Normalmente, quando abrimos um novo negócio, precisamos trabalhar com pouco investimento. Por isso, é muito importante focar nas ações que geram vendas rápidas.
Então, eu separei 6 passos para alavancar as vendas rapidamente para você que está abrindo um novo negócio.
Para deixar algumas dicas mais claras, eu vou citar exemplos relacionados ao mercado de assessoria de casamento.
Atenção – Os 6 passos desse artigo funcionam mesmo se:
- Você não trabalha com assessoria de casamento;
- Você não está abrindo um novo negócio, mas quer aumentar as vendas rápido;
- Você está vivendo em uma crise nesse exato momento.
Como vender em um novo negócio – Passo 1 – A Marca
Antes de tudo, precisamos trabalhar a marca.
Quando eu falo sobre marca, não quero falar apenas do nome do seu negócio.
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Logo
A logo é muito importante para definir a sua marca.
Tem vários sites que fazem logos de graça com modelos pré-prontos.
Também tem sites de Freelancers que podem fazer a sua logo por um baixo investimento. Exemplos: www.freela.com.br e www.workana.com
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E-mails
Caso você queira ter uma presença na internet (O que é fundamental nos dias de hoje), outro fator fundamental para profissionalizar a sua marca é parar de usar e-mails de hotmail e gmail.
Use e-mails corporativos como: [email protected]
Deixe-me usar um exemplo: [email protected] é muito mais profissional que [email protected], concorda comigo?
Para isso é preciso comprar um domínio (um endereço de site) que tem o investimento de 30 reais por ano, mais ou menos.
Não vou abordar aqui a parte técnica para fazer o e-mail, há vários guias e tutoriais no Google para isso. Aqui estamos abordando como iniciar as vendas de um novo negócio, beleza?
Muita atenção aqui: A sua empresa pode ser pequena, mas ela não precisa parecer pequena. Você pode ter uma empresa com uma estrutura legal, mesmo que seja pequena.
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Cartões de Visita
Outro cuidado são com os cartões de visita, ainda muito usados nos dias de hoje também.
Eles precisam ter uma apresentação profissional.
Para fazer seus cartões de visita, tem vários Freelancers que podem fazer o design do seu cartão e uma gráfica próximo de você pode cuidar da impressão.
Como vender em um novo negócio – Passo 2 – Comunicação
Como eu disse lá em cima, uma presença na internet é muito importante.
Segundo algumas pesquisas de 2014 e 2015 aproximadamente 50% dos brasileiros estão acessando a internet.
Quando um cliente quer fazer uma compra, a maior parte das vezes o cliente faz primeiro uma pesquisa pela internet.
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Fanpage – Página do Facebook
É possível estar na internet com investimento ZERO: Faça uma fanpage no Facebook.
Atenção: Fanpage é diferente de um perfil no Facebook. A fanpage é uma página no Facebook desenvolvida para oferecer a estrutura e ferramentas necessárias para se apresentar como uma pessoa jurídica (uma empresa) para a rede social.
Pelas regras do Facebook, é proibido e motivo de bloqueio usar um perfil comum do Facebook como uma pessoa jurídica.
Ao fazer sua fanpage, você pode configurar para ter o endereço: www.facebook/suamarca
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Blog ou Site
Acredito que um blog seja uma das mais importantes formas de criar presença na internet e se comunicar com seu cliente.
Um blog é exatamente onde você está agora. Um blog contém páginas e artigos que geram conteúdo e valor para o leitor.
Um site ou website é mais institucional. É como um cartão de visitas digital da sua empresa.
É muito comum empresas contratarem agências para construir e manter um blog profissional, mas não estamos abordando a parte técnica aqui, ok?
Como vender em um novo negócio – Passo 3 – Conteúdo com dicas
Antes de falarmos 2 grandes formas de gerar conteúdo com dicas, deixe-me explicar porque você deve gerar conteúdo, ok?
Muitos profissionais ficam com receio de gerar conteúdo de valor por causa da concorrência ou porque vai fazer o cliente deixar de comprar.
Esse pensamento não reflete a realidade.
Quando você produz e compartilha o que você sabe, várias coisas acontecem como:
- Você mostra para os clientes que você realmente sabe sobre o que está falando ou que seu produto realmente é bom;
- Você mostra que se importa com o cliente;
- Você ajuda as pessoas e isso te diferencia totalmente do mercado que “só quer empurrar produtos e serviços para os clientes”
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Artigos
Como você viu aqui em cima, um blog permite a criação de artigos. (Nesse exato momento você está lendo um artigo!)
É um conteúdo que gera interesse e informações importantes para você.
Artigos também trazem potenciais clientes para dentro do meu site. O cliente pesquisa o que precisa no Google e entra no blog para ler nossos artigos.
A maior parte dos nossos clientes e alunos me conheceram graças aos artigos postados aqui no blog e aos vídeos no meu canal no Youtube.
Eu acredito que 4 artigos bem escritos já é o suficiente para começar um blog.
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Vídeos
E chegamos aos famosos vídeos.
Graças aos Smartphone, qualquer pessoa pode gravar seu próprio vídeo com uma boa qualidade visual e sonora.
E graças ao Youtube (uma das redes sociais mais conhecidas e acessadas) qualquer pessoa pode postar seu vídeo na internet de forma rápida e simples.
É isso ai. Os vídeos são ótimas formas de gerar conteúdo, atrair clientes e até mesmo concretizar uma venda.
E é por isso que eu posto um vídeo no Youtube e um artigo aqui no blog diariamente. Eu não faço isso porque é legal, eu faço isso porque funciona.
E claro, eu apenas indico fazer o que gera resultados.
Como vender em um novo negócio – Passo 4 – Cases
Esse passo é muito importante para você começar a vender. Principalmente, se você está iniciando no mercado e precisa mostrar para o cliente que seu serviço ou produto é bom.
Você precisa de cases, ou seja, casos e exemplos reais de clientes satisfeitos.
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Se você já tem clientes:
Entre em contato com os clientes (por telefone ou pessoalmente) e pegue um depoimento.
Pode ser em texto, áudio ou vídeo.
Claro, o depoimento que mais gera resultados é em vídeo.
Você também pode usar fotos do cliente usando o produto ou durante o serviço.
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Se você não tem clientes:
Calma, não se desespere. Está tudo bem. Você tem dois caminhos que pode seguir:
- Usar isso como desculpa e continuar na mesma;
- Fazer o que fiz muito alguns anos atrás (e que ainda gera resultados muito bons): Pro bono.
Pro bono significa “para o bem do povo”, ou seja, para ajudar as pessoas, sem cobrar.
Procure algum amigo ou familiar que tenha o perfil do seu cliente e ofereça o seu produto ou serviço gratuitamente com uma condição.
Você deve e precisa documentar tudo: Tire fotos, vídeos, entrevistas (antes e depois) e você consegue o seu case.
Ao utilizar esse case durante a negociação, você consegue provar que seu produto ou serviço é bom e realmente funciona.
Como vender em um novo negócio – Passo 5 – Vendas
Chegamos a parte que você já estava bem ansioso para chegar, né verdade??
Você conhece o termo pitch de vendas ou pitch de elevador?
Esses termos começaram no segmento das startup: Os empreendedores precisavam de investidores, mas tinham pouco tempo para apresentar o projeto e gerar interesse.
Por isso, os empreendedores tem de 30 segundos a 1 minuto para fazer um pitch: apresentar um rápido resumo que gere interesse, nessa o investidor decide se quer ouvir mais ou não.
(Ahh, a parte “de elevador” é referente ao tempo: É como se você tivesse que apresentar seu produto no pequeno tempo de uma “viagem” de elevador)
Nesse caso o empreendedor é você e o investidor é seu cliente.
Normalmente é assim, não é?
O cliente está com pressa ou não te dá atenção por muito tempo. Você tem apenas 1 minuto ou menos para gerar atenção e interesse no cliente.
Um pitch de vendas que seja bom e útil deve ter 4 frases:
- Eu ajudo…
- a fazer…
- através de…
- para que…
Exemplo: “Eu ajudo noivas a fazerem um casamento dos sonhos através da minha assessoria e experiência para que o casamento seja tão bonito que fique marcado na memória dela para o resto da vida”
Viu que abordei as 4 frases e foi bem rápido, simples e objetivo?
Isso é um pitch de vendas.
Como vender em um novo negócio – Passo 6 – Prospecção
Eu já fiz um artigo aqui no blog sobre Prospecção de Clientes, mas vou citar algumas técnicas aqui também, ok?
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Visite locais onde o seu cliente está
Quais locais o seu cliente visita?
Por exemplo, as clientes de uma assessoria de casamento são noivas. Então, provavelmente, os locais onde elas estão são:
- Igrejas
- Estúdios de fotografia de casamento
- Casas de festas que alugam para casamento
- Casas de aluguel de vestido de noivas
- Buffet para casamento
Visite esses locais e procure formar parcerias.
As parcerias podem ser troca de indicação ou mesmo criação de pacotes especiais.
Sugiro que tenha um parceiro em cada segmento.
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Palestras abertas e gratuitas
Lembra quando falamos sobre produzir conteúdo com dicas? Pois é, agora também vamos produzir conteúdo para ajudar, mas agora é presencial, cara a cara com o cliente.
É mais ou menos assim: Você visita os locais que seu cliente visita e oferece uma palestra gratuita por mês para os clientes do local.
O local só tem a ganhar, não é mesmo? Você também ganha uma fonte de clientes mensal.
Alugue uma sala legal de uma escola, clube, igreja ou curso e faça a palestra no local. Se você tiver um amigo dono de algum lugar como esses, também vale pedir gratuitamente a sala, pelo menos na primeira vez.
Dê uma palestra sensacional, como se você estivesse recebendo muito dinheiro apenas por estar lá. Ajude o máximo possível quem estiver lá.
Não precisa se preocupar em levar dezenas de clientes para a palestra: Comece com 10 ou 20.
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Prospecção de clientes para o mundo online:
Procure grupos no Facebook. É fácil achar grupos com milhares de integrantes.
E muita atenção agora: Antes de oferecer uma venda ou fazer propaganda, ofereça ajuda aos integrantes do grupo.
Veja os comentários do grupo e ofereça ajuda gratuitamente. Mostre que você sabe do que está falando.
Depois de ajudar, você pode oferecer seu produto ou serviço alguns dias depois.
Vai ser muito mais fácil vender para quem já te conhece e sabe que você ou seu produto é bom.
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Anúncios patrocinados
Também existem os anúncios patrocinados no Facebook e no Google, onde você pode escolher para quem você quer anunciar.
Os anúncios que vemos no Facebook e no Google são diferentes, porque possuem estratégias diferentes.
No nosso exemplo real sobre assessoria de casamento, você pode anunciar no Facebook apenas para mulheres que estão com o status de relacionamento noivas.
Como vender em um novo negócio – Conclusão
Nesse artigo, falamos sobre os 6 passos para você iniciar as vendas de um novo negócio:
- Trabalhe a sua marca
- Monta uma estrutura de comunicação
- Prepare um conteúdo gratuito que mostre que você é muito bom naquele assunto
- Tenha cases de sucesso
- Tenha um pitch de venda
- Faça muita prospecção de clientes
No vídeo abaixo eu falo mais sobre Como iniciar as vendas de um novo negócio. Clique no meio da imagem abaixo para assistir ao vídeo.