O Coaching de Vendas é a melhor metodologia para conquistar grandes resultados de vendas.
Já sabemos como está os tempos atuais, o aumento de competitividade e grande pressão por resultados é uma constante.
Vivemos em um momento em que os talentos são disputados pelas empresas, necessitando a preparação de substitutos.
Este cenário de mudanças é tão rápido, que necessita de gestores maleáveis e adaptáveis para conduzirem as suas empresas neste mundo de transformações.
Crescer sempre, independente do que aconteça – Novo mantra empresarial.
Mas o mercado transborda de profissionais que ainda não tem a qualificação necessária para estes novos tempos, pois novas exigências se fazem necessárias. O foco no desempenho e no resultado positivo cria uma demanda que não é fácil atender.
O Coaching foca no aumento de performance. No futuro.
E a área que mais evidencia a diferença no desempenho é a área de vendas. Por isso, o Coaching de Vendas faz tanta diferença.
O Coaching de Vendas utiliza a metodologia do Coaching, junto com as melhores estratégias e técnicas de vendas.
Vou falar sobre o Coaching, que é a metodologia que permite otimizar as performances pessoais e profissionais.
Possibilita, se for a necessidade, conectar as necessidades individuais com o desempenho empresarial, onde o Coach estimula e apóia o Cliente na busca de autoconhecimento para identificar seus pontos fortes, que serão fundamentais para conquista de determinados objetivos.
Desta forma, o Coaching gera foco no objetivo e estimula a ação direcionada para o foco, gerando os resultados esperados e previamente planejados.
É importante esclarecer que o Coach (profissional habilitado e treinado na metodologia de Coaching) não apresenta as respostas para o Cliente. O Coach utiliza um conjunto de técnicas, modelos e ferramentas, que estimulam o Cliente a buscar as respostas dentro de si.
Isto é, quando o Cliente é levado a refletir sobre a sua vida, necessidades percebidas, problemas identificados, desejos e objetivos sonhados, ele consegue avaliar o peso da situação em que vive.
Muitas vezes vivenciamos determinadas situações, onde pensamos que os reflexos são pequenos, mas ao analisar de acordo com um conjunto de técnicas, podemos refletir, que às vezes, determinadas situações são altamente prejudiciais.
Este entendimento funciona como fator impulsionador para que o Cliente entenda onde está e qual é a sua situação atual. Fatores importantes no coaching. Em seguida o Coach conduz e apóia o Cliente para entender onde ele quer chegar, o que quer conquistar.
Desta forma define qual será a sua situação ideal, o alvo, o objetivo.
Então, o Coach estimula o Cliente a identificar quais são os seus pontos fortes e como utilizá-los para atingir o objetivo.
Perceba que o Coach não apresentou as respostas e nem julgou saber mais que o Cliente. Mas atuou como um condutor, um apoiador do Cliente, estimulando que ele busque as respostas dentro dele.
Esta metodologia de estimular o Cliente a buscar as respostas dentro de si, fazem com que as respostas estejam alinhadas com as crenças e valores do Cliente. Que sejam confeccionadas da forma que o próprio Cliente pensa e acredita.
Também fazem com que ele esteja comprometido com a solução, pois foi ele, o próprio Cliente, que definiu o problema, onde quer chegar, quais pontos fortes utilizar e como chegar.
Logo, o Cliente entende que é o dono do problema e da solução. E que o Coach é apenas um companheiro de viagem, um coadjuvante.
Então, você perguntará – Como o Coaching de Vendas pode ajudar a minha empresa, Sergio Ricardo?
O Coaching de Vendas ajudará a sua empresa ao utilizar o processo de Coaching, direcionado para o processo de vendas. Isto é o Coaching de Vendas.
O processo de Coaching sendo utilizado no processo de negociação, onde o Cliente é conduzido pelo Coach (Vendedor) a buscar as respostas dentro de si.
Abordei o processo de Coaching, que é uma metodologia incrível, de forma muuiittoo resumida ali em cima, é necessário mais informações para entendê-lo melhor, mas já é possível compreender a incrível força que ela transmite.

Implantação do Processo de Coaching de Vendas
1º Parte – Coaching de Vendas
Na primeira parte da implantação de um processo de Coaching de Vendas, busco gerar um autoconhecimento na empresa e nos vendedores.
Entender qual é o cenário atual e onde querem chegar. Às vezes, estas definições estão em desalinho.
A empresa avalia estar em uma situação e quer chegar em determinado lugar e a equipe de colaboradores avalia que a empresa está em outra situação e têm outros objetivos.
A geração de uma visão única já se torna um grande ganho, pois todos compreendem o momento atual e seguem na mesma direção para o objetivo comum.
2º Parte – Coaching de Vendas
Na segunda parte, implanto um processo de Coaching na equipe de vendedores para que eles tenham um autoconhecimento real, de onde estão, para onde querem ir, quais pontos fortes devem utilizar e como chegar lá.
Este autoconhecimento permitirá a preparação de um plano para a construção de um próximo ciclo de vida. Mais produtivo e feliz, pois viabilizará a conquista de sonhos e objetivos.
Com o coaching de vendas eles aprenderão a identificar os seus padrões comportamentais.
Entenderá como reage ao mundo, fortalecerá padrões positivos e alterará comportamentos que não são produtivos. Refletirá sobre os seus objetivos e os seus pontos fortes que irão colaborar em suas conquistas.
Será muito produtivo se a empresa decidir realizar o processo de Coaching Executivo ou Líder Coach em seus líderes – diretores, gerentes, supervisores. Não é obrigatório, mas permitirá o máximo em ganho de produtividade e melhora de resultados.
Imagine a equipe voando alto, realizando procedimentos de alta performance, alterando seus comportamentos para o sucesso e conduzindo os cliente a identificarem e apresentarem as soluções, que a equipe de vendas pode atender.
Porém quando interagirem com a liderança, receberem um balde de água fria, pois os líderes não estarão preparados para promoverem o crescimento dos seus liderados.
Se a liderança e a equipe estiverem alinhadas com a metodologia de coaching, a empresa poderá contar com o máximo de ganho de produtividade. Será o supra sumo da superação.
3º Parte – Coaching de Vendas
Na terceira parte do coaching de vendas, a equipe é treinada para realizar o processo de Coaching com o Cliente, onde o Vendedor (Coach) buscará entender o estado atual do Cliente, o que ele busca (estado ideal) e como buscar as respostas dentro dele.
Quando o Cliente é levado a refletir sobre o seu problema ou necessidade de várias formas, poderá se aprofundar na situação, tendo uma visão real dos impactos que recebe em sua vida.
O Vendedor será treinado para argumentar com “foco no problema” e não com “foco na solução”.
O Vendedor realizará perguntas para que o Cliente, com suas próprias, apresente claramente os seus problemas e necessidades e também as soluções.
Este artigo foi pensado em oferecer uma visão da utilização do Coaching de Vendas para as empresas. Clique no link abaixo para conhecer mais sobre o coaching de vendas: