# 11 Dica para atrair clientes: ÁREAS QUENTES
O metro quadrado da loja tem que render muito, diz Katia Bello, da Opus Design. Para usar o fluxo de pessoas a seu favor, você precisa, primordialmente, gerenciar os pontos mais quentes da loja.
São essas áreas que receberão os produtos mais rentáveis e os kits promocionais ou itens de descontos mais agressivos.
# 12 Dica para atrair clientes: MAIS POR MENOS
Entregue ao consumidor mais pelo mesmo preço que ele costumava pagar e crie opções mais econômicas.
Disposta a manter o movimento de seus restaurantes e atrair o público feminino, a rede Parmê somou ao seu bufê de massas e ao rodízio de pizza uma farta mesa de saladas, sem alterar o preço. ‘Enquanto o setor sentiu uma queda no movimento de 10%, nós conseguimos manter o número de clientes’, conta Luiz Antonio Jaeger, diretor de operações.
A rede instituiu, ainda, um menu mega econômico, com quatro pratos a R$ 6,90. ‘A aceitação superou as expectativas. Das 4 mil refeições servidas em uma das lojas, 700 são do novo cardápio.’
# 13 Dica para atrair clientes: EMBALAGENS NA MEDIDA
A ordem, para se adaptar ao momento, é evitar excesso de caixas e cartuchos e apostar em embalagens menores. ‘Quanto menos desperdício, melhor’, diz Beth Furtado, da Alia Consultoria de Marketing.
Foi o que fez Cristiana Beltrão, dos restaurantes Bazzar, do Rio de Janeiro, que reduziu a quantidade dos molhos e coberturas da marca, de 450g para 270g. ‘Estudamos o tempo de uso de cada produto e sua validade e, depois de muita pesquisa, constatamos que o giro seria maior e o desperdício menor’, afirma Cristiana. Em tempo: os produtos passaram a custar 26% menos.
# 14 Dica para atrair clientes: PLANO B
Crie uma nova linha de produtos mais em conta para atender o seu próprio consumidor, disposto a gastar menos, e para conquistar outras fatias de mercado.
No final de 2008, a Mahogany Cosméticos colocou nas prateleiras quatro fragrâncias de sabonete líquido em embalagens de um litro, a R$ 25. A versão tradicional, de R$ 420 ml, custa R$ 17. O sabonete tamanho família já responde por 10% das vendas.
# 15 Dica para atrair clientes: NOVOS CANAIS
Firmar parcerias com outros varejistas pode ser um canal para multiplicar os pontos-de-venda sem nenhum investimento adicional, de acordo com o consultor Brian Dyches.
Os vales-presentes, por exemplo, podem ser comercializados fora da loja de origem e ganhar espaço na gôndola próxima ao caixa do supermercado, na floricultura, na livraria ou em qualquer outro ponto de circulação de seu público-alvo.
“A prática foi adotada no varejo americano e resultou em um aumento considerável das vendas”, diz Dyches.
# 16 Dica para atrair clientes: SOLUÇÃO COMPLETA
Hoje o cliente não busca um produto, ele espera resolver um problema, seja o jantar do fim de semana ou o traje completo da próxima balada.
Os varejistas podem aproveitar o conceito para fazer a chamada venda cruzada: no mesmo lugar em que está o macarrão também podem ser oferecidos o molho de tomate e o queijo ralado. ‘A receita vale para todas as categorias, mas principalmente para moda, beleza e decoração’, afirma Katia Bello, da Opus Design.
# 17 Dica para atrair clientes: AÇÃO SOCIAL
‘A prática do varejo consciente é cada vez mais valorizada’, diz Fernando Lucena, presidente do Grupo Friedman, consultoria especializada em varejo.
Cristiana Beltrão, sócia dos restaurantes Bazzar, criou há três meses o Prato Solidário, uma receita que indica a procedência das matérias-primas e divulga uma obra social à qual a receita está associada.
‘Metade do lucro líquido do prato é revertido à comunidade, o que tem levado boa parte dos clientes a migrarem para o menu social’, afirma Cristiana.
# 18 Dica para atrair clientes: ATENDIMENTO FLEXÍVEL
# 19 Dica para atrair clientes: NO MESMO BARCO
Faça parcerias com seus fornecedores. A iniciativa permitirá oferecer ao consumidor produtos e serviços mais em conta.
Para driblar a baixa das vendas na área de turismo, a operadora de viagens Lux Travell, de São Paulo, intensificou suas parcerias com companhias aéreas e hotéis. ‘De janeiro para cá, oferecemos pacotes com o segundo passageiro grátis, cortesia da passagem de volta e custo zero para as crianças’, conta o sócio Cláudio Jardim.
O resultado foi um aumento nas vendas de 33% em relação ao mesmo período de 2008.
# 20 Dica para atrair clientes: SENSO DE URGÊNCIA
O consumidor precisa ter a certeza de que o momento de compra é aquele e que, se deixar para amanhã, perderá uma boa oportunidade.
‘Na dúvida, a pessoa fica paralisada e não compra. Por isso, há necessidade de se criar uma ação atraente aos olhos do público’, diz Dyches, do Retail Design Institute.
Para gerar fluxo pontual de clientes, a rede de farmácias Pague Menos lançou o Caminhão de Ofertas, uma carreta abarrotada de produtos, instalada uma vez por mês em frente a uma unidade da rede.
‘Vendemos em um fim de semana 30 mil pacotes de fraldas, o equivalente a um mês de movimento de uma loja’, conta Patriciana Rodrigues, diretora comercial da Pague Menos. Mas, para dar resultado, os preços devem ser agressivos.
RESUMO – #11 a #20 DICAS PARA ATRAIR MAIS CLIENTES:
#11 Dica para atrair mais clientes – Áreas Quentes
#12 Dica para atrair mais clientes – Mais por Menos
#13 Dica para atrair mais clientes – Embalagens na Medida
#14 Dica para atrair mais clientes – Plano B
#15 Dica para atrair mais clientes – Novos Canais
#16 Dica para atrair mais clientes – Solução Completa
#17 Dica para atrair mais clientes – Ação Social
#18 Dica para atrair mais clientes – Atendimento Flexível
#19 Dica para atrair mais clientes – No mesmo Barco
#20 Dica para atrair mais clientes – Senso de Urgência
Veja os outros 2 artigos que fazem parte das 30 dicas para atrair mais clientes. Clique nos links abaixo:
Por Katia Simões
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81832-17203-2,00-DICAS+PARA+ATRAIR+O+CONSUMIDOR+EM+TEMPOS+DE+CRISE.html
Link permanente
inaugurei uma lojinha pequena de cosmeticos, mas o movimento e muito froco.
gostaria de pedir uma dica, o que devo fazer para chamar atençao do publico para a loja?
obrigada!