Aumentar o Ticket Médio

Você já ouviu falar sobre Ticket Médio? Ou ao menos sabe quanto é o seu ticket médio?

Vamos lá, ticket médio é a quantia total de vendas dividido pelo número total de clientes, em outras palavras, é a quantia que cada cliente em média compra com você.

É bem simples de entender: Se você aumentar o ticket médio, quer dizer que seus clientes estão investindo mais com seus produtos ou serviços.

Para aumentarmos o ticket médio, você precisa oferecer versões mais completas, maiores, elaboradoras, especiais ou em maior quantidade do mesmo produto que o cliente já está levando.

Exemplos de como aumentar ticket médio

Quem nunca foi ao McDonald’s‎ ou outros restaurantes fast-food e ao fazer seu pedido, o atendente te contou que com mais 50 centavos você teria acesso a uma batata frita ou refrigerante maior?

A ideia é simples: O cliente já aceitou um combo de 20 reais (a média de um combo de sanduiche, refrigerante e batata frita do McDonald’s‎).

Comparado a 20 reais, o que é 50 centavos a mais ou a menos?

Essa é uma técnica simples: Aumenta o ticket médio em uma pequena quantia (mais 50 centavos) mais em larga escala (muitos clientes aceitam).

Também podemos ver aumento de ticket médio com grande aumento no preço como nas entradas vip em eventos e shows e as passagens aéreas de classe vip.

Nesses 2 casos, o ticket médio aumenta bastante porque são opções mais luxuosas em comparação com as opções normais.

Por isso, há uma menor conversão dos clientes que vão aceitar a oferta, ou seja, aumenta o ticket médio em altas quantias porém em menor escala.

Sempre temos clientes que podem e vão escolher a opção mais luxuosa caso seja oferecida, essa é a explicação de ingressos vip muitas vezes acabarem muito rápido.

Dicas para aumentar seu ticket médio

Eu já li algumas pesquisas que dizem que muitos clientes apenas não sabem sobre as opções mais completas dos seus produtos e serviços.

Oferecer essa opção vai com certeza aumentar seu ticket médio, suas vendas e deixar esses clientes mais felizes e satisfeitos com sua compra.

Analise a sua carteira de produtos e serviços e identifique quais estão relacionados.

Você tem um serviço com versão normal e uma versão mais mais completa, luxuosa ou maior?

Quando o cliente escolher a versão normal ou usual, sempre ofereça a mais completa em seguida.

Assim, com certeza você vai aumentar seu ticket médio.

Só não vale exagerar demais. Vou aproveitar e mostrar para você um exemplo muito legal de exagero.

Você já ouviu falar do Porta dos Fundos? É o maior canal brasileiro no Youtube com vários humoristas que criam vídeos abordando o nosso dia a dia.

Veja o vídeo abaixo onde eles abordam (exageradamente) o aumento do mix de produtos: