Modelo de Orçamento – Como enviar por e-mail?

Você passa orçamentos e propostas por e-mail e quer saber como aumentar as suas vendas?

Normalmente, a maior parte das empresas e profissionais recebem o pedido de orçamento e envia da seguinte forma:

“Conforme combinado, segue o orçamento solicitado: O preço é R$XX,XX.”

Ou quando são vários produtos ou serviços envia uma tabela de preços.

Por que esse não é um bom modelo de orçamento e proposta?

Se você acompanha o meu trabalho, conhece a diferença entre Preço e Valor.

Preço é o que o cliente paga, a quantia em dinheiro. Valor são os benefícios, vantagens e a experiência que o cliente recebe pelo preço que pagou.

Quando você envia uma proposta por e-mail com o preço ou uma tabela de preços você está incentivando o cliente a comparar apenas o preço.

Você precisa gerar uma boa experiência ao enviar a proposta por e-mail, assim que o cliente receber seu e-mail ele tem que pensar “Poxa, essa empresa é diferente das outras” ou “Nossa, eles realmente sabem do assunto”.

Isso vale para produtos e serviços.

Modelo de orçamento e propostas – Como enviar por email?

Antes de tudo, pare de enviar seu orçamento ou proposta no corpo de e-mail. Essa forma demonstra amadorismo.

Além disso, você pode usar informações relevantes para gerar mais valor.

Você pode, por exemplo, mostrar:

  1. Depoimentos de clientes em texto, áudio ou vídeo (claro com a autorização do cliente);
  2. Informações de outros produtos ou serviços que complementam o pedido inicial do cliente;
  3. Matérias em jornais e revistas sobre seu segmento e soluções como as que você oferece;
  4. Dicas. Você pode dar dicas sobre o uso e manutenção do produto ou como aproveitar o serviço da melhor forma possível.

Isso pode e deve estar apresentado ao enviar propostas por email antes de informar qualquer tipo de preço.

O preço deve ser a última informação.

Modelo de orçamento e propostas – Como apresentar?

Você pode usar o PowerPoint, ferramenta gratuita, fácil de usar e disponível para computador e notebook. Além da versão online disponível pelo Google Docs: Presentation.

Ao finalizar a sua apresentação, você pode salvar como .pdf (dessa forma ninguém pode editar o documento).

Eu não aconselho enviar o arquivo em anexo, porque dependendo do tamanho da sua proposta, o servidor de e-mail do cliente pode não abrir a apresentação.

Tem uma alternativa gratuita, simples e profissional para enviar a proposta por e-mail que eu conto no vídeo abaixo. Assista ao vídeo onde eu explico:

  1. Como enviar propostas por email de forma profissional e gerando valor;
  2. O que é e como ancorar seu preço;
  3. Porque eu sugiro que você não use mais a palavra orçamento;
  4. O que fazer depois que enviar a proposta.

Clique no meio da imagem abaixo e assista ao vídeo sobre como enviar propostas por e-mail:


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