O que é marketing multinível?

Existe muita confusão sobre o que é marketing multinível, pirâmide, venda direta e etc… Então, o que é marketing multinível?

O marketing multinível (ou MMN) é um modelo de negócio ligado à venda direta.

A venda direta é um sistema de distribuição de produtos e serviços na qual a venda é feita diretamente aos consumidores. O revendedor e o cliente tem contato direto.

No marketing multinível, também chamado de marketing de rede, além do revendedor ganhar dinheiro com sua própria venda, ele pode convidar outras pessoas para venderem também e construir uma rede e ganhar comissões sobre a venda e revenda de produtos de quem faz parte da sua rede.

Mas, para você poder vender você precisa conhecer bem seu público-alvo e o produto ou serviço a ser consumido, e para fazer as outras pessoas também venderem, você deve motivá-las. E como fazer isso?

Mostrando porque e como o produto ou serviço mudou a sua vida e vai mudar também a vida das outras pessoas.

Fique atento, porque mesmo ao fazer parte de uma empresa de marketing multinível séria, ética, de qualidade e de renome, isso não quer dizer que você vai vender muito. Vendas é técnica.

Para explicar melhor tudo isso, vou dividir este assunto em quatro partes.

Assim vou ajudar você, que já faz parte do marketing multinível, a vender muito mais e melhor. Ou se ainda tem dúvidas se entra ou não nesse negócio, vou te mostrar certinho como ele funciona.

O que é marketing multinível?

O que é marketing multinível: Sumário

Primeiro vou explicar a diferença entre marketing multinível, venda direta e pirâmide.

Na segunda parte, vou mostrar a importância desse segmento na vida das pessoas que participam dele. E como hoje ele é visto como uma oportunidade de geração de renda para quem se encontra fora do mercado de trabalho.

E para falarmos sobre como vender marketing multinível, vou escrever um artigo específico sobre esse tema, onde vamos falar sobre:

[Em breve…] Na terceira parte, como existem dois objetivos dentro do marketing multinível, vou falar sobre o primeiro deles: ou seja, vou te dar dicas de como vender mais e melhor.

[Em breve…] Na quarta parte, vou te ensinar como convidar outras pessoas para venderem também e fazer parte da sua rede.

O que é marketing multinível?

O que é marketing multinível: Diferença entre MMN, venda direta e pirâmide

O marketing multinível é uma das maneiras de lucrar dentro da venda direta. Deixa eu explicar em detalhes pra você.

Venda direta é um sistema de comercialização de produtos e serviços baseado no contato pessoal entre revendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. O revendedor também pode ser chamado de consultor ou distribuidor.

Existem três tipos principais de venda direta:

  • Porta a porta: o revendedor vai até a residência ou local de trabalho do cliente para demonstrar e vender os produtos ou serviços. Sugiro que leia o artigo que fiz sobre este assunto, com muitas dicas para este tipo de venda. O link está no final deste artigo;
  • Catálogo: o revendedor deixa o catálogo ou folheto na residência do cliente e depois passa para retirar o pedido. Vou deixar o link no final do artigo de um vídeo onde falo sobre como vender por catálogo;
  • Party plan: o revendedor promove um chá na casa de uma cliente para ela e suas amigas, em que demonstra e revende os produtos ou serviços.

Independente de qual forma escolhida, há duas formas de remuneração, o que faz com que seja marketing multinível ou venda direta:

  • Através de venda direta ou marketing mononível: Quando o revendedor compra o produto e o revende com uma margem de lucro. Neste caso, a renda depende de seus próprios esforços.

 Exemplos de empresas: Mary Kay, Natura, Avon, Jequiti.

  • Através do marketing multinível: Além de ganhar a margem de lucro sobre a venda, você indica outras pessoas que também serão revendedores e você ganha uma porcentagem sobre a venda dessas pessoas também. Os ganhos são proporcionais à dedicação de todos.

 Exemplos de empresas multinível: Herbalife, Hinode, Amway, Boulevard.

A partir disso, podemos portanto definir marketing multinível como:

Um sistema de distribuição que comercializa produtos e serviços diretamente aos consumidores, que podem indicar outras pessoas e formar uma rede de consumidores e revendedores e serem remunerados por isso.

O que é interessante é que você vende esses produtos, mas também o consome, e dessa forma indica ele para outros clientes. E recebe comissões por isso. E ao ampliar sua rede, permite que outras pessoas também recebam remuneração.

O que é marketing multinível?

Vale aqui destacar algo muito importante. Não estou falando de pirâmide:

O esquema de pirâmide é um modelo de negócio ilegal no qual se convida pessoas e movimenta dinheiro sem comercializar produtos ou serviços.

As empresas podem ser legalmente constituídas, mas não quer dizer que comercializam algo que possuam valor comercial.

O que torna esse modelo ilegal é que é a rede que sustenta esse negócio, e não a venda de produtos e serviços. Não há treinamento para os vendedores nem continuidade nos processos.

Um exemplo de pirâmide é quando você faz um investimento de determinado valor para aderir, beneficiando assim quem já faz parte, e seu papel é recrutar outras pessoas neste mesmo esquema. E você vai ganhar dinheiro pela indicação de novos integrantes. Só que não é isso que acontece, porque quem ganha são apenas os primeiros que entraram no negócio.

O que é marketing multinível?

O que é marketing multinível: Mas, isso ajuda mesmo as pessoas?

Ficou claro para você o que não é e o que é marketing multinível?

O marketing multinível pode ser uma oportunidade para complementar a renda, mas principalmente pode ser a renda principal de muitas pessoas. E hoje ter um trabalho é muito importante, dada as taxas de desemprego no Brasil.

Veja só:

De acordo com o estudo “Perspectivas sociais e do emprego no mundo – tendências de 2017”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2017, a cada 3 novos desempregados no mundo, um será brasileiro.

A OIT estima que o Brasil terá 1,2 milhão de desempregados a mais na comparação com 2016, passando de um total de 12,4 milhões para 13,6 milhões, e chegará a 13,8 milhões em 2018.

Estes dados são preocupantes, não é mesmo? Mas hoje é possível visualizar saídas. E o marketing multinível pode ser uma luz no fim do túnel para quem está desempregado, necessita se realocar no mercado de trabalho ou de uma renda extra

É claro, não é a única saída. Mas, é uma possibilidade.

E digo isso baseado nos dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

De acordo com os estudos feitos por esta associação, a venda direta – e isso inclui o marketing multinível – o segmento apresentou estabilidade diante do atual cenário econômico e fechou o primeiro semestre de 2016 com R$19 bilhões em volume de negócios.

Ainda segundo o estudo, o número de revendedores segue positivamente estável com, aproximadamente, 4,3 milhões de pessoas.

Dessa forma, a venda direta e o marketing multinível é ideal pra aqueles que desejam ter um negócio próprio de baixo investimento, um trabalho flexível, que gosta de se relacionar com pessoas e que queiram ganhar uma renda extra com uma atividade profissional lucrativa.

No caso do marketing multinível, a geração de renda pode se estender por longo prazo, ao ganhar também pelas pessoas que fazem parte da rede que você constituiu.

Lembre-se: O foco é na venda dos produtos.

Mas pra aproveitar essa oportunidade, não basta se inserir neste mercado. É preciso saber vender produtos e convidar novas pessoas para fazer parte.

E para te ajudar sobre como vender marketing multinível, vou escrever um artigo focado nisso. Então, fica atento aqui no blog, beleza?

O que é marketing multinível?

Enquanto isso…

Eu tenho algumas dicas já para te ajudar a turbinar suas vendas no marketing multinível.

Se você quer conhecer mais técnicas de vendas, sugiro que leia os artigos aqui no Blog abaixo que complementam esse artigo sobre o que é marketing multinível. Clique para ler:

Se você está inseguro sobre como abordar seus clientes ou como eles podem reagir… Se você não se sente confortável com o processo de vendas, sugiro que participe da apresentação online onde eu falo sobre como eliminar o medo de vender e aumentar suas vendas sem incomodar ou chatear o cliente.

Clique AQUI para participar da apresentação online!


Créditos das imagens utilizadas nesse artigo: Freepick, Unsplash e Canvas.

Sites consultados: http://g1.globo.com/economia/noticia/oit-preve-que-n-de-desempregados-no-brasil-chegara-a-136-milhoes-em-2017.ghtml e http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,venda-direta-e-opcao-ao-desemprego,10000061429