Como ser um bom vendedor – 5 Passos

Como ser um bom vendedor? Acredita que essa é uma das perguntas que mais recebo?

E eu fico muito feliz quando vejo que as pessoas que me fazem essa pergunta geralmente não são vendedores. São profissionais de várias áreas que querem descobrir como ser um bom vendedor para comercializarem seus produtos e seus serviços.

Na verdade acredito que todos devem aprender como vender. Todas as pessoas vendem alguma coisa em algum momento, seja um produto, um serviço, uma ideia, uma vontade, um pensamento.

Durante muito tempo saber vender era tipo como uma habilidade sem elegância, para pessoas desqualificadas. Já recebi muitos pedidos assim”

“- Sergio, arruma um emprego para o meu filho. Pode ser de qualquer coisa. Até de vendedor, se não tiver nada melhor!” Noooooossa, como me doía ouvir isso.

Quando uma pessoa faz uma venda, ela ajuda seu cliente a resolver uma necessidade, um problema. E quem vende muito conquista bom padrão de vida, conforto, segurança e eleva a autoestima.

Vou te contar agora os 5 passos iniciais sobre como ser um bom vendedor.

Como ser um bom vendedor – Passo 1

Defina o seu público alvo.

Avalie os seus clientes atuais e busque entender algum perfil que seja padrão entre os seus clientes. Avalie perfil etário, atividade profissional, gênero, estado civil, região onde mora. Analise também comportamentos.

Dessa forma, você começará a entender quem tem interesse em comprar seus produtos e serviços e poderá começara  estudar esse perfil para estar cada vez mais preparado para atendê-lo.

Como ser um bom vendedor – Passo 2

Entenda como ele pensa.

Assim que você define o perfil do público que você atende ou que você quer atender, comece a estudar para saber quais são os motivadores e os inibidores para que ele compre.

Identifique quais são os fatores que realmente geram a intenção de compra.

Como ser um bom vendedor

Como ser um bom vendedor – Passo 3

Descubra os maiores medos do seu cliente, em relação a um produto ou serviço como o seu.

Existem 2 grandes emoções que fazem uma pessoa tomar uma decisão: o medo e o desejo. E o medo tem muito mais força para gerar uma ação que o desejo.

Portanto descubra qual o maior medo do seu publico alvo e avalie como posicionar sua comunicação de uma forma que ele veja seu produto ou serviço como uma solução.

Como ser um bom vendedor – Passo 4

Identifique os maiores desejos do seu cliente, em relação a um produto ou serviço como o seu.

Muitos vendedores tentam convencer os clientes a concordarem e aceitarem o ponto de vista deles, e geralmente ficam decepcionados quando não conseguem.

As pessoas não compram pelo ponto de vista de outras pessoas.

Para vender muito e deixar seus clientes satisfeitos, busque identificar o que eles avaliam como desejável. Pesquise, pergunte o que eles buscam, o que desejam, o que querem, porque querem. Dessa forma, você entenderá as razões reais que farão seu cliente tomar a decisão de compra.

Como ser um bom vendedor – Passo 5

Ajuste sua comunicação para eliminar os medos e atender aos desejos do seu cliente.

Agora que você já sabe quem é o perfil de clientes que tem mais chances de compra, pesquisou como ele pensa, quais os seus maiores medos e desejos, prepare uma apresentação matadora de objeções.

Sua comunicação deverá ser adequada a forma de pensar do seu cliente, abordando exatamente o que ele busca.

Entenda que todos ganharão com esse método. Seu cliente entenderá que você realmente poderá ajudá-lo, pois sua comunicação estará completamente alinhada a forma dele de pensar e você também ganhará com o sucesso do atendimento e com a venda realizada.

Resumindo…

Segue aqui um pequeno resumo sobre os 5 Passos:

  • Como ser um bom vendedor – Passo 1: Defina o seu público alvo.
  • Como ser um bom vendedor – Passo 2: Entenda como ele pensa.
  • Como ser um bom vendedor – Passo 3: Descubra os maiores medos do seu cliente, em relação a um produto ou serviço como o seu.
  • Como ser um bom vendedor – Passo 4: Identifique os maiores desejos do seu cliente, em relação a um produto ou serviço como o seu.
  • Como ser um bom vendedor – Passo 5: Ajuste sua comunicação para eliminar os medos e atender aos desejos do seu cliente.

Dica extra sobre como ser um bom vendedor:

Eu preparei um vídeo bem legal, onde eu explico esse tema com mais detalhes.

Clique no meio da imagem abaixo e assista ao vídeo completo Como ser um bom vendedor:

Como ser um bom vendedor
Como ser um bom vendedor