Será que só dá para ganhar dinheiro no YouTube com anúncios e AdSense? Ou será que é fazendo vídeos de venda do estilo “COMPRA, COMPRA, PROMOÇÃO”? Afinal, como vender pelo YouTube?
O YouTube foi criado em 14 de fevereiro de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Ele permite o carregamento e o compartilhamento de vídeos dos mais variados assuntos. Em 2006, ele foi comprado pelo Google.
Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e atingindo quase um terço dos usuários da Internet, o YouTube hoje é uma das melhores formas de fazer você se tornar conhecido, ganhar nova fonte de clientes e conseguir o engajamento com seus clientes.
Além disso, mais da metade das visualizações são feitas em dispositivos móveis. Esse dado demonstra que se torna mais fácil você atingir seus clientes, porque é só olhar para o lado que podemos ver alguém utilizando um celular, por exemplo.
E é claro que devemos usar essa ferramenta a nosso favor na hora das vendas. Isso não quer dizer que você vai vender diretamente pelo YouTube.
O que você vai fazer é atrair seu público, se tornar conhecido, mostrar que você ou sua empresa é especialista sobre determinado assunto e gerar conteúdo de qualidade. E assim, vai ficar muito mais fácil vender o que você quiser.
Então, como vender pelo YouTube? O que eu devo fazer para atrair mais clientes? Como fazer?
Calma, estou aqui para te ajudar! Fiz três artigos falando especificamente sobre o YouTube, para te ensinar tudo isso.
Neste aqui vou te mostrar o que fazer antes mesmo de começar a vender no YouTube e também como gravar seus vídeos. Ou seja, como definir um conteúdo relevante que gere audiência.
Os links de todos esses artigos estão no final deste, para você ler depois. Agora, continue aqui comigo, beleza?
Preparado para vender muito? Então vamos lá!
Como vender pelo YouTube – Defina seu público-alvo
Não importa qual vai ser o primeiro vídeo do seu canal.
Comece sem se preocupar com isso. Pegue a câmera e vá gravando e publicando. Assim, as pessoas não vão saber qual é o primeiro vídeo.
As pessoas não assistem na sequência, mas sim de acordo com o assunto que você trata no vídeo, se as interessam ou não.
Mas também não pode ir gravando sobre qualquer assunto. O conteúdo tem que ser relevante para seu público-alvo. Ou seja, deve tratar sobre alguma transformação que ele deseja, ou sobre a solução do problema ou necessidade que ele tenha.
Lembre-se que o seu objetivo final deve ser: “Como vender pelo YouTube?” e depois “Como vender ainda mais pelo YouTube?”.
Na verdade, para vender em qualquer plataforma, independente do seu produto, serviço ou perfil de cliente, você precisa definir seu público-alvo.
Tá, legal… Mas, o que é público-alvo?
Imagine todos os clientes que compraram com você nos últimos 30 dias. Se você for perceber, uma grande parte dele, de 60% a 80% tem um mesmo perfil: Possuem idade, gênero ou condições financeiras parecidas.
E mais: Possuem dificuldades, desafios, vontades ou desejos parecidos. Dificuldades e desafios que o seu produto ou serviço ajudam a superar. Ou ajuda a conquistar vontades e desejos.
Isso vale para você que vende fast-food numa barraquinha na esquina até você que vende carros de luxo.
Por isso que, antes de até criar seu canal e fazer o primeiro vídeo, você deve definir muito bem quem é seu público-alvo, seu perfil, entender o que se passa em sua mente, para você poder falar exatamente o que ele precisa ouvir.
Dessa forma, o conteúdo que você produzir vai estar de acordo com o perfil do seu público-alvo. E você vai ajustar sua comunicação para mostrar todos os impactos positivos que seu produto ou serviço vai causar na vida dele.
Por exemplo, se você vende produtos ou serviço para emagrecimento, você não vai mostrar seu produto e falar “compre porque você vai emagrecer”.
O que você vai fazer é fazer vídeos que mostrem todos os benefícios do seu produto, porque ele é diferente de qualquer outro, os resultados alcançados por quem já utilizou ele, e assim por diante.
Você vai dar dicas de como utilizar o seu produto ou serviço. Vai falar sobre as dificuldades que seu público alvo enfrenta.
Você não vai falar “compre”. Você vai falar o que seu público-alvo precisa ouvir para perceber que seu produto é exatamente o que ele está procurando para emagrecer.
Se você está buscando como vender pelo YouTube, seja com vídeos anunciados (comprando tráfego) seja com vídeos orgânicos (tráfego gratuito), você precisa definir seu público-alvo.
Descubra as dúvidas do seu público-alvo
Depois de entender a mente do seu público-alvo, identifique as dez maiores dúvidas que ele tem em relação a seu produto ou serviço. E para cada uma destas dúvidas, você vai gravar um vídeo respondendo-as.
E faça um vídeo legal, com conteúdo, que realmente ajude as pessoas.
Lembre-se: seu vídeo deve ter um conteúdo para ajudar as pessoas. Sempre!
Uma pessoa acessa o YouTube e escolhe assistir um vídeo por 2 motivos:
- Para aprender algo;
- Para se divertir;
Assim, num primeiro momento não se preocupe com iluminação, em ter as melhores câmeras ou o cenário mais lindo do mundo. Isso você vai ajustando aos poucos. O mais importante é oferecer conteúdo relevante para seu público-alvo.
Uma boa dica é: Sempre que definir o conteúdo de um vídeo, pergunte-se:
- Esse conteúdo vai ajudar o meu cliente?
- Esse conteúdo vai me ajudar a aumentar as vendas?
Defina uma periodicidade
Quando tiver seu canal no YouTube, defina uma periodicidade para publicar os vídeos.
Com o tempo, você vai analisar se o seu público-alvo prefere vídeo todo dia, semanal ou algumas vezes pela semana. Mas, o importante é manter a periodicidade.
Você só precisa definir o período, de acordo com o que seu público-alvo espera, e se comprometer a publicar exatamente quando você prometeu. Porque um fator que gera confiança em seu público-alvo é a consistência. A pessoa vai esperar seu próximo vídeo, e você deve honrar esse compromisso.
E o YouTube sabe disso. Por isso, ele prefere canais com consistência e que seguem uma periodicidade.
E, claro, se estamos falando sobre como vender pelo YouTube é muuuito interessante que mais pessoas que fazem parte do seu público-alvo assistem seus vídeos.
E essa também é uma outra forma de você construir uma audiência e causar engajamento. Porque quando a pessoa sabe exatamente quando vai ter vídeos novos, a chance de se inscrever em se canal é maior.
Como você pode mostrar ao seu público quando terá novos vídeos?
- Informe na parte “SOBRE” do seu canal;
- Diga no final dos vídeos os dias da semana que vai ter vídeo;
- Coloque escrito na imagem da capa do canal;
Como vender pelo YouTube – Sempre, sempre faça uma chamada para a ação
Esta é uma estratégia muito importante que deve ser utilizada em todos os seus vídeos. Porque é na “chamada para a ação” que você pede para sua audiência o que você quer que ele faça.
Essa “chamada para a ação” pode ser:
- Clicar no link que direcione para a página de venda ou de contato (e diga onde está o link);
- Comentar abaixo do vídeo;
- Estimular que sejam feitas perguntas para que você responda num próximo vídeo;
- Inscrever-se no seu canal;
- Compartilhar nas redes sociais para que outras pessoas vejam também;
- Dar um “joinha” indicando que gostou;
- Ligar para um número para mais informações…
É esta “chamada para a ação” que vai te permitir medir a qualidade e relevância do que você está produzindo, e também vai te permitir gerar o engajamento de seu público.
Assim as pessoas participam, você consegue avaliar se está indo no caminho certo, ter os feedbacks, e também é indicado para que outras pessoas os conheçam.
Lembre-se: Sempre diga o que você quer que o público faça.
E muito importante! Responda aos comentários feitos. Dessa forma você se conecta ao seu público, interage com eles, percebe falhas que devem ser corrigadas e oportunidades que devem ser aproveitadas.
Como vender pelo YouTube – Seja você mesmo!
Existem muitos canais no YouTube hoje sobre os mais diferentes assuntos. E pode ter certeza, deve ter algum canal ou algum youtuber que fala exatamente sobre o mesmo assunto que você escolheu falar.
Ou você acha que só tem eu no YouTube que fala sobre como aumentar as vendas? rsrsrs
Mas, se você decidiu divulgar seu produto ou serviço pelo YouTube, você não precisa ser só mais um canal. Você pode fazer isso de maneira diferente para chamar a atenção do seu público-alvo, fazer com que ele se inscreva em seu canal, dê um “joinha” no seu vídeo e comente.
Por isso te digo: O que vai fazer a diferença é você fazer um vídeo exatamente como você é.
Lembre-se dessa frase: “ter o que você tem, qualquer um pode ter. Mas ser o que você é, isso ninguém nunca vai poder ser”.
Então, seja espontâneo, seja autêntico, seja natural, e não force nada. Com certeza isso vai fazer toda a diferença na hora de conquistar o seu público.
Como vender pelo YouTube – Links Indicados
Separei alguns links para te ajudar a vender pelo YouTube e complementar o que você aprendeu nesse artigo! Clique nos link abaixo para ler e ver:
- [Artigo] Como vender no YouTube | Estratégias para começar
- [Artigo] Como vender no YouTube | Ferramentas
- [Artigo] O maior medo do cliente
- [Artigo] O maior desejo do cliente
- [Artigo] Quais resultados o cliente quer?
- [Vídeo] Como fazer vídeos para o Youtube?
Créditos das imagens acima utilizadas nesse artigo sobre como vender pelo Youtube: Freepick, Unsplash, Canva. Fonte que ajudou a escrever esse artigo: Fonte.