8 Dicas para concluir uma meta

Saber como planejar e definir uma meta é fundamental para alcançar os seus objetivos. Afinal, quando queremos construir uma casa, nós não chamamos um chefe de obra e pronto. Planejamos uma planta, definimos o melhor para viver na casa e entregamos o planejamento.

Assim devemos fazer com todos os nossos objetivos. Planejar, definir e conquistar.

Você já leu sobre como definir uma meta e como planejar a meta. Agora, apresentarei algumas dicas para que você possa concluir a meta de uma forma mais eficaz:

  1. Coloque lembretes sobre o que deve ser feito no dia, em lugares visíveis. Coloque, por exemplo, no quadro de anotações, em sua mesa de trabalho e em seu desktop. Quanto mais visível suas tarefas, maior a chance de realizar tudo o que precisa. Definir uma meta é se responsabilizar que terá os resultados desejados.
    .
  2. Lembre os funcionários sobre as metas, sempre. Toda a empresa deve estar unida em concluir a meta. Bonifique aquele que tiver melhor resultado. Mostre que o importante não é ter argumentos sobre o produto, conhecer o serviço ou ser expert em técnicas de vendas, o importante é ter a atitude de colocar tudo em prática.
    .
  3. É importante também apresentar a meta detalhada para todos os funcionários, não só lembrá-los. É comum a errada divergência de objetivos, ou seja, a equipe achar que a meta é x, e o líder achar que a meta é y, por exemplo.

    8 Dicas para Concluir uma Meta
    8 Dicas para Concluir uma Meta
  4. Outra ideia é definir uma meta junto à equipe. Isso faz com que aumente o comprometimento de todos presentes e evita a divergência de objetivos.
    .
  5. Quando for planejar a meta, defina períodos de reavaliação. Colete os dados de como a meta está prosseguindo a cada semana, por exemplo, ou a cada mês. Assim você terá um controle maior. Se estiver prosseguindo como deveria, ótimo, continue assim. Se estiver parado ou regredindo, você pode reavaliar os passos e adaptá-los para melhores resultados.
    .
  6. Nunca deixe para depois. Se definir uma meta ou uma sub-meta para dia 05, faça nesse dia. Se deixar para “amanhã”, acumulará mais tarefas e a chance será maior de não conseguir fazer tudo a tempo ir, podendo provocar irritação.
    .
  7. Nunca deixe a meta provocar uma irritação, caso isso comece a se repetir, o seu cérebro entenderá que definir uma meta sempre terminará em problemas, e você começará a se auto-sabotar.
    .
  8. Comece a planejar e definir uma meta pequena, mais fácil de realizar. Conforme for concluindo pequenas metas, agrupará maior confiança para definir, planejar e concluir uma meta maior e mais trabalhosa.

São dicas importantes para você concluir uma meta da forma mais eficaz. Conforme for realizando e incorporando as dicas ao seu dia a dia, quando você perceber, terá se tornado um hábito. E suas metas serão sempre concluídas com sucesso.

Gostou das dicas? Comente abaixo se essas dicas para concluir uma meta são úteis para você. Comente também caso queira contribuir com mais uma dica sua!

Para ler mais sobre metas, clique no link: http://sergioricardorocha.com.br/metas/

8 Dicas para concluir uma meta
8 Dicas para concluir uma meta
  • Dalmo

    Boa tarde

    Trabalho com vendas, mas não tenho curso na área. Descobri por acaso este site e passei a ler as matérias disponíveis. Muito interessante.
    Verificando as dicas e analisando o que tenho praticado, percebi que tenho praticado algumas no dia a dia (sem me dar conta) e outras que estou aprendendo, assimilando.
    No item 5 acima – defina períodos de reavaliação – faço a análise baseada na gestão a vista (gráficos). A visualização de onde é necessário atuar é muito mais rápida.

    abrç
    Dalmo

    • Sergio Ricardo Rocha

      Oi Dalmo, fico feliz que está gostando do site! Ter consciência das ações certas que está fazendo durante o dia é muito importante. Concordo com você, gráficos ajudam muito na visualização dos resultados.