Como vender no Facebook? O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos. Só no Brasil existem mais de 100 milhões de usuários.
As possibilidades desta rede social são inúmeras. E claro que o mercado também percebeu que o Facebook é uma ferramenta de marketing muito eficiente.
O alcance que se tem com publicações feitas se torna gigantesco – claro que se forem feitas utilizando as estratégias corretas. E com isso as chances de vender também aumentam drasticamente.
Então, pensando em como te ajudar a utilizar o Facebook para aumentar suas vendas, fiz três artigos especificamente sobre este tema.
No primeiro te ensinei como vender pelo Facebook.
No segundo, falei especificamente sobre como anunciar no Facebook.
E neste artigo, o foco é como aumentar as vendas através do Facebook. Ou seja, vou te explicar a diferença entre página pessoal e fanpage (e porque você precisa ter uma fanpage legal para divulgar seu produto ou serviço) e como publicar de maneira a conquistar o engajamento do seu público-alvo.
Os links dos dois primeiros artigos estão lá no final deste. Mas não importa a ordem que você leia cada um. O que eu quero é que você coloque em prática todas as dicas que eu dou para você, e depois me conte os resultados que você está alcançando com sua fanpage, beleza?
Agora, vamos continuar sobre como vender no Facebook!
Como vender no Facebook – Página pessoal x fanpage
Muitos clientes antes de contratarem algum produto ou serviço eles pesquisam no Google e no Facebook. Vão no perfil da empresa para analisar, conhecer mais.
Se você usa seu perfil pessoal como forma de vender seu produto ou serviço, atenção!
Não é aconselhável que você utilize sua página pessoal para anunciar seus produtos ou serviços. Na verdade, isso é contra as políticas do Facebook.
Se quiser fazer isso, o melhor é que crie uma página somente para isso – crie uma fanpage. E deixe para postar o que você quer e gosta para seus amigos – e não para todos.
Porque pode ser que você tenha opinião contrária do seus clientes sobre alguns assuntos, principalmente quando forem polêmicos. Ou que você poste coisas que desagrade ou que passe uma imagem errada sobre o que você vende.
Tem uma frase que ilustra bem esse ponto: “amigos, amigos, negócios à parte”. Lembre-se dela sempre. E aí pense: vida pessoal é uma coisa; vida profissional é outra.
Muitas vezes as pessoas se confundem e podem deixar de virar seu cliente por apenas ter opinião contrária a sua ou por não concordar com seu estilo de vida. Melhor evitar esse inconveniente, não é mesmo?
Como vender no Facebook – Faça uma fanpage!
A sua fanpage, que é sua página para vender seu produto ou serviço, deve ser contextualizada de acordo com seu produto ou serviço, ou seu negócio, ou sua empresa.
Lembre-se sempre:
Que imagem você quer passar para o mercado? Como você quer ser visto? Como você quer ser reconhecido?
Ao criar sua página, ou sua fanpage, você tem várias vantagens, como não ter limite para seguidores e poder também fazer anúncios – que tem retorno mais alto em relação ao investimento feito e é muito mais barato que anunciar em outras mídias online.
Sua fanpage deve ser construída de modo a atrair seu público-alvo, despertar seu interesse para saber mais e também criar engajamento.
Como vender no Facebook – Fazendo sua fanpage
Se você ainda não tem, precisa urgentemente criar sua fanpage para anunciar seus produtos ou serviços.
Por isso estou te dando todas as dicas aqui para não errar e utilizar todos os benefícios que o Facebook oferece para divulgar o que vendemos e estreitar o relacionamento com nosso público-alvo.
E se você já tem uma fanpage, analise se ela está adequada e te trazendo resultados. Se a resposta for negativa, ou se quiser aumentar suas vendas, continue aqui comigo neste artigo, e não deixe de ler os outros dois que fiz sobre o Facebook. Os links deles estão lá no final deste.
Vamos às dicas!
Ao fazer sua fanpage, preencha o máximo de informações que puder sobre a sua empresa, o seu trabalho e o que você vende. Quanto mais informações, mais seu público vai te conhecer e vai ser mais fácil entrar em contato com você.
A capa tem que mostrar exatamente o que você faz ou os benefícios que o seu cliente tem com o seu produto ou serviço, e deve também chamar a atenção do seu cliente e estar coerente com o que você vende.
Comece convidando amigos e contatos de e-mail que tenham interesse em curtir sua página. Você também pode fazer anúncios com objetivo de aumentar o seu número de curtidas.
Publique 1 post por dia, num horário que seja mais de acordo com seus clientes. O Facebook mostra quais os horários que tem mais envolvimento em suas postagens.
Mantenha um cronograma para suas publicações, porque isso também gera fidelização de seu cliente, que pode esperar por conteúdo seu todos os dias.
E ficar muito tempo sem postar nada vai automaticamente diminuindo os alcances de seus posts, necessitando de maior investimento para impulsioná-los depois.
E não esqueça! Essas publicações devem ser de conteúdos relevantes, focados no seu público-alvo. Dessa forma, você aumenta a chance de seu post ser curtido e compartilhado, e outras pessoas podem ter acesso e também compartilhar. Tudo isso de maneira orgânica, ou seja, gratuita, sem que você precise ficar pagando por anúncios.
Como vender no Facebook – Mas… O que postar?
Para poder variar em suas publicações e mesmo assim conseguir chamar a atenção do seu público-alvo, gerando o engajamento deles em seus posts, aqui vão alguns exemplos do que você pode publicar.
Lembrando que: Você não pode postar tudo apenas sobre vendas. Você deve combinar postagens de conteúdo relevante com vendas.
1º Exemplo de postagem no Facebook: Frases e citações. É um conteúdo altamente compartilhável. A frase ou citação pode estar no texto com uma imagem relacionada. Ou estar na própria imagem.
2º Exemplo de postagem no Facebook: Depoimentos de seus clientes. Fotos, textos, vídeos. Peça a autorização dos clientes antes de postar. Já disse várias vezes em artigos e vídeos que depoimentos são incríveis para quebrar objeções.
3º Exemplo de postagem no Facebook: Fotos sobre a sua equipe, seu negócio, sua empresa… Mostre para o cliente o lado humano da sua empresa.
4º Exemplo de postagem no Facebook: Dicas e tutoriais sobre o seu produto ou serviço. Outro conteúdo muito compartilhável. Pode ser texto com imagem ou vídeos.
5º Exemplo de postagem no Facebook: Curiosidades. Super compartilhável também. Busque curiosidades relacionadas ao seu produto, serviço ou ao seu nicho. (Ex: se você trabalha com produtos e serviços de maquiagem, pode ter curiosidades de beleza e moda).
6º Exemplo de postagem no Facebook: Feriados e datas comemorativas, relacionando o seu produto ou serviço. O Mc Donalds fez uma campanha publicitária muito legal no dia dos namorados (2017). Vou deixar o link no final do artigo.
7º Exemplo de postagem no Facebook: Marcos da empresa ou da Fanpage. Atrai muitas curtidas e mostra crescimento.
8º Exemplo de postagem no Facebook: Faça perguntas. Eu já mostrei exatamente como fazer isso em outro artigo aqui no blog, vou deixar o link no final do artigo.
9º Exemplo de postagem no Facebook: Tire dúvidas. Você estudou seus clientes e percebeu que existem dúvidas em comum? Faça postagem respondendo essas dúvidas e quebrando objeções.
10º Exemplo de postagem no Facebook: Memes e postagens engraçadas. Muito cuidado aqui para não “perder a mão”. Embora muito compartilháveis, você tem que ter cuidado para não ser ofensivo: Atenção com polêmicos, humor negro e piadas que podem afastar seus clientes ou denegrir a imagem da marca.
11º Exemplo de postagem no Facebook: Notícias sobre o seu mercado, produto ou serviço.
12º Exemplo de postagem no Facebook: Histórias. Histórias dos seus clientes com seu produto ou serviço (Lembre-se de ter a autorização dos seus clientes), histórias que você passou, da empresa.
13º Exemplo de postagem no Facebook: Faça cross-midia. Se a sua empresa também tiver presença em outras mídias, aproveite isso. Compartilhe o seu vídeo do Youtube na Fanpage, por exemplo.
Lembre-se: Teste. Esses são 13 exemplos de postagens genéricas. Testando, você vai descobrir que os seus clientes preferem o tipo X de postagem ao tipo Y. Você só vai descobrir, testando.
Monte um cronograma de publicações envolvendo estas ideias, veja quais melhores se adaptam melhor para seu produto ou serviço, e vamos começar a atrair cada vez mais curtidas para a sua fanpage!
Como vender no Facebook – Links Indicados
Links que vão complementar o que você aprendeu nesse artigo sobre como vender no Facebook:
- [Artigo] Aumente suas vendas com o Facebook – Mais informações sobre Fanpage
- [Artigo] Como vender nas redes sociais? – Exemplo real de postagem com pergunta
- [Artigo] Como anunciar no Facebook para vender muito
- [Artigo] Como vender pelo Facebook
- [Youtube] Como atrair clientes pelo Facebook + 9.252 visualizações
- [Youtube] ✓ Como vender pela Fanpage (Página no Facebook)? + 2.885 visualizações
- [Youtube] Anúncios Facebook | Estratégias + 1.496 visualizações
- [Youtube] Quer dicas para vender pelo Facebook? + 10.339 visualizações
- [Youtube] Como fazer o Facebook te ajudar a vender + 2.116 visualizações
- [Youtube] Facebook Ads e Envio de Proposta + 1.297 visualizações
- [Post no Facebook] Vídeo na Fanpage McDonald’s (@McDonaldsBrasil) sobre o dia dos namorados
Créditos das imagens acima utilizadas nesse artigo sobre como vender no Facebook: Freepick, Unsplash. Fonte de conteúdos pesquisadas enquanto o artigo foi escrito: Fonte.