Como atrair clientes? 30 Dicas Imperdíveis!

Como atrair clientes: Os clientes mudaram. Hoje, resistem em abrir a carteira e descartam o que consideram supérfluo. Mexa-se (ou corra o risco de perdê-los)!

Não dá para ignorar: os consumidores não são mais os mesmos. Perderam aquela ânsia de comprar dos tempos de bonança. E, quando entram em uma loja, abrem a carteira com parcimônia.

De acordo com a pesquisa ‘A crise no mundo’, realizada pelo Ibope em parceria com a rede World Wide Independent Network of Market Research, 52% da população de 25 países estudados, entre eles o Brasil, já diminuíram suas despesas com vestuário, calçados e acessórios, 48% deixaram de comprar móveis e eletrodomésticos e o mesmo percentual tem ido menos ao cinema, shows e restaurantes.

‘Há no ar uma desafeição pelo consumo’, diz Dario Caldas, diretor do Instituto Observatório de Sinais, especializado em tendências de consumo e comportamento.

‘As pessoas passaram a repensar o estilo de vida consumista como um todo e a adotar novos limites para definir o que é essencial e o que é supérfluo.’

Como atrair clientes
Como atrair clientes – 30 Dicas Imperdíveis!

Para se adaptar ao novo comportamento do consumidor, não basta seguir a tradicional cartilha do varejo. É preciso fazer mais e melhor.

Transformar a venda em uma experiência de compra. Comunicar-se de forma objetiva e personalizada com o público-alvo. Lançar mão da tecnologia. Sem, é claro, descuidar do atendimento primoroso.

Veja a seguir 30 dicas para esquentar o varejo, elaboradas com a ajuda de consultores especializados e empresas que vêm adotando estratégias bem-sucedidas para fisgar os clientes.

#1 Dica – Como atrair clientes: CHAMARIZ

‘Promova ações de relacionamento, de entretenimento, faça eventos temáticos, chame o cliente para dentro da loja’, recomenda Marcelo Heidrich Neto, da Ponto de Criação, agência de comunicação de marca.

Foi com a implantação do Espaço do Chef, uma área voltada aos chefs de cozinha e futuros profissionais, que a Doural, loja de utilidades domésticas, de São Paulo, virou referência entre os apreciadores da gastronomia. ‘O espaço, inaugurado em dezembro, ampliou nossas vendas em 25%’, afirma o sócio Fernando Abdalla.

#2 Dica – Como atrair clientes: ABAIXO A OSTENTAÇÃO

O uso de materiais sustentáveis e de custo relativamente baixo é muito bem-vindo neste momento.

Para Chan Wook Min, presidente do instituto de pesquisas Popai Brasil, é essencial deixar de lado o supérfluo e, principalmente, o excesso de luxo. ‘Saem de cena o exagero de iluminação, metais e acrílico dos displays, e entram materiais recicláveis e menos exuberantes’, afirma.

O ideal é que a mudança de conceito seja pensada para fortalecer o posicionamento da marca – e que venha com toques de inovação e tecnologia.

como atrair clientes

#3 Dica – Como atrair clientes: O HUMOR SEMPRE VENCE

Uma proposta de marketing bem-humorada, no mínimo, chama a atenção.

Ainda mais quando o mundo vive um momento de grande instabilidade. ‘Nada mais atual do que levantar o astral do consumidor’, diz Brian Dyches, diretor internacional do Retail Design Institute, com sede nos Estados Unidos.

O caminho é apostar nas cores e em um eficiente projeto gráfico que pode ser traduzido, por exemplo, em cartazes ou adesivos aplicados nas paredes e no piso da loja. ‘Além de refrescar o espaço, a estratégia custa um décimo do preço de uma reforma completa e pode ser realizada em pouco tempo’, afirma Dyches.

Ele observa que os tons de amarelo, laranja e vermelho estão em alta, porque são alegres e ligados à prosperidade.

#4 Dica – Como atrair clientes: PODE PEGAR

Se o cliente está reticente, que tal eliminar as barreiras de acesso à loja? Diga ‘não’ aos vendedores com ar de superioridade, aos balcões e, se for o caso, até à porta de entrada.

‘Quanto mais o produto puder ser tocado, maior será a chance de venda’, afirma Eugênio Foganholo, da Mixxer, consultoria de varejo e bens de consumo.

Um exemplo clássico, e inspirador nos dias de hoje, é a mesa de experimentação instalada nas lojas da rede O Boticário, que permite ao cliente usar qualquer produto sem ser incomodado. ‘Mais do que nunca, é hora de colocarmos o aviso: pode pegar, no lugar do tradicional não toque’, aconselha Foganholo.

#5 Dica – Como atrair clientes: MANEQUINS DINÂMICOS

Sem movimento e atitude, uma vitrine perde toda a graça. ‘Para fazer diferente, porém, não basta trocar a roupa do manequim. Este precisa transmitir um estilo’, afirma Manuel Alves Lima, sócio da Falzoni & Alves Lima.

Vale usar adesivos que simulem expressões e adotar peças articuladas, que possam ganhar novas poses. ‘Sem criatividade não há como chamar a atenção do consumidor’, avalia Lima.

#6 Dica – Como atrair clientes: COMUNICAÇÃO DIRETA

A loja deve usar a linguagem e os ícones de identificação dos produtos e setores de acordo com o perfil dos clientes que atende.

‘É preciso adotar signos que eles reconheçam como reais. Não basta ser apenas bonito, deve ser eficiente’, diz Beth Furtado, sócia da Alia Consultoria de Marketing. ‘Uma boa saída é optar pelos mesmos ícones adotados no computador, reconhecidos por todos os consumidores.’

Como atrair clientes

#7 Dica – Como atrair clientes: LUGAR INCOMUM

Uma forma de realçar o caráter de novidade de uma loja é mudar a posição dos produtos mais de uma vez na semana.

Dá para surpreender com atitudes triviais, como inverter a mesa de apresentação da linha masculina com a feminina e substituir a tradicional oferta por grade de tamanho pela proposta de agrupamento por cores.

Reposicionar as araras e até mesmo os manequins, caso eles marquem presença além da vitrine, também é uma conduta interessante, diz Manuel Alves Lima, da Falzoni & Alves Lima.

#8 Dica – Como atrair clientes: VISUAL LIMPO

‘Lojas lotadas de cartazes não funcionam mais’, afirma Katia Bello, da consultoria Opus Design.

O segredo é destacar apenas a informação relevante, a fim de chamar a atenção do consumidor. ‘Vale a pena comunicar tudo o que servir para incentivar o aumento do tíquete médio e não apenas o preço’, diz Katia.

Pode-se destacar, por exemplo, a oferta de kits promocionais (como ‘leve três e pague dois’) e descontos especiais para portadores de cartão fidelidade.

#9 Dica – Como atrair clientes: EXPOSIÇÃO EFICAZ

‘As gôndolas e prateleiras não podem mais parecer simples expositores de produtos, devem se transformar em um espaço de experiência visual’, afirma Marcelo Heidrich Neto, da agência Ponto de Criação.

A ideia é criar ondas de movimento, por meio da combinação de embalagens maiores e menores, da aposta no degradê de cores e do jogo das formas, por exemplo.

#10 Dica – Como atrair clientes: PROMOÇÃO INTELIGENTE

Na ponta de estoque da grife de calçados infantis Oza Boza, as ofertas mudam de perfil a cada semana.

‘Praticamos preço único, ora para uma linha de modelos, ora para uma determinada cor, ou ainda damos descontos para calçados fora da estação’, diz Alaine Barbosa, sócia da empresa. ‘Se o cliente frequentar a loja semanalmente, encontrará uma oferta diferente em cada visita.

Movimentar a ponta de estoque foi uma das formas que Alaine encontrou para atrair o consumidor em tempos bicudos.

‘Para garantir o resultado esperado, a promoção deve ter hora para começar e acabar’, recomenda Eugênio Foganholo, da Mixxer Consultoria. ‘Caso contrário, compromete a rentabilidade e não causa impacto.’


RESUMO: COMO ATRAIR CLIENTES

O que eu acho mais legal dessas 10 dicas (as outras 20 você vai encontrar em artigos diferentes, listados abaixo) é que não precisam de um alto investimento.

Muitas dessas dicas focam em continuar atraindo os clientes para sua loja ou empresa, promovendo experiências diferentes, colocando a sua loja em um ponto de destaque em comparação a sua concorrência.

Você não tem loja? Sem problemas, quais das dicas de como atrair clientes você pode adaptar para seu negócio? E você também pode compartilhar esse artigo para aquele seu amigo dono de loja, também.

Eu espero que você termine de ler esse artigo com novas ideais e planos de ação de como atrair clientes, então já decida agora: O que você pode fazer amanhã de diferente baseado nesse artigo?

Como atrair clientes

10 DICAS – COMO ATRAIR CLIENTES:

#1 Dica – Como atrair clientes: Chamariz
#2 Dica – Como atrair clientes: Abaixo a ostentação
#3 Dica – Como atrair clientes: Humor sempre vence
#4 Dica – Como atrair clientes: Pode pegar
#5 Dica – Como atrair clientes: Manequins dinâmicos
#6 Dica – Como atrair clientes: Comunicação direto
#7 Dica – Como atrair clientes: Lugar incomum
#8 Dica – Como atrair clientes: Visual limpo
#9 Dica – Como atrair clientes: Exposição eficaz
#10 Dica – Como atrair clientes: Promoção inteligente

Conheça os outros 2 artigos que fazem parte das 30 dicas de como atrair clientes. Clique nos links abaixo:

Artigo sobre como atrair clientes escrito por Katia Simões:

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81832-17203,00-DICAS+PARA+ATRAIR+O+CONSUMIDOR+EM+TEMPOS+DE+CRISE.html


E quer muito mais dicas e técnicas para vender mais? Quer aprender a eliminar o medo e a insegurança de vender?

Eu preparei uma apresentação online, na qual ajudo as pessoas a eliminarem o medo e a insegurança de vender e a aumentarem suas vendas sem incomodar ou chatear o cliente, com 5 estratégias para alavancagem de vendas.

As pessoas passam a vender mais, sem parecer que estão vendendo! Eu convido você para se inscrever e assistir.

Clique AQUI, inscreva-se e participe!

  • Pamela

    Boa noite.
    Quero parabenizá-lo pelas dicas. São de extrema importância.
    E fiquei orgulhosa da parte que você fala do O Boticário que é a empresa maravilhosa em que eu trabalho.

    Att.

  • graziela regina pereira

    Bom dia sou Graziela estou me preparando para abrir uma loja de produtos de beleza.
    estou bastante anciosa mas sinto que preciso ler mais sobre o assunto.
    Gosto muito de desenvolver ideias para atrair cliente .

    Preciso saber se isto é suficiente para ser uma empresaria de sucesso?

    Grata
    Graziella Sertãozinho SP.

    • Oi Graziela,
      siga as dicas aqui do artigo e baixa nosso ebook Multiplque Vendas e Clientes com Coaching de Vendas, pois vai lhe ajudar.
      Grande abraço,
      Sergio Ricardo Rocha

  • maria

    Boa tarde! Abri junto com meu marido uma loja de cosmeticos há 1 mes e meio, mas ando tao cansada q nao consigo ter ideias para atrair clientes. Gostei muito de suas dicas. Estou com medo de nao conseguir ir adiante. Obrigada

    • Oi Maria,
      que bom que gostou das dicas.
      A jornada de um empreendedor realmente requer muita dedicação, mas existem caminhos e estratégias que facilitam. Cadastre seu email no link http://sergioricardorocha.com.br/acesso/ e receberá muitas dicas através de videos e artigos.
      Tenha calma, quando o sufoco inicial passar, valerá a pena.
      Abs.

  • ELIANE

    ola 1mes abrimos uma padaria ..gostei das suas dicas mais n tenho muita experiencia no ramo. estamos amando trabalhar com pães ..muito cansativo ..mais nao sabemos como
    atrair atencão dos cliente…
    se puder me dar umas dicas
    grata ELIANE E VALDINEI..

    • Oi Eliane,
      Já se cadastrou para receber nosso ebook “5 Obstáculos que Impedem a Conquista de Metas”?
      Vai gostar e também receberá nossos emails e vídeos com dicas e sacadas de vendas.
      Cadastre seu email lá no topo do site.
      Muito Sucesso na padaria.
      Abs, Sergio Ricardo Rocha