Como vender no YouTube | Estratégias para começar

Você quer aumentar suas vendas utilizando o YouTube, mas não sabe por onde começar? Leia o artigo e descubra como vender no YouTube!

“Nossa missão é dar a todos uma voz e revelar o mundo”. Sabe de quem é essa frase? Isso mesmo, do YouTube. Essa é a missão dessa plataforma de vídeo. E buscam isso através da promoção da liberdade de expressão, de oportunidades, de informação e de participação. E é claro que você pode aproveitar isso para te ajudar no assunto sobre como vender no Youtube.

Isso significa que você também pode ter seu canal no YouTube para conquistar reconhecimento, atrair clientes e claro, para te ajudar a vender. Você precisa conhecer e aplicar as estratégias para vender no YouTube, cujo objetivo é possibilitar a publicação e o compartilhamento de vídeos e incentivar a interatividade com o público.

Mas, eu tenho que te avisar como amigo: O YouTube traz resultados consistentes, mas de longo prazos. Ele não é uma rede social que gere resultados instantâneos. Como qualquer outra ação para gerar aumento de vendas, ele precisa de dedicação.

E gravar vídeos é uma forma de você gerar valor para seu produto ou serviço. É uma forma diferente de divulgar o que você vende, quebrar objeções, posicionar sua marca, sua empresa ou mesmo você, de se tornar conhecido para muitas pessoas e de ser descoberto por muitas outras.

Imagina na hora que você está vendendo, você dizer a seu cliente: dá uma olhadinha no meu canal no YouTube que eu te dou muitas dicas a mais sobre como usar meu produto ou serviço. Ele vai ficar interessado, curioso para saber mais. E isso é um diferencial competitivo incrível que você vai ter.

Ou melhor ainda: O seu telefone tocar várias vezes ao dia, além da sua caixa de e-mail que não para de receber contato de clientes que viram um vídeo seu (ou do seu produto ou serviço) no Youtube e querem comprar com você. Isso é interessante para você?

Mas, como fazer um canal no YouTube? Como fazer vídeos para divulgar meu produto ou serviço? Quais estratégias sobre como vender no YouTube?

Calma que eu vou te ajudar. Nesse artigo, vou falar sobre como iniciar, o que fazer e o que não fazer em seu canal e em seus vídeos, mostrando algumas estratégias que eu mesmo utilizo.

Também vou indicar outros artigos e conteúdos para te ajudar, então continue lendo, aqui, comigo:

Como vender no Youtube

Como vender no Youtube – A importância dessa plataforma de vídeos

O objetivo do YouTube é entregar vídeos com conteúdo, principalmente vídeos de boa qualidade que não sejam muito longos.

(Apesar disso, existe uma frase bem conhecida entre quem produz vídeos para Youtube: “Não existe vídeo longo, existe vídeo chato“. Com o tempo você vai entender o que os SEUS clientes mais gostam).

E digo boa qualidade no sentido de conteúdo relevante para seu público, que realmente agregue informações e que corresponda às necessidades de quem está assistindo.

No começo, vale SIM não se preocupar com qualidade técnica ou edição de vídeo complexa. Isso é preocupação para DEPOIS.

O YouTube também permite colocar seu produto ou serviço em evidência para uma ampla gama de pessoas. E permite também estreitar o relacionamento com seu público através da interatividade.

Além disso, o YouTube é diretamente ligado ao site de buscas do Google, o que te permite ficar nas primeiras páginas de pesquisa do Google caso siga as estratégias corretas para postagens de seus vídeos. Ou seja, através do YouTube você pode ser mais visto, mais lembrado, mais procurado.

Fazendo seu canal no Youtube

Afinal, antes de começar a pensar sobre como vender no Youtube, tem que criar o canal primeiro, certo? rs

E você deve preencher da forma mais completa possível o perfil todo, para dar o máximo de informações para as pessoas.

Fornecer o máximo de informações também gera credibilidade para seu público, que vão confiar mais em você.

Tem uma parte chamada “Sobre”, que também deve ser preenchida adequadamente. É aqui que você se apresenta dizendo quem você é, o que você faz, que tipo de conteúdo você vai tratar nos vídeos, e o que as pessoas podem esperar de você.

Dessa forma, você já vai se direcionar especificamente para seu público-alvo, e vai ter uma audiência muito mais qualificada inscrita em seu canal.

E todas estas informações são importantes porque é a descrição que vai ficar disponível para todos que acessarem o YouTube. E o nome do seu canal é o que vai aparecer nas pesquisas e nas sugestões de canais.

Para quem você quer gerar reconhecimento? Para o nome da sua empresa ou sua marca? Para seu próprio nome? Pense nisso quando for definir o nome do seu canal.

No seu canal também é importante você deixar links. São estes links que irão direcionar seu público para sua página, para seu site de vendas, página de contato, para páginas que você possa realmente oferecer seu produto ou serviço.

E não esqueça de colocar uma capa no seu canal. Coloque uma imagem de qualidade, que demonstre você e o que você vai tratar no seu canal. Dependendo do seu trabalho, pode ter um pouco de humor, algo mais descontraído, para atrair mais pessoas.

Como vender no Youtube

Fazendo vídeos para vender no Youtube

Chegou a hora de fazer seu vídeo! Então, algumas estratégias são muito importantes nesta hora.

1 – Câmera

Você pode gravar usando seu celular (que deve estar na posição deitado) ou uma câmera. E independente do que for, não segure com suas próprias mãos, porque vai ficar tremida a imagem. Assim, use um apoio, um tripé ou o que quer se seja que mantenha o celular ou a câmera estável.

Sim, na maior parte dos casos, a câmera nos primeiros vídeos está em cima de uma gambiarra. Cuidado quando foi montar o seu apoio.

2 – Local

Grave em um lugar organizado, que não mostre bagunça. Seria bacana se no ambiente tivesse elementos que lembrassem seu produto ou serviço. E escolha um ambiente silencioso, para que não tenha ruídos no vídeo.

3 – Conteúdo

Grave um conteúdo realmente relevante para seu público, falando sobre os benefícios de seu produto ou serviço, dando dicas de utilização sobre ele, ou ainda tirando dúvidas e respondendo perguntas deixadas pela sua própria audiência.

Sinceramente, essa é a parte que você deve dar mais atenção.

Não pense tanto em qual câmera você vai precisar ou em qual editor de vídeos super poderoso você vai aprender ou no melhor cenário possível.

Esses fatores ajudam, mas o que vai fazer o vídeo conectar com o seu cliente é o conteúdo.

As pessoas assistem vídeos por 2 motivos:

  1. Para aprender algo
  2. Para se divertir

O nosso objetivo é como vender no Youtube, certo? Pense comigo:

  • O que o seu cliente gostaria de aprender sobre o seu produto ou serviço?
  • Que problemas e dificuldades o seu cliente tá procurando resolver e o produto ou serviço pode ajudar?
  • Que dicas e sugestões você pode ensinar sobre o uso do seu produto ou serviço?

Exemplos:

  • Produtos ou serviços relacionados a churrasqueiras: Dicas sobre churrasco;
  • Produtos ou serviços relacionados a beleza: Dicas sobre roupas, moda, maquiagem;
  • Produtos ou serviços relacionados a alimentação, emagrecimento, cozinha: Dicas sobre culinária;

4 – Chamada para a ação

Faça uma chamada para a ação no final de seus vídeos, indicando o que você deseja que sua audiência faça. Segue alguns exemplos de chamapa para a ação:

  • Clicar em algum link (indique onde está)
  • Inscrever-se no canal
  • Dar um “joinha”
  • Compartilhar
  • Comentar

5 – Duração do vídeo

Os vídeos não devem ser longos. Os vídeos de 5 minutos seriam ideais, mas eu por exemplo, tenho muita dificuldade em me manter nessa duração.

No começo, os meus vídeos duravam, mais ou menos, 20 minutos. Agora eu me esforço para não passar de 10 minutos.

Lembre-se: ninguém tem muito tempo hoje em dia, então você precisa ser específico e preciso em seus vídeos.

Dica mais importante:

Seja sempre você mesmo! É isso que vai fazer toda a diferença no seu canal e nos seus vídeos.

Não tente imitar alguém, não tente agir ou forçar um personagem. Seja você mesmo.

Nos próximos dias eu vou estar postando mais artigos aqui no blog sobre como vender no Youtube!

Como vender no Youtube

Como vender no Youtube – Meu 1º vídeo

Você pode ver meu 1º vídeo postado no nosso canal nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=jlDTLgPWV3I

Foi com a câmera que tinha em casa mesmo, em uma parede de pedra que ficou horrível no vídeo. Edição de vídeo? Uns cortes para esconder erros.

Lembro que quando postei já mandei para minha filha e minha esposa. Fiquei todo animado achando que ia bombar. No dia seguinte, só tinha 2 visualizações: Eu e mais alguém. Obviamente, alguma das meninas não assistiu ou assistiram juntas em um só computador!

Mas não desista.

Eu usava o meu canal no Youtube como um “depositório de vídeos”: Não tinha técnica, não tinha método e muito menos consistência.

Eu comecei a aprender técnicas para impulsionar o canal do Youtube com um cara super gente boa chamado Gabriel Rockenbach que tem um treinamento online chamado YouTube Para Negócios.

Para conhecer mais sobre o Gabriel Rochenbach e o Youtube Para Negócios, clique AQUI.

Para assistir ao vídeo do Gabriel Rochenbach ensinando como ANUNCIAR no Yotube, clique AQUI.

Como vender no Youtube - gabriel rockenbach


Créditos das imagens acima utilizadas nesse artigo sobre como vender no Youtube: Freepick, Canva. Fonte de conteúdos pesquisadas enquanto o artigo foi escrito: Fonte 1Fonte 2.