Conhecemos o cenário atual, em que o aumento de competitividade e pressão por resultados é uma constante. Vivemos em um momento em que os talentos são disputados pelas empresas, necessitando a preparação de substitutos.
Este cenário de mudanças é tão rápido que pede por gestores maleáveis e adaptáveis para conduzirem as suas empresas neste mundo de transformações.
Mas o mercado transborda de profissionais que ainda não têm a qualificação necessária para estes novos tempos, pois novas exigências se fazem necessárias. O foco no desempenho e no resultado positivo cria uma demanda que não é fácil atender.
E a área que mais evidencia a diferença no desempenho é a área de vendas.
Por isso, o Coaching de Vendas faz tanta diferença. “O Coaching de Vendas utiliza a metodologia do Coaching, junto com as melhores estratégias e técnicas de vendas”, explica Sergio Ricardo Rocha, coach, consultor empresarial e palestrante.
O coaching é uma metodologia que permite otimizar as performances pessoais e profissionais, possibilitando conectar as necessidades individuais com o desempenho empresarial.
O coach estimula e apóia o cliente na busca de autoconhecimento para identificar seus pontos fortes, que serão fundamentais para a conquista de determinados objetivos.
“É importante esclarecer que o coach, profissional habilitado e treinado na metodologia de coaching, não apresenta as respostas para o cliente. Ele utiliza um conjunto de técnicas, modelos e ferramentas que estimulam o cliente a buscar as respostas dentro de si” explica o especialista, Sergio.
Isto é, quando o cliente é levado a refletir sobre a sua vida, necessidades percebidas, problemas identificados, desejos e objetivos sonhados, ele consegue avaliar o peso da situação em que vive.
Muitas vezes vivenciamos determinadas situações em que pensamos que os reflexos são pequenos, mas ao analisar de acordo com um conjunto de técnicas, podemos refletir que determinadas situações são altamente prejudiciais.
Este entendimento funciona como fator impulsionador para que o cliente entenda qual é a sua situação atual.
Em seguida o coach conduz e apóia o cliente para entender onde ele quer chegar, o que quer conquistar. Desta forma define qual será a sua situação ideal, o alvo, o objetivo.
Então, o coach estimula o cliente a identificar quais são os seus pontos fortes, como utilizá-los para atingir o objetivo e como potencializá-los.
“Perceba que o coach não apresentou as respostas e nem julgou saber mais que o cliente, mas atuou como um condutor, um apoiador, estimulando que o cliente busque as respostas dentro dele”, exalta Rocha.
Esta metodologia de estimular o Cliente a buscar as respostas dentro de si, faz com que as respostas estejam alinhadas com as crenças e valores do cliente, que sejam confeccionadas da forma que ele próprio pensa e acredita.
Também faz com que ele esteja comprometido com a solução, pois foi ele mesmo que definiu o problema, aonde quer chegar, quais pontos fortes utilizar e como chegar.
Logo, o cliente entende que ele é o dono do problema e da solução e que o coach é apenas um companheiro de viagem, um coadjuvante. Esse é o poder do Coaching.
Para entender mais um pouco sobre o Coaching assista esse vídeo:
http://sergioricardorocha.com.br/video-simples-sobre-coaching/
Leia mais sobre sobre o Coaching de Vendas no link abaixo:
http://sergioricardorocha.com.br/coaching-de-vendas/