Eu falo muito sobre como gerar valor para o cliente é importante… Mas, como gerar valor?
Antes de tudo, deixa eu te lembrar a diferença entre preço e valor:
Preço é referente ao dinheiro, quanto o que o cliente paga.
Valor são as experiências, vantagens e tudo o que o cliente recebe pelo preço que está pagando.
Como gerar valor?
Eu escolhi produtos e serviços comuns que, normalmente, as pessoas têm dificuldade em identificar como gerar valor ao acreditar que é “tudo a mesma coisa”.
Também me preocupei em escolher produtos e serviços do dia a dia.
Vamos aos exemplos:
Como gerar valor para batata
Isso aí, como gerar valor para vender batata. Eu queria começar os exemplos com o produto mais simples e comum possível: batata.
Eu gosto muito da Hortifruti.
“Atualmente, a Hortifruti é a maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil. […] Se antigamente ia-se à feira, à quitanda, ou ao mercadinho, hoje todo mundo vai à Hortifruti”.
“Somos a primeira e única Hortifruti. Criamos um jeito diferente de oferecer o frescor das feiras com a praticidade dos grandes mercados. E nosso compromisso é levar sempre até a sua mesa o que a natureza tem de melhor, com frutas, legumes e verduras fresquinhos e o sorriso que não pode faltar.”
– Trechos retirados da página Quem Somos e Nossa História do site oficial da Hortifruti.
Eu sou fã da forma como a Hortifruti se comunica. Eles criam diversas paródias com suas frutas. Veja abaixo 2 exemplos das paródias com as batatas que o Hortifruti cria:
Mas não é só com a forma de comunicação e marketing que a Hortifruti gera valor.
Como gerar valor – Hortifruti
Os legumes, hortaliças e frutas do Hortifruti são bonitos e vistosos, além de durar mais tempo na geladeira.
Como eles conseguem manter essa qualidade em alta?
Primeiro: A noite, os produtos são retirados das bancas e colocadas em freezers para manter a qualidade.
Segundo: Eles tem o compromisso de trazer produtos frescos, olha só um banner que eu encontrei quando fui no Hortifruti semana passada:
Além disso, a Horifruti patrocina vários eventos e campanhas, mas vou citar apenas uma aqui: 5 ao dia.
“5 ao dia é um programa para lembrar você de comer, no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças, todos os dias. Uma campanha que já é sucesso no mundo todo e que agora está disponível para os brasileiros antenados em saúde.
Baseado em pareceres da Organização Mundial de Saúde, comer 5 porções diárias de frutas ou hortaliças podem ajudar a reduzir o risco de várias enfermidades como o câncer e doenças do coração. Esses alimentos contêm vitaminas, fibras, minerais e ainda outras substâncias que nos ajudam a viver mais e melhor.
Além disso, quando você come frutas e hortaliças, evita comidas gordurosas e industrializadas que não fazem bem para sua saúde. Quer motivo melhor para começar agora mesmo a fazer o 5 ao dia?”
– Trechos retirados do site 5 ao dia
E para ajudar o cliente e consumidor a participar do 5 ao dia, cada fruta, legume e hortaliça tem uma plaquinha com o nome do produto, a cor referente ao 5 ao dia, além dos benefícios do produto.
Olha só algumas das fotos que eu tirei lá no Hortifruti:
Como gerar valor para caixas de leite
Nos exemplos da Hortifruti, a geração de valor foi criada na: Comunicação, garantia de qualidade e entrega de informações.
Agora, vou falar como gerar valor criando experiências positivas em um produto muito simples: Caixa de Leite.
No verso da caixa de leite elegê, a empresa coloca pequenas histórias sobre carinho, atenção e amor, gerando uma experiência positiva no cliente:
Além disso, na lateral da caixa tem um espaço para você escrever e deixar um recado, fazendo você interagir com o produto:
A Elegê podia ter usado esses espaços de todas as formas possíveis, mas escolheu gerar experiências para o cliente e consumidor, gerando valor.
Como gerar valor para consultórios de dentistas
O que eu vou falar agora é baseado na experiência de ser cliente de dentistas, além de ter mais de 70 alunos dentistas.
A maior parte dos dentistas se preocupa com a melhor estrutura técnica para cuidar da saúde bucal do paciente.
Mas também deveriam cuidar da pessoa, da experiência do cliente como um todo.
Para resolver isso, olha a incrível geração de valor de um de nossos alunos:
Com a possibilidade de escolher um filme, série ou até mesmo um show para assistir durante o tratamento, o cliente tem uma distração e se concentra em algo diferente ao tratamento.
Isso permite que o cliente fique menos nervoso com o tratamento, o tempo passa mais rápido e a sua atenção e concentração fiquem direcionadas a algo que ele goste.
Como gerar valor para escadas
Esse exemplo aconteceu ontem comigo.
Eu e minha esposa fomos comprar uma escada e olha só o que encontramos:
Esse folder frente e verso estava na escada, aqui podemos ver:
- Informações técnicas: Medidas, capacidade de carga e composição.
- Geração de valor: Garantia de 6 meses, selo de segurança Inmetro, avisos, instruções de uso (como abrir, fechar e usar), como limpar e conservar o produto.
- Bem colorido para chamar a atenção para as informações.
Eu fiz um vídeo onde abordo esses exemplos de como gerar valor mais profundamente, clique no meio da imagem abaixo para assistir ao vídeo:
Atenção: A empresa Dr. Vendas não está recebendo nada por esse conteúdo. O objetivo desse artigo e vídeo é demonstrar como gerar valor mostrando exemplos e casos sobre empresas reais e existentes.