O que é funil de vendas?

Você já deve ter ouvido falar em funil de vendas ou pipeline de vendas, mas você sabe realmente O que é funil de vendas?

O que é Funil de Vendas?

Funil de vendas (Também conhecido como pipeline de vendas) representa a jornada de um cliente na sua empresa. Todo o relacionamento dele.

É o período entre o primeiro contato quando ele te conhece e começam a conversar até a efetivação da compra.

O funil de vendas vai fazer você mapear todas as etapas de um processo de vendas.

o que é funil de vendas - pipeline de vendas

O que é funil de vendas: Etapa 1

Primeira etapa é prospecção.

É quando a empresa ou o profissional busca entrar em contato com o cliente.

A prospecção pode ser por telefone, internet ou pessoalmente.

Dica extra: A prospecção de clientes sempre é mais eficaz quando a empresa ou profissional identifica quem é seu público alvo, o que esse público espera e vê como valor, assim ajustando toda sua comunicação para gerar resultados melhores.

O que é funil de vendas: Etapa 2

Segunda etapa é a abordagem.

O que você vai falar em seu primeiro contato com o cliente? Que materiais você vai levar?

É essencial um script de vendas poderoso e eficaz para atrair a atenção do seu cliente, no final desse artigo vou deixar um link de outro artigo nosso falando sobre uma ótima técnica de vendas para script, beleza?

O que é funil de vendas ou pipeline de vendas

O que é funil de vendas: Etapa 3

A terceira etapa é a sondagem.

Muitas pessoas erram ao acreditar que essa é a hora de sair oferecendo sua proposta e dizendo preço.

Ainda não, calma.

Você tem que fazer uma sondagem para identificar a necessidade do cliente.

Vou ser muuuito sincero com você. Em anos de experiência na área de vendas, testando na prática, no dia a dia, o que realmente funciona, eu descobri que as pessoas não querem comprar.

As pessoas querem resolver uma necessidade ou solucionar um problema e o seu produto ou serviço é a ponte, a ferramenta para isso. (Sim, isso se aplica desde a artesanato a tratamentos médicos).

Ao descobrir que necessidade ou problema é esse, você pode adaptar sua comunicação, produto ou serviço para que seu cliente pense exatamente assim:

UAU, é exatamente isso que estou querendo!! Quero comprar!

É claro, essas 3 etapas do Funil de Vendas são apenas o começo.

Você pode incrementar seu funil de vendas com etapas como: Eliminar objeções, Fechamento de Vendas, Indicação de Cliente e várias outras.

Por que existe o funil de vendas?

O funil de vendas mapeia todas as etapas de uma venda.

Isso permite você acompanhar a evolução de cada etapa para melhorar a produtividade das etapas do funil de vendas, gerando uma melhoria incrível no processo para você vender muito mais, beleza?

Mais 3 dicas sobre Funil de Vendas

E se você gostou desse artigo sobre O que é funil de vendas eu tenho mais 3 dicas super legais para você!

1 – Episódio: O que é Funil de Vendas?

Eu fiz um episódio da Série Dr. Vendas Responde para falar mais sobre o que é funil de vendas (pipeline de vendas). Nesse episódio você vai ver:

  • O que é funil de vendas?
  • Etapa do Funil de Vendas – Prospecção
  • Etapa do Funil de Vendas – Abordagem
  • Etapa do Funil de Vendas – Sondagem
  • Etapa do Funil de Vendas – Objeção
  • Etapa do Funil de Vendas – Como pedir indicação de clientes

Clique no meio da imagem abaixo para assistir ao episódio O que é funil de vendas:

2 – Artigo Entendendo a Desvenda para Vender Mais

Aqui no blog temos outro artigo que fala sobre o funil de vendas (pipeline de vendas), porém com uma abordagem um pouco diferente e 2 exemplos reais de funis de vendas, clique aqui para ler o artigo.

3 – Artigo Melhores Técnicas de Vendas

Nesse artigo, você vai conhecer a técnica A.I.D.A., uma ótima técnica de vendas para a criação e elaboração de scripts. Clique aqui para ler o artigo.


Créditos das imagens utilizadas nesse artigo sobre O que é funil de vendas: Freepick.

  • Excelente artigo! O Funil de Vendas é sem dúvidas a melhor ferramenta de produtividade para um profissional de vendas. Com ela é possível saber onde é preciso melhorar seu trabalho.