Como ser um vendedor de sucesso

Quantas vezes você pensou em desistir de ser um profissional de vendas porque achou que não tem o dom de vender, e pensa que aqueles que trabalham com vendas já nasceram sabendo? Quantas vezes você vai abordar um cliente com medo ou insegurança de incomodá-lo, chateá-lo, parecer que está forçando a venda? Mas fica, tranquilo: É possível aprender como ser um vendedor de sucesso.

Essas perguntas podem até terem passado pela sua cabeça, mas saiba que pensar que “venda é um dom” não é verdade.

Venda é determinação!

Você sente insegurança porque não tem controle sobre o que vai acontecer durante a venda. E pensar que pode incomodar ou chatear um cliente somente acontece com quem está despreparado.

Você pode sim mudar essa situação aprendendo como ser um vendedor de sucesso.

E é isso que vou te ensinar nesse artigo. Vou compartilhar com você um pouco do que já aprendi nesses anos que me dedico a estudar sobre vendas e testar novas técnicas de vendas. Vou te ajudar contando alguns segredos de como ser um vendedor de sucesso. E você, colocando os ensinamentos em prática, também vai alcançar o sucesso tão desejado!

Como ser um vendedor de sucesso

Como ser um vendedor de sucesso – o foco é sempre o cliente!

Um dos principais segredos de um profissional de vendas de sucesso é saber que o foco sempre é o cliente. O objetivo é sempre ajudar o cliente.

O foco não é seu produto, nem seu serviço. Também não é em sua concorrência. É seu cliente.

Falando de uma forma bem simples: saber vender é ajudar as pessoas a resolverem seus problemas e necessidades e a conquistarem seus sonhos e desejos, através de seu produto ou serviço.

Num processo de venda, você não tem que tentar vender. Você vai estabelecer um relacionamento para ajudar outra pessoa a mudar a vida dela.

E quando a pessoa se sente ajudada, ela vai querer comprar o que você está vendendo. Ela vai visualizar a transformação que seu produto ou serviço vai causar na vida dela. E assim a venda acontece naturalmente.

Dessa forma, sabendo que o foco é sempre o cliente, um dos segredos de um profissional de vendas de sucesso é: fazer a si mesmo as 5 perguntas abaixo e respondê-las, antes mesmo de iniciar qualquer processo de venda.

Pergunta 1 sobre como ser um vendedor de sucesso:

Quem é o seu público-alvo? Por que ele compra? Qual o perfil de cliente mais lucrativo para você vender seu produto ou serviço?

Pergunta 2 sobre como ser um vendedor de sucesso:

Como o seu público-alvo pensa? O que ele percebe como valor?

Pergunta 3 sobre como ser um vendedor de sucesso:

Qual o maior medo do seu cliente, qual sua maior preocupação? O que tira ou tiraria seu sono a noite?

Pergunta 4 sobre como ser um vendedor de sucesso:

O que seu cliente quer? O que ele deseja? Quais os seus sonhos?

Pergunta 5 sobre como ser um vendedor de sucesso:

O que você deve falar para que sua comunicação seja clara de modo a demonstrar para seu cliente que seu produto ou serviço irá eliminar suas preocupações e medos e vai ajudar a conquistar seus sonhos e desejos?

Respondendo estas perguntas, você vai entender o que o seu cliente quer, vai entender a mente dele. E consequentemente você vai falar o que ele precisa ouvir para tomar a decisão de compra. E ele vai perceber que está sendo ajudado pelo seu produto ou serviço.

No final desse artigo, vou deixar alguns artigos aqui no blog que podem te ajudar com essas perguntas, beleza? Mas, por agora, vamos seguir aqui sobre como ser um vendedor de sucesso:

Fazendo isso, você vai vender pela emoção, e não pela razão, mostrando que ele vai receber muito mais valor em relação ao preço que ele está pagando.

E como já foi provado pela neurociência, a decisão de compra é feita pela emoção, não pela razão.

Como ser um vendedor de sucesso

Como ser um vendedor de sucesso – Estude muito e esteja em aprendizado contínuo

Eu quero que você alcance o sucesso na profissão que você escolheu para sua vida. Mas é claro que não existe uma frase mágica que vai te transformar num profissional de vendas de sucesso do dia pra noite.

Muitas pessoas querem que uma mágica aconteça e de repente, elas comecem a vender muito. Uma frase poderosa, que vai funcionar para todo e qualquer cliente, independente de qualquer outra coisa.

Esquecem que para isso é preciso muito estudo, e que o seu dia a dia possibilite um aprendizado contínuo.

A única má notícia que tenho pra te dar é essa: a frase mágica não existe.

Da mesma forma que um médico cirurgião preciso de estudo e dedicação para fazer uma cirurgia, ou como um arquiteto para fazer um projeto… Vendas também precisa de estudo e dedicação.

O sucesso é o resultado da somatória de pequenas ações muito bem feitas. Depende do seu esforço e da sua determinação. Para isso, todo dia você precisa dedicar um tempo para aprender coisas novas. Como você está fazendo agora, por exemplo.

O próximo passo é colocar em prática o que você está aprendendo.

E quando falamos sobre vendas, esse é um grande segredo. Estude e coloque em prática, porque saber vender não é dom que nasce com a pessoa. Saber vender é técnica que se aprende. É determinação e perseverança. E por isso que você pode aprender a ser um profissional de sucesso.

Como ser um vendedor de sucesso

Como ser um vendedor de sucesso – Dois inimigos para o seu sucesso

Entre os segredos de como ser um vendedor de sucesso está em saber que o foco é sempre o cliente, e que você deve estudar sempre. E a sua determinação é fundamental para não cair nas armadilhas dos dois principais inimigos que te impedem de alcançar o sucesso:

1º Inimigo sobre como ser um vendedor de sucesso: Zona de Conforto

“Zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado.”
Fonte: www.significados.com.br/zona-de-conforto/

Ela faz com que vivamos sempre do mesmo jeito porque achamos confortáveis e sem risco do jeito que está, não buscando novas oportunidades.

Isso envolve a mediocridade, que é quando aceitamos viver uma vida abaixo das oportunidades que a vida nos oferece. Ou seja, aceitamos uma vida mediana quando na verdade a vida nos dá a chance de ser muito maiores que isso.

2º Inimigo sobre como ser um vendedor de sucesso: Desistir rápido

Você deve sair da sua zona de conforto, buscar novas oportunidades. Não vou dizer que é fácil, porque não é. Mas se você continuar sempre agindo da mesma maneira, sempre terá os mesmos resultados. Se quer resultados diferentes, mude a forma que você age.

Não importa o que somos hoje. Importa o que estamos nos tornando. O que você faz hoje vai refletir no seu futuro. Então, comece agora a construir uma versão melhor de você mesmo. Dedique um tempo para você todos os dias, estude e coloque em prática. Esteja em aprendizado contínuo.

Como ser um vendedor de sucesso

Como ser um vendedor de sucesso – Resumo

Os passos sobre como ser um profissional de vendas de sucesso escritos aqui no artigo podem ser resumidos da seguinte maneira:

  • Determinação e perseverança. Venda não é só talento, nem dom. Você precisa ter determinação, estudar muito, estar constantemente em aprendizado com quem já tem muita experiência e resultado em sua área.
  • Sonhar grande. Não aceite a zona de conforto. Queira cada vez mais, e mais resultados.
  • Ser organizado. E assim ter mais produtividade.
  • Ter empatia. Empatia é a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa. E sabendo se colocar no lugar de outra pessoa, você vai entender mais facilmente a mente do seu cliente.
  • Saber se comunicar. Novamente, isso não é dom ou talento. É uma habilidade a ser aprendida e desenvolvida.
  • Ter visão do negócio: conhecer muito bem seu produto ou serviço, inclusive as possíveis objeções a ele, o seu nicho de atuação, o mercado e principalmente seu cliente.
  • Entender a mente do seu público-alvo.
  • Ter vontade muito grande de vencer.
  • Ser resiliente. Resiliência é a capacidade de se superar, se adaptar, não deixar se abater.
  • Aprender a técnica de vendas certa que funcione para seu produto ou serviço.
  • O foco é sempre seu cliente: ouça mais e fale menos.

Estes são passos simples. Mas de grande valia. Comece a colocar em prática hoje mesmo que você vai ver a diferença que vai causar na sua vida.

Comece agora a construir o seu amanhã. E lembre-se que mesmo uma grande viagem começa com o primeiro passo. Então, vamos começar a caminhada rumo ao sucesso!

Como ser um vendedor de sucesso – Mas… E se der tudo errado?

E eu sei que tem muita gente que, mesmo com um passo a passo em mãos, fica insegura se vai dar errado, se vai parecer que está chateando ou incomodando o seu cliente…

…E isso é normal. Existem técnicas para superar e vencer essa insegurança.

Se isso acontece com você, sugiro que participe da apresentação online onde eu falo sobre como eliminar o medo (e insegurança) de vender e aumentar suas vendas.

Para participar gratuitamente é só clicar AQUI. Clique, inscreva-se, e dê mais um passo rumo ao sucesso!

Como ser um vendedor de sucesso

Como ser um vendedor de sucesso – Links indicados

Artigos aqui no blog Sergio Ricardo Rocha para complementar o que você aprendeu nesse artigo sobre como ser um vendedor de sucesso:

Apresentação Online:


Créditos das imagens utilizadas nesse artigo: Freepick, Unsplash.