Conquistar o estágio de receber indicações de clientes é o objetivo de toda empresa. Quando seus Clientes e Prospects começam a indicar sua empresa para outros Clientes Potenciais, você começa a vender muito mais.
E receber indicações de clientes necessita de investimentos muito menores para divulgação.
Pesquisas sobre a lealdade do consumidor mostram que custa cinco vezes mais ganhar um novo cliente do que manter um já existente. Seus clientes estão satisfeitos? Se estão, podem se tornar uma grande fonte de indicação de novos clientes.
Todos devem utilizar a estratégia de desenvolver uma rede de contato, com clientes antigos, atuais e outras pessoas que não sejam clientes, para obterem indicações e conquistar novos negócios.
Sabemos que existem várias formas para estimular a propaganda boca a boca.
Mas como utilizar este incrível recurso de forma constante e receber muitas indicações de clientes?
Dicas para receber indicações de clientes
Dica 1 para receber indicações de clientes
Entregue serviços e produtos de qualidade para seus Clientes. A melhor forma de gerar confiança em seus Clientes é atender e superar às expectativas deles. Clientes satisfeitos fazem indicações por razões lógicas e por razões emocionais.
Um dos principais fatores para se conseguir indicações dos clientes atuais é identificar e explorar todas as oportunidades de contato no ciclo de vida do cliente, que o leve a acreditar que a sua empresa é confiável e que pode ser indicada aos seus conhecidos.
Dica 2 para receber indicações de clientes
Valorize a construção de sua marca em todos os momentos de interação com o seu Cliente ou Prospect.
Dica 3 para receber indicações de clientes
Utilize anúncios, artigos ou testemunhos para que seus prospects se familiarizem com seu negócio.
Dica 4 para receber indicações de clientes
Desenvolva mentalidade de solicitar indicações. O primeiro lugar para começar a trabalhar e receber indicações de Clientes é em seu pensamento e atitude.
Dica 5 para receber indicações de clientes
Entenda que as pessoas preferem falar e negociar com alguém que foi indicado por um amigo, parente ou conhecido.
Desta forma, acreditam que a fase de conquistar a confiança já foi atendida, pois ninguém indicará um serviço ou produto senão se sentir bem atendido.
Dica 6 para receber indicações de clientes
Seja um professor e não um vendedor. Ensine seus contatos a comprarem o que você vende, não só o produto ou serviço comercializado, mas a empresa também.
Entenda que uma negociação nem sempre será concretizada na hora. Mostre ao Cliente que você confia na sua empresa e que continuará a dar toda as informações e consultoria até ele decidir o momento certo para a compra.
Dica 7 para receber indicações de clientes
Em uma reunião de negócios, posicione-se a dar mais do que espera receber. Esta postura conquista a atenção das pessoas, a tensão diminui e a confiança aumenta.
Dica 8 para receber indicações de clientes
Crie laços com o Cliente em potencial. Identifique ideias comuns, gera confiança. Mostre com atitudes, que busca atender ao Cliente com a visão Nele. Que acredita que seu produto ou serviço irá atender às necessidades Dele.
Um processo de vendas não significa sentar na frente do Cliente e buscar arrancar a venda de uma única vez.
Dica 9 para receber indicações de clientes
Procure e forma uma equipe informal de “Agentes X’, que significam agentes influenciadores de outras pessoas que indicarão seus serviços ou produtos para a rede de relacionamento dele.
Ajudando que você possa receber indicações de Clientes.
Identifique as pessoas com que você se relaciona, que conhecem muitas pessoas que tenham perfil de seu público alvo e que gostem ou respeitem você.
Planeje uma abordagem onde solicitará que indique seus produtos ou serviços para receber indicações de clientes.
Dica 10 para receber indicações de clientes
Seja um Agente X para outras pessoas.
Ao perceberem que você vivencia o papel do Agente X, que atua multiplicando os negócios das pessoas que estão ao seu entorno, passará a receber muito mais indicações.
Dica 11 para receber indicações de clientes
Envie um agradecimento pessoal para os Clientes, Prospects ou Agentes X que indicarem um Prospect, concretizando a venda ou não.
Pode ser através de uma ligação telefônica, email, sms, post inbox no Facebook ou da forma mais eficiente que já inventaram: falando pessoalmente.
Dica 12 para receber indicações de clientes
Trate as pessoas que lhe indicam Clientes e informações como se fossem seus melhores Clientes. Mantenha sempre o vínculo ativo, com mensagens de natal, aniversário, etc.
Dica 13 para receber indicações de clientes
Solicite um depoimento positivo dos seus Clientes para que possa mostrar à Clientes Potenciais.
Pode ser em vídeo (gravado pelo celular ou câmera fotográfica que tenha recurso de vídeo), em voz (com um gravador de voz ou celular que tenha este recurso) ou por escrito.
Dica 14 para receber indicações de clientes
Peça indicações de Clientes para todas as pessoas. Diga claramente que a maior parte das sua vendas são realizadas através das indicações de outros Clientes, portanto a participação dele também será muito importante.
Pergunte quantas pessoas que tenham perfil do seu público alvo, ele poderá indicar. Se ele ficar em dúvida, diga que as pessoas normalmente indicam de 5 à 10 Clientes em potencial. E pergunta quantas ele indicará, 5 ou 10.
Essa pergunta empurrará ele para indicar pelo menos 5 pessoas. Diga que ele poderá ver na agenda do celular ou na caixa de emails, para lembrar dos nomes.
Se a pessoa não conseguir na hora, não desanime, diga que ligará no dia seguinte para buscar os nomes, telefones ou emails.
Dica 15 para receber indicações de clientes
Liste grupos segmentados de pessoas que podem gerar indicações para você. Seguem abaixo alguns grupos:
A – Clientes Ativos
B – Clientes Inativos
C – Novos Clientes – durante a negociação de vendas
D – Prospects
E – Concorrentes – busque alianças com empresas maiores, menores ou de outras regiões. Identifique algum diferencial que você tenha que será útil para o concorrente. Poderá existir alguma oportunidade, onde os concorrentes tenham dificuldades de atender e você poderá colaborar, gerando ganhos para todos: você, concorrente e Cliente.
F – Familiares, amigos e conhecidos
G – Colegas de trabalho
H – Fornecedores
I – Estranhos – ao conhecer alguém, a conversa poderá seguir para perguntas sobre o que se faz profissionalmente. Não hesite em ‘jogar o laço” e informar que caso ele conheça alguém que se encaixe em seu público alvo, que ficará muito feliz em ser indicado ou, quem sabe sabe, receber os dados de contato das pessoas.
Lista para receber indicações de clientes
Que tal relacionar os nomes de 10 pessoas de cada um dos 9 grupos acima? Serão 90 pessoas que poderão ser abordadas por você, para solicitar e receber indicações de clientes.
Você também pode listar outros grupos que não tenham sido citados acima.
Esta será uma lista quente de Agentes X.
Agora tem que ter atitude e entrar em contato com todas as pessoas. Prepare-se. Crie um bom script para abordagem e vá conqustar novos Clientes.
Este artigo foi escrito enquanto leio o livro Prospecção do Raúl Candeloro. Alguns trechos foram retirados do livro e outros foram escritos com minhas palavras e reflexões. Sugiro que leia o livro. Vai gostar.
Afinal, meu objetivo é que você Multiplique Vendas e Clientes.
Leia também esses artigos com dicas sobre como atrair clientes, são 10 dicas em cada parte:
- 30 Dicas para atrair mais clientes – Parte 1
- 30 Dicas para atrair mais clientes – Parte 2
- 30 Dicas para atrair mais clientes – Parte 3
Dica Bônus: O Livro das Vendas para empresários que querem aumentar as vendas
Tem muita gente que tem uma grande ideia, decide abrir sua própria empresa, confia que o seu produto/serviço é bom, mas quando o sonho de ser empresário se torna realidade, percebe que tem alguma coisa errada.
Aquela fila de clientes que esperava que fosse ter na porta todo dia ao abrir a empresa não está lá.
O telefone não toca com cliente querendo comprar.
E isso não melhora ao longo do dia.
Infelizmente essa é a realidade de vários empresários.
E se isso acontece com você, eu quero te falar que tem solução.
Eu escrevi um livro para você onde eu explico o que fazer para aumentar as vendas da sua empresa:
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Ótimo conteúdo, vou aplicar todas as dicas e depois falarei os resultados. Obrigado Er Vendas. Forte abraço.