Como gerar valor para o cliente – Casos Reais

Como gerar valor para o cliente – Casos Reais

Eu falo muito sobre como gerar valor para o cliente é importante… Mas, como gerar valor?

Antes de tudo, deixa eu te lembrar a diferença entre preço e valor:

Preço é referente ao dinheiro, quanto o que o cliente paga.

Valor são as experiências, vantagens e tudo o que o cliente recebe pelo preço que está pagando.

Como gerar valor?

Eu escolhi produtos e serviços comuns que, normalmente, as pessoas têm dificuldade em identificar como gerar valor ao acreditar que é “tudo a mesma coisa”.

Também me preocupei em escolher produtos e serviços do dia a dia.

Vamos aos exemplos:

Como gerar valor para batata

Isso aí, como gerar valor para vender batata. Eu queria começar os exemplos com o produto mais simples e comum possível: batata.

Eu gosto muito da Hortifruti.

“Atualmente, a Hortifruti é a maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil. […] Se antigamente ia-se à feira, à quitanda, ou ao mercadinho, hoje todo mundo vai à Hortifruti”.

“Somos a primeira e única Hortifruti. Criamos um jeito diferente de oferecer o frescor das feiras com a praticidade dos grandes mercados. E nosso compromisso é levar sempre até a sua mesa o que a natureza tem de melhor, com frutas, legumes e verduras fresquinhos e o sorriso que não pode faltar.”

– Trechos retirados da página Quem Somos e Nossa História do site oficial da Hortifruti.

Eu sou fã da forma como a Hortifruti se comunica. Eles criam diversas paródias com suas frutas. Veja abaixo 2 exemplos das paródias com as batatas que o Hortifruti cria:

Como gerar valor - Batatas do Caribe

Como gerar valor para o cliente - batatman

Mas não é só com a forma de comunicação e marketing que a Hortifruti gera valor.

Como gerar valor – Hortifruti

Os legumes, hortaliças e frutas do Hortifruti são bonitos e vistosos, além de durar mais tempo na geladeira.

Como eles conseguem manter essa qualidade em alta?

Primeiro: A noite, os produtos são retirados das bancas e colocadas em freezers para manter a qualidade.

Segundo: Eles tem o compromisso de trazer produtos frescos, olha só um banner que eu encontrei quando fui no Hortifruti semana passada:

Como gerar valor para o cliente - colhemos ontem para você

Além disso, a Horifruti patrocina vários eventos e campanhas, mas vou citar apenas uma aqui: 5 ao dia.

“5 ao dia é um programa para lembrar você de comer, no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças, todos os dias. Uma campanha que já é sucesso no mundo todo e que agora está disponível para os brasileiros antenados em saúde.

Baseado em pareceres da Organização Mundial de Saúde, comer 5 porções diárias de frutas ou hortaliças podem ajudar a reduzir o risco de várias enfermidades como o câncer e doenças do coração. Esses alimentos contêm vitaminas, fibras, minerais e ainda outras substâncias que nos ajudam a viver mais e melhor.

Além disso, quando você come frutas e hortaliças, evita comidas gordurosas e industrializadas que não fazem bem para sua saúde. Quer motivo melhor para começar agora mesmo a fazer o 5 ao dia?”

– Trechos retirados do site 5 ao dia

E para ajudar o cliente e consumidor a participar do 5 ao dia, cada fruta, legume e hortaliça tem uma plaquinha com o nome do produto, a cor referente ao 5 ao dia, além dos benefícios do produto.

Olha só algumas das fotos que eu tirei lá no Hortifruti:

Como gerar valor para o cliente - 5 ao Dia

Como gerar valor para o cliente - 5 ao Dia

Como gerar valor para caixas de leite

Nos exemplos da Hortifruti, a geração de valor foi criada na: Comunicação, garantia de qualidade e entrega de informações.

Agora, vou falar como gerar valor criando experiências positivas em um produto muito simples: Caixa de Leite.

No verso da caixa de leite elegê, a empresa coloca pequenas histórias sobre carinho, atenção e amor, gerando uma experiência positiva no cliente:

Como gerar valor para o cliente - Caixa de Leite

Além disso, na lateral da caixa tem um espaço para você escrever e deixar um recado, fazendo você interagir com o produto:

Como gerar valor para o cliente - Caixa de Leite

A Elegê podia ter usado esses espaços de todas as formas possíveis, mas escolheu gerar experiências para o cliente e consumidor, gerando valor.

Como gerar valor para consultórios de dentistas

O que eu vou falar agora é baseado na experiência de ser cliente de dentistas, além de ter mais de 70 alunos dentistas.

A maior parte dos dentistas se preocupa com a melhor estrutura técnica para cuidar da saúde bucal do paciente.

Mas também deveriam cuidar da pessoa, da experiência do cliente como um todo.

Para resolver isso, olha a incrível geração de valor de um de nossos alunos:

Como gerar valor para o cliente - dentista

Com a possibilidade de escolher um filme, série ou até mesmo um show para assistir durante o tratamento, o cliente tem uma distração e se concentra em algo diferente ao tratamento.

Isso permite que o cliente fique menos nervoso com o tratamento, o tempo passa mais rápido e a sua atenção e concentração fiquem direcionadas a algo que ele goste.

Como gerar valor para escadas

Esse exemplo aconteceu ontem comigo.

Eu e minha esposa fomos comprar uma escada e olha só o que encontramos:

Como gerar valor - escadas

Como gerar valor - escadas

Como gerar valor - escadas

Como gerar valor - escadas

Esse folder frente e verso estava na escada, aqui podemos ver:

  • Informações técnicas: Medidas, capacidade de carga e composição.
  • Geração de valor: Garantia de 6 meses, selo de segurança Inmetro, avisos, instruções de uso (como abrir, fechar e usar), como limpar e conservar o produto.
  • Bem colorido para chamar a atenção para as informações.

Eu fiz um vídeo onde abordo esses exemplos de como gerar valor mais profundamente, clique no meio da imagem abaixo para assistir ao vídeo:

Atenção: A empresa Dr. Vendas não está recebendo nada por esse conteúdo. O objetivo desse artigo e vídeo é demonstrar como gerar valor mostrando exemplos e casos sobre empresas reais e existentes.

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