Como definir uma Boa Meta?

Você possui metas? Ou apenas sonhos? Você sabe a diferença entre Sonhos e Metas? Sabe o que é e como definir uma meta?

Sonhos são desejos, em que ainda não começamos a dar o “primeiro passo”. A partir do momento em que damos o primeiro passo, e começamos a dedicar esforço e tempo, o sonho se torna uma meta.

Todas as pessoas têm sonhos e metas e muitas possuem problemas para tirar dos pensamentos e realizar. Para uma empresa o planejamento é essencial. No treinamento Coaching de Vendas são apresentadas técnicas e ferramentas para ajudar a definir uma meta.

Para definir uma meta de forma mais objetiva e com menos problemas, o melhor caminho é seguir diretamente. Sem curvas, sem distrações.

definir uma meta

Como definir uma meta?

Uma boa meta é aquela que pode ser alcançada, ou seja, para definir uma meta você precisa saber quando a alcançou.

Por exemplo, “Aumentar minhas vendas em 40%, em 3 meses”. Ao final de 3 meses, você pode olhar e comparar as vendas em seus documentos. É uma boa meta.

Outros exemplos são: “Organizar processos concluídos na pasta x, em 2 semanas”, “Emagrecer 4 kg, em 2 meses”, “Aplicar nova Técnica de Vendas x, em 2 semana” “Duplicar entrada de clientes, em 4 meses”. Defina suas metas de acordo com esses exemplos.

É muito importante, também, datar quando é “2 semanas” ou “4 meses”. Tenha em mãos a data exata do começo e o término.

“Ser feliz”, “Aumentar as Vendas”, “Realizar Treinamentos”, “Diminuir Custos” são metas ruins. Você não tem como saber quando as concluiu ou quanto falta.

Segundo Sergio Ricardo Rocha, Dr Vendas: “Desejar o sucesso, sem estabelecer o que é esse sucesso, é o mesmo que procurar uma agulha no palheiro. É como procurar a agulha sem saber como ela é e se encontrá-la, não poderá reconhecê-la.”

Para definir uma meta, ela precisa ser objetiva e ter prazo para concluir, só assim poderá controlar o progresso. Agora, precisamos planejar a meta.

Como fazer e planejar a meta?

O primeiro passo é seguido pelo segundo e, assim, consecutivamente. Na prática, seria organizar sub-passos, com dias e horários. Isso é planejar a meta.

Depois que definir uma meta objetiva, direta e com prazo, podemos ir para o próximo passo.

O melhor é fazer passos o mais detalhados possíveis, podendo até fazer sub-metas. Pode ser algo óbvio, mas escreva. Nossa memória pode nos deixar na mão.

Por exemplo: Meta – Aumentar minhas vendas em 40%, em 3 meses.

1- Marcar o começo da meta
2- Definir minhas vendas atualmente
3- Concluir o número exato de vendas após os 3 meses
4- Avaliar o rendimento dos vendedores
4.1- Listar o rendimento atual de cada equipe
4.1.1- Listar o rendimento individual
4.2- Identificar se estão realizando as técnicas de vendas corretamente
4.3- Realizar reunião com os líderes
5- Defina pontos de checagem, ou submetas,
5.1- Resultados no primeiro mês
5.2- Resultados no segundo mês
6- Fazer uma competição entre os vendedores com bonificação
6.1- Definir o começo e o término da competição.
6.2- Definir a bonificação e o dia.

Para definir uma meta, continue com quantos passos forem melhor até sua meta estar concluída.

Detalhe o máximo possível, assim podendo definir uma meta de forma mais eficaz.

Esse artigo foi escrito para que você consiga definir e planejar uma meta, sem sofrer as frustrações de deixar metas só no papel e nunca realizá-las.

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