Como vender pelo Facebook

Se você está se perguntando sobre como vender pelo Facebook, leia esse artigo completo que vai te ajudar muito!

O Facebook é uma ferramenta incrível de comunicação, sendo a maior rede social do mundo. Ele foi criado em 2004 por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, alunos de Harvard. Existe até um filme para contar a sua história, chamado “A Rede Social”.

Estima-se que atualmente são mais de 1 bilhão e meio de usuários ativos. Só no Brasil são mais de 100 milhões.

O que surgiu como uma plataforma para encontrar pessoas e trocar fotografias e opiniões, limitada inicialmente às universidades, hoje pode e é muito utilizado para a área de vendas, principalmente para atrair novos clientes.

E não importa qual seja seu produto ou serviço. Porque independente do que você vende, pode ter certeza, grande parte do seu público-alvo está conectado ao Facebook. E você pode vender pelo Facebook para esse público!

Pensando então em como alavancar suas vendas utilizando essa poderosa rede social, resolvi escrever este artigo sobre como vender pelo Facebook.

Nele vou te ensinar algumas dicas de como vender pelo Facebook, falando sobre:

  • A importância de aprender a utilizá-lo,
  • Como divulgar seu produto ou serviço
  • O que acho sobre fazer ofertas por esta rede social.

Então vamos lá! Agora é hora de aprender como vender pelo Facebook!

Como vender pelo Facebook

A importância do Facebook para as vendas

Veja estes dados sobre o Facebook para entender a importância desta rede social nos negócios:

  • 70% dos usuários ativos estão conetados a pelo menos uma página de negócios, gerando por semana 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários somente nelas.
  • 93% dos profissionais de marketing utilizam o Facebook em suas campanhas.

E sabe por quê? Para eles, usar o Facebook:

  1. Aumenta a visibilidade e reconhecimento da empresa (80,8%);
  2. Gera ideias para melhorar o produto ou serviço da marca (51,2%);
  3. Aumenta o número de visitas do site da empresa (49,3%);
  4. Gera fãs que divulgam a marca (31,6%);
  5. Gera leads/potenciais clientes (27%);
  6. Claro, gera clientes (25,8%).

As vendas são consequências de um trabalho bem feito de divulgação e anúncios de seu produto ou serviço. O principal objetivo do Facebook é aumentar a visibilidade online, divulgar e engajar seu público.

Portanto, se você ainda não utiliza o Facebook, você está perdendo uma grande oportunidade de construir um relacionamento com seu cliente, divulgar seu produto ou serviço e alavancar suas vendas.

O primeiro passo para mudar isso é fazer uma fanpage.

A fanpage NÃO é um perfil de Facebook com o nome da sua empresa. No final desse artigo, eu vou deixar um link do próprio Facebook que explica mais sobre isso, ok?

Por agora, vamos seguir sobre como vender pelo Facebook:

Como vender pelo Facebook

Como vender pelo Facebook – Dicas para publicação

Se você tiver 100 curtidas na sua página, isso não quer dizer que essas 100 pessoas vão ver suas postagens. Só 1 vai ver, realmente.

Se todas as pessoas que curtirem sua fanpage estiverem online no momento em que você publicar algo, apenas 1% vai ver.

Por isso a necessidade de manter um calendário de publicações, de preferência todo dia postar algum conteúdo relevante para sua audiência, para atingir o maior público possível.

E siga esta regra para aprender a vender pelo Facebook:

A cada 4 posts de conteúdo, faça um comercial, falando especificamente sobre seu produto ou serviço. Mais que isso, você vai cansar seu público com ofertas e pode ter efeito contrário do esperado.

Em suas publicações, você deve ter uma imagem e um texto que desperte a atenção e o interesse de seu público-alvo para saber mais sobre aquilo, senão vai passar despercebida pela maioria das pessoas.

E deve ser de acordo com o perfil de seu público-alvo, ou seja, um grupo de pessoas com maior chance de comprar com você. Eu vou deixar um link para um artigo aqui no blog onde falo mais sobre púlico-alvo, ok?

Pesquisas demonstram que imagens geram maior engajamento, então não se esqueça delas!

Além disso, no final da sua publicação, o texto deve ter uma chamada para a ação.

Nunca esqueça a chamada para a ação!!!!!!

Em inglês isso chama-se call to action ou CTA. Ou seja, você tem que dizer o que quer que a pessoa faça: Se quer que ela te chame inbox, se quer que ela te ligue, se quer que ela te mande um e-mail, se quer que ela curta, se quer que ela compartilhe, se quer que ela deixe um comentário.

Mas não peça tudo ao mesmo tempo. Foque em um objetivo principal e faça o CTA. É isso que vai causar o engajamento.

E não são todas as pessoas que irão fazer o que você pediu, mas tenho certeza que muitas delas irão dar esse retorno para você.

Como vender pelo Facebook

Como vender pelo Facebook – Divulgação do produto ou serviço

Para vender mais você tem que entrar na mente do seu cliente. Tem que falar o que ele quer ouvir para tomar a decisão de compra.

E para fazer a divulgação não é diferente. Muitas pessoas estão ativas diariamente no Facebook, mas a todo instante são bombardeadas pelos mais diferentes assuntos.

É por isso que você precisa se diferenciar, para chamar a atenção desse usuário que é seu público-alvo. Como fazer isso?

Você precisa conhecer muito bem a mente do seu público-alvo. Quais são seus medos, preocupações, sonhos e desejos. Como seu produto ou serviço é a solução para o que ele precisa e deseja. A divulgação é feita então de acordo com as respostas a estas perguntas, através da entrega de conteúdo de qualidade e com o uso de estratégias bem definidas.

Vou deixar aqui no final alguns artigos para te ajudar a entender a mente do seu público-alvo, ok?

Como vender pelo Facebook – Fazendo ofertas

Como mandar ofertas pelo Facebook? Seja muito cauteloso nesse sentido.

Não fique a todo momento mandando ofertas de seu produto ou serviço, incentivando a pessoa a comprar. Isso cansa e chateia o cliente, e provavelmente ele não vai mais te seguir, não vai mais querer saber da sua página, e muito menos vai querer comprar com você.

Crie, produza e entregue um conteúdo gratuito que gere valor para as pessoas, algo que elas vão perceber como relevante.

E somente depois de já ter ganhado a confiança de seu público-alvo, de já ter construído um relacionamento com ele, aí você apresenta algum produto ou serviço seu que seja pago.

Dessa forma, a chance de você conseguir fazer vendas será muito maior.

Mais dicas para aprender como vender pelo Facebook

Quer mais uma dica?

Analise páginas de empresas famosas, veja como elas anunciam, como divulgam seus produtos e serviços. Veja como são pensados:

  1. Os títulos,
  2. As imagens,
  3. Os textos.

E se espelhe nesses casos.

Como vender pelo Facebook

Como eliminar o medo e a insegurança na hora de vender

Se mesmo com todas as dicas que te dei, você ainda se sentir inseguro e com medo de chatear o cliente, de não saber como reagir ou o que falar se alguém comentar algo negativo ou ofensivo, não fique preocupado! Vou te ajudar nisso também!

Você pode participar da minha apresentação online onde falo sobre como vencer o medo e a insegurança de vender, para te ensinar a vender sem parecer que está vendendo, com naturalidade e tranquilidade.

E o que te ensino nessa apresentação, você pode usar também para vender pelo Facebook.

Para participar: Clique AQUI, inscreva-se no melhor horário para você e participe!

Como vender pelo Facebook – Links Indicados

Artigos que vão complementar esse artigo sobre como vender pelo Facebook:

Artigos aqui no Blog que vão complementar sobre vendas pelo Facebook:

Apresentação online sobre medo e insegurança de vender:


Créditos das imagens acima utilizadas nesse artigo sobre como vender pelo Facebook: Freepick.

Fonte de conteúdos pesquisadas enquanto o artigo foi escrito: Fonte 1, Fonte 2 e Fonte 3.