Ter um bom currículo é, sem dúvida, muito importante para conseguir se destacar no mercado de trabalho.
Mas será que uma boa qualificação, experiência profissional vasta e cursos extracurriculares são os três pilares preponderantes para conseguir conquistar o chefe e os colegas de trabalho? A resposta é não!
A falta de controle emocional no ambiente de trabalho pode atrapalhar e muito um profissional que queira se sobressair no mercado.
“As empresas querem – e precisam – de pessoas equilibradas, que saibam administrar o que acontece com elas no trabalho e na vida pessoal”, explica Sergio Ricardo Rocha, coach, consultor e palestrante.
Existem dois fatores prejudiciais quando o profissional costuma exagerar nas emoções, ou seja, em momentos de estresse grita e fala palavrões, vive emburrado e trata mal os colegas:
“Isso afasta as pessoas, pois elas não querem receber esta energia ruim, conviver com alguém cheio de emoções descontroladas e por saberem que não terão com quem contar na hora da necessidade. Ou seja, em vez de reagirem bem, perderão o controle”, afirma Rocha.
O coach esclarece que dentro das instituições pouquíssimas atividades são realizadas isoladamente e, por este motivo, emoções exacerbadas e choros constantes geram problemas onde a produtividade é extremamente avaliada.
“Convivemos o tempo todo com pessoas e a realização de parte das tarefas normalmente depende de outras. Se não tiverem carinho e confiança em nós, enfrentaremos dificuldades”, diz.
Segundo ele, o chefe avaliará se esta pessoa prejudica o ambiente de trabalho, se está preparada para liderar pessoas em uma possível promoção e se pode confiar que ela realizará as tarefas necessárias, da melhor forma e dentro do prazo estabelecido.
“As pessoas são contratadas por conta das suas competências e habilidades e são demitidas por causa das suas atitudes e do relacionamento com as pessoas. Ninguém quer uma bomba relógio emocional por perto”, considera.
Sérgio cita que no livro “O Monge e o Executivo”, o autor James Hunt diz que devemos avaliar um relacionamento como se fosse uma conta bancária. Quando conhecemos alguém o saldo é nulo. Nossos comportamentos geram depósitos e retiradas.
“Todas as vezes que mantemos um relacionamento saudável com as pessoas, sendo calmos, gentis, confiáveis e tratando com respeito, significa que fazemos depósitos nesta conta bancária. Então o saldo vai ficando positivo”, informa.
Desse modo, quando somos grossos, indelicados, fracos e arrogantes, quebramos promessas e não valorizamos as outras pessoas. Fazemos retiradas e o saldo vai ficando negativo.
“Para cada retirada que fazemos, as pessoas só desculpam mesmo se fizermos quatro depósitos. Somos muito sensíveis, puxamos sempre a sardinha para nosso lado. Uma pessoa tende a acreditar que o que acontece com ela é muito mais forte e importante do que acontece com outras pessoas”, descreve Rocha.
Por isso, controle as emoções! O coach assegura que ao administrá-las estamos gerando produtividade, felicidade e autorrealização.
“Temos sucesso quando aprendemos a lidar com as situações e a viver emoções de maneira mais equilibrada. Aliás, não são apenas as nossas emoções, temos que aprender a lidar com as emoções das outras pessoas também”, salienta.
A melhor metodologia para aprender a identificar o comportamento, saber onde está, para aonde quer chegar (o que quer se tornar), quais seus pontos fortes, como contornar possíveis obstáculos e como criar uma rota de ação para o seu sucesso é a de coaching.
“Quanto mais rápido entendemos como nossos valores, pontos fortes e de melhoria, motivações pessoais e profissionais potencializam ou limitam os nossos resultados, mais efetivas serão nossas ações para eliminar/minimizar improdutividade e desenvolver pontos positivos”, garante Sergio Ricardo Rocha.
Entrevista publicada no site Vila Mulher.
Por Stefane Braga (MBPress)
http://vilamulher.terra.com.br/a-importancia-de-manter-o-controle-emocional-no-ambiente-de-trabalho-5-1-38-789.html
http://vilamulher.terra.com.br/a-importancia-de-manter-o-controle-emocional-no-ambiente-de-trabalho-5-1-38-789.html
Se ficou interessado em técnicas comportamentais, indico ler esses artigos também:
http://sergioricardorocha.com.br/livro-o-monge-e-o-executivo-desenvolvendo-relacionamentos/
http://sergioricardorocha.com.br/equilibrio-emocional-e-o-maior-tesouro/
Dica Bônus: O Livro das Vendas para empresários que querem aumentar as vendas
Tem muita gente que tem uma grande ideia, decide abrir sua própria empresa, confia que o seu produto/serviço é bom, mas quando o sonho de ser empresário se torna realidade, percebe que tem alguma coisa errada.
Aquela fila de clientes que esperava que fosse ter na porta todo dia ao abrir a empresa não está lá.
O telefone não toca com cliente querendo comprar.
E isso não melhora ao longo do dia.
Infelizmente essa é a realidade de vários empresários.
E se isso acontece com você, eu quero te falar que tem solução.
Eu escrevi um livro para você onde eu explico o que fazer para aumentar as vendas da sua empresa:
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Tema do Encontro com a Fátima hoje, grande verdade.. sem bom relacionamento sabendo que a equipe se integra em pessoas e que a equipe bem integrada é tudo para desenvolvimento e competitividade.
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Boa noite !
Fica bem claro de que devemos exercer o poder da paciência, realmente somos avaliados todos os dias por nossas atitudes.
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O controle emocional no trabalho é assunto moderno, atual, e que está mudando muitos ambientes de trabalho e os resultados estão aparecendo com melhorias de produtividade. Ainda há muitas empresas e empresários que acreditam que a repressividade é o melhor motor da produção. Este assunto é importantíssimo desde o ponto de vista de melhoria profissional até o da melhoria “politico-empresarial”.
Abraço Sérgio Rocha e a todos que leram estas linhas.