Funil de vendas e a sua importância

Pensa comigo: em vez de investir mais para aumentar as vendas, por que não aumentar as vendas para o número de clientes que você já tem? Se isso é interessante para você, continue lendo esse artigo sobre funil de vendas!

Em outros artigos no blog, já te ensinei dicas para aumentar suas vendas e vender mais. Vou deixar o link de alguns artigos aqui no final, mas por enquanto fica aqui comigo para entender melhor o funil de vendas como e onde aplicar estas técnicas, beleza?

Então, no artigo de hoje você vai aprender o que é o funil de vendas. E mais importante que isso, vou te ensinar a importância do funil de vendas para aumentar suas vendas.

Vamos entender tudo mais detalhadamente.

funil de vendas

O que é funil de vendas?

Funil de vendas (ou pipeline) é a jornada do cliente dentro da empresa, desde que ele tomou conhecimento do seu produto ou serviço até fechar a compra.

É um modelo estratégico que serve para mapear todas as fases de uma venda, entendendo a taxa de conversão de cada fase, e assim permitir trabalhar especificamente para melhorar cada uma delas.

Em um processo de vendas, podemos considerar as seguintes fases:

Fase 1 do funil de venda: Prospecção de clientes. É onde se busca o contato com o cliente;
Fase 2 do funil de venda: Abordagem de vendas;
Fase 3 do funil de venda: Sondagem para identificar a necessidade do cliente para adaptar seu produto ou serviço e a sua comunicação para satisfazer essa necessidade;
Fase 4 do funil de venda: Eliminar as objeções antes de apresentar o preço.
Fase 5 do funil de venda: Apresentação da proposta;
Fase 6 do funil de venda: Fechamento de vendas.

Com o funil de vendas você é capaz de analisar o ciclo de vida de uma venda: desde quando o cliente não é ainda um prospecto (é aquela pessoa que tem o perfil de compra de seu produto ou serviço) até a fase final de negociação.

Isso facilita a tomada de decisões das estratégias a serem adotadas para potencializar suas vendas.

funil de vendas

A importância do funil de vendas

É importante saber o que é o funil de vendas para identificar exatamente como ele está constituído para seu negócio. Assim você pode conhecer e identificar todas as fases de venda de seu produto e serviço.

E conhecendo estas fases, você vai saber qual a taxa de conversão de uma para outra.

E assim, vai identificar os pontos fortes e potencializar estas ações para tornar cada fase ainda mais produtiva, além de direcionar suas estratégias para ações que realmente gerem resultados.

O funil de vendas também é importante porque, além de mapear todo o processo de vendas, você vai estabelecer indicadores para cada aumentar a conversão de cada fase, tais como:

  • Taxa de conversão de uma fase para outra;
  • Metas de crescimento para cada etapa;
  • Plano de ação com estratégias para aumentar cada etapa.

Através do funil de vendas, você pode acompanhar e mudar suas ações também, caso seja necessário: quando você faz uma mudança em seu negócio, você consegue analisar o que está dando certo e o que está dando errado, potencializando o que está sendo produtivo e minimizando o que não te traz resultados satisfatórios.

Além disso, acompanhando o funil de vendas, você vai parar de perder clientes, podendo transformar potenciais clientes em clientes reais.

funil de vendas

O funil de vendas e a equipe de vendas

Quando você tem uma equipe de vendas, através do funil de vendas você pode conhecer o funil de vendas de cada vendedor e também o de toda a equipe. Assim, isso vai te permitir verificar o desempenho de toda a sua equipe individualmente e como um todo.

Ou seja, vai medir a produtividade de cada vendedor isoladamente e depois de toda a equipe, verificando em que etapa do funil está tendo maiores dificuldades e em qual etapa estão os melhores resultados.

Assim, você consegue medir melhor a produtividade individualmente e coletivamente e realizar feedbacks para toda a sua equipe.

O funil de vendas pode te servir também como parâmetro para avaliar se todos irão conseguir atingir as metas de cada mês. E vai fazer com que todos se empenhem mais para atingir os resultados.

funil de vendas

A importância do funil de vendas para o seu negócio

É através do funil de vendas que você pode planejar melhor suas ações e estratégias, evitando perder clientes e podendo aumentar suas vendas sem precisar fazer investimentos num primeiro momento – basta apenas aumentar a taxa de conversão de uma etapa para outra no funil de vendas.

Além disso, vai te permitir qualificar melhor seu potencial, fazendo com que direcione melhor suas ações e estratégias. Dessa forma, você vai fazer com que sua empresa invista tempo e dinheiro nos prospects corretos.

Então, para ter ainda mais importância o funil de vendas, é necessário conhecer muito bem também a mente do seu público-alvo, para saber quais são suas necessidades, problemas, sonhos e desejos.

E isso tudo significa economia de tempo e dinheiro, maior eficiência na prospecção de clientes, foco em ações e estratégias produtivas, maior produtividade, otimização da gestão e, claro, aumento das suas vendas!

funil de vendas

Para aumentar mais ainda suas vendas

Sugiro que você faça agora mesmo seu funil de vendas para começar a aumentar suas vendas. Não perca tempo focando em ações que não estão te trazendo resultados! Conheça bem seu negócio e veja em que e como pode melhorar.

Se em cada etapa do funil sua taxa de conversão aumentar um pouco, ao final seus resultados aumentarão muito, como eu explico passo a passo no artigo sobre Entender a Desvenda para Vender Mais!

Porém, é muito comum sentir insegurança sobre uma determinada etapa. Isso pode ser o medo de ouvir não, ou aquela insegurança de abordar um cliente pela primeira vez.

Se você sente essa insegurança e medo, eu te convido a participar da nossa apresentação online onde vou te mostrar como elimiar o medo de vender e vender sem parecer que está vendendo, de forma natural e tranquila: Clique AQUI e inscreva-se!

funil de vendas

Funil de vendas – Links indicados

Artigos aqui no blog que vão complementar esse artigo sobre funil de vendas:

Apresentação online sobre insegurança e medo de vender:


Créditos das imagens utilizadas nesse artigo sobre funil de vendas: Freepick, Unsplash.