!

Outro ponto importante sobre como alcançar metas: Se por acaso em algum mês você não conseguir alcançar a meta, não desanime!

Analise suas ações durante todo o mês, identifique e corrija o que aconteceu de errado. Ou corrija aquilo que sabe que te prejudicou para alcançar sua meta.

E no mês seguinte, trabalhe mais, chegue mais cedo e saia mais tarde, aborde mais clientes, estude técnicas de vendas. Faça o que for necessário. Planeje e replaneje sempre que for preciso.

Mas não se esqueça: seja sempre ético, tanto em relação ao cliente quanto a seus colegas de trabalho e as pessoas que convivem com você. Não passe por cima de ninguém, respeite a todos, e dê o seu melhor, mantendo-se sempre ético e íntegro.

Como alcançar metas
Tradução livre: Faça o impossível, possível.

Como alcançar metas – Dica 6: Perca o medo e a insegurança

Para alcançar as metas você precisa abordar seus clientes e aumentar suas venda, não é mesmo? Mas você sente medo ou insegurança da hora da venda, não sabe como agir quando ouve um não, não sabe o que falar? Sente que esse medo, essa insegurança está te bloqueando?

Como alcançar metas

Como alcançar metas – Mais 7 dicas rápidas de bônus para você ;)

  1. Alcançar metas não é questão de sorte.
  2. Você precisa conhecer muito bem seu produto ou serviço…
  3. … E, principalmente, conhecer seu cliente.
  4. Você deve estar motivado em seu trabalho, deve acordar feliz em ir trabalhar, deve gostar do que você faz, e não ficar reclamando ou se sentindo insatisfeito.
  5. Não seja acomodado, aceitando sempre os mesmos resultados.
  6. Saia da sua zona de conforto e busque ir cada mês além do que você foi no anterior.
  7. Supere-se a cada dia, e tenha determinação e foco para chegar onde deseja.

Então, vamos lá! Quais são suas metas, tanto pessoais e profissionais? Quais ações e estratégias você precisa seguir para batê-las?

Já te dei várias aqui. Agora é só planejar e começar a colocar em prática! Tenho certeza que a partir de agora você sempre será o número um da sua empresa, conseguindo alcançar suas metas profissionais e pessoais.

Qual das dicas você mais gostou nesse artigo sobre como alcançar metas? Comente aqui embaixo!

Como alcançar metas

Como alcançar metas – Links indicados

Artigos aqui no blog Sergio Ricardo Rocha que complementam o que você aprendeu nesse artigo sobre Como alcançar metas:

Vídeo no nosso Canal do Youtube sobre o tema:


Créditos das imagens utilizadas nesse artigo: Freepick, Unsplash, Canvas.

  • Raul Candeloro

    Oi Sergio, tudo bem? Excelente artigo (como sempre) – parabéns!

    Só um comentário rápido: o estudo sobre metas escritas (Harvard) é uma lenda urbana… eu também falava sobre isso mas parei de citar o estudo depois que descobri que era falso.

    Mais sobre isso aqui: https://rapidbi.com/harvard-yale-written-goals-study-fact-or-fiction/

    Se você fizer uma busca por “Harvard Study Written Goals Urban Legend” vai encontrar vários sites apontando o fato. Uma pena… pois eu realmente acredito que metas escritas ajudam!

    De qualquer forma, achei que seria interessante citar o fato, já que sei que você também é um estudioso da área. O intuito aqui é ajudar.

    Abraco, obrigado e parabéns por todo o trabalho que tem feito!

    Raul Candeloro
    VendaMais

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Raul, que legal ter você aqui. Seja sempre bem vindo!!!
      Caramba, que história falsa é essa, hein? Muuuitas pessoas falam dela. Já li em muitos lugares, em diferentes fontes.
      Valeu, vou editar o artigo e corrigir.
      Muito obrigado pela orientação. Colabore sempre, sua visão e opinião são muito importantes pra mim e para minha audiência.
      Você sabe que também admiro e acompanho muito você.
      Grande abraço.

      • Raul Candeloro

        Pois é… quando eu descobri também fiquei surpreso… inclusive tive que regravar algumas aulas que tinha! :-)

        De qualquer forma, obrigado pelo retorno e parabéns pelo que tem feito pelas Vendas no BR!

        Raul

  • Rickson Tavares

    Sérgio, admiro seu trabalho, o material foi bem apresentado e abriu conhecimentos antigos e gerou novos insigts. Também trabalho como consultor e coach, formei na Abracoaching. Você é entusiiasmado e motivante. Parabéns pelo seu desempenho e trabalho. Acredito que isso o fará sempre galgar novos horizontes. Que o Senhor o abençoe grandemente. Tenho um presente para lhe dar como estudioso. Posso enviar via email. Sucesso amigo.

    • Sergio Ricardo Rocha

      Olá Rickson, muito obrigado pelo seu comentário e feedback. Legal, também sou formado pela Abracoaching! Meu e-mail é: relacionamento@sergioricardorocha.com.br.
      Grande abs e muitas vendas!