Fidelização do cliente – Como fazer os clientes voltarem

Fidelização do cliente – Como fazer os clientes voltarem

Você sabe fidelizar clientes? Fazendo eles quererem sempre comprar com você em vez de sair e ir para o concorrente? Veja como nesse artigo sobre fidelização do cliente!

A palavra chave para a fidelização do cliente é encantar.

Em outras palavras, se você quer saber como fidelizar clientes você precisa saber como encantá-los.

Encantar nosso cliente é superar as expectativas é fazer o que o seu cliente não espera receber. Encantar é entregar muito valor.

Lembrando: Preço é o que o cliente paga, valor é o que ele recebe.

É como eu sempre digo: Quando o cliente percebe muito valor pelo preço que está pagando, ele percebe que está levando mais do que esperava.

No final desse artigo, eu vou postar um link de outro artigo aqui no site que fala sobre como gerar valor, beleza? Continua aqui comigo e depois vê lá.

Porque a fidelização do cliente é importante?

Quando a fidelização do cliente é esquecida (ou ignorada) é muito comum a empresa ter uma taxa altíssima de saída de clientes.

Quer um exemplo?

Vamos lá, a empresa X faz 1.000 vendas por mês, mas 700 a 800 clientes não voltam e vão direto para seus concorrentes.

É como se o cliente entrasse na empresa, comprasse com você, dissesse adeus e passasse a frequentar o seu concorrente! E a única forma de quebrar essa péssima corrente é desenvolver técnicas de fidelização do cliente.

Como Fidelizar Clientes - Fidelização do cliente

Por que os clientes trocam de serviço ou produto?

A resposta é bem simples: Hoje tem muita gente nota 5.

De 0 a 10 tem muita gente nota 5, nota 4 ou nota 3.

E o que isso quer dizer?

Que as pessoas estão fazendo as coisas de qualquer jeito, só se preocupando com o vender e não fazem mais nada para ajudar seu cliente e, como conseuqência, fidelizar clientes.

O bom atendimento não acontece por acaso, tem que ser uma questão de planejamento e cultura da empresa.

Fidelização do cliente e o atendimento

E antes que você pense “Mas, eu atendo o cliente da forma que eu gostaria de ser atendido”, eu já te respondo: Isso não adianta.

Tem gente que fala: “Poxa Dr. Vendas, eu não estou entendendo porque o cliente está indo embora. Eu sou educado e atendo na hora“, mas isso não basta.

Nesses casos, eu costumo responder que “Isso pode ser importante para você, mas você precisa descobrir o que o seu cliente pensa que é bom para ele e entregar mais do que ele espera“.

Ou seja, você precisa atender o cliente do jeito que ELE quer ser atendido.

E sim, isso faz a diferença entre quem não está vendendo e quem está vendendo.

(Eu também vou separar um artigo falando mais sobre como você descobre o que o seu cliente quer. É um método bem simples e vou botar o link aqui no final do artigo)

Atender bem é obrigação.

fidelização do cliente - como fidelizar clientes

Fidelização do cliente

Quem quer ganhar, quem quer vencer, tem que fazer a empresa crescer. Tem que encantar, superar expectativas e fidelizar seu cliente, essa é a sacada.

E quando você faz isso bem feito, você:

  • Fideliza o cliente;
  • Faz o cliente virar fã;
  • Faz propaganda positiva;
  • Indica você para um monte de gente.

Inclusive, uma marca que é fera em fidelização do cliente é a Apple.

“Acho que nosso trabalho é ser responsável na totalidade pela experiência do usuário. Se não se cumpre a expectativa do cliente, é totalmente nossa culpa, simples.” – Steve Jobs

Então, você tem que pensar sempre, todo dia de manhã:

O que eu tenho que fazer hoje para encantar meus clientes ? O que é que tenho que fazer pra superar?

Dessa forma seu cliente vai ficar vai continuar comprando com você e vai indicar muitas outras pessoas.

Deixe um comentário abaixo me diga a sua opinião, beleza?

Eu também falo sobre como fidelizar clientes no vídeo abaixo da série Dr. Vendas responde. Inclusive, no vídeo eu explico o que fidelização do cliente tem a ver com positivação (e o que é isso rs).

Clique no meio imagem abaixo e assista agora para aprender mais sobre fidelização do cliente:

E como te prometi antes, segue abaixo alguns artigos que complementam o que você aprendeu aqui sobre fidelização do cliente. Clique nos link para ler:


Créditos das imagens utilizadas nesse artigo sobre como fidelizar clientes: Freepick.

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