Sabe aquele cliente que gosta do seu produto ou serviço e ainda fica pedindo desconto ou brinde extra? Imagine se você conseguir vender sem desconto para ele?
Sim, saber como vender sem descontos é possível.
Mas para isso, eu preciso te explicar o que faz os clientes pedirem desconto, beleza?
Por que os clientes pedem descontos?
É uma característica do ser humano querer sempre receber vantagem: Querer receber mais do que está pagando.
É dessa característica que vem o pensamento que seu produto ou serviço está com preço barato, justo ou caro.
Na hora da compra, o cliente compara todas as vantagens e benefícios que ele está recebendo pelo preço que tem que pagar.
Se o cliente pensar que não está recebendo muitas vantagens ou benefícios, ele vai tentar “criar” essa vantagem, pedindo descontos ou brindes extras.
Se ele perceber que vai receber muitas vantagens e benefícios, ele vai aceitar pagar o preço que você oferecer, sem reclamar ou sem pedir descontos.
Entender isso é muito importante para entender como vender sem descontos, concorda comigo?
É por isso que vemos várias pessoas comprando roupas, carros, imóveis e jóias acima de seu padrão. Porque elas vêem as vantagens e benefícios (o status por exemplo) e decidem que vale a pena.
Como vender sem descontos?
A ideia de como vender sem descontos é simples: Você precisa mostrar ao cliente que ele vai receber mais do que está pagando.
Você precisa mostrar valor, valorizar seu produto ou serviço.
Só fique atento que pessoas diferentes valorizam fatores diferentes, por isso muito cuidado com o famoso: “Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido”.
Você precisa entender o que é importante para o seu cliente, e assim atender o cliente como ele quer ser atendido.
Para te ajudar em como vender sem descontos, segue aqui abaixo algumas formas par você gerar valor:
#1 Dica – Como vender sem descontos: Depoimentos
Mostre depoimentos de clientes. Muito mais forte e poderoso do que você falar “olhe só, o meu produto ou serviço é muito bom e de ótima qualidade” é deixar que outras pessoas falem por você.
Além disso, o seu cliente vai sentir mais confiança e segurança para comprar com você.
Você pode ter depoimentos em texto, áudio e vídeo. Mas lembre-se de pedir a autorização do cliente para usar seu depoimento no processo de vendas.
#2 Dica – Como vender sem descontos: Especial
Mostre que o produto ou serviço é especial. Caso você trabalhe com produtos ou serviços de alto investimento ou com quantidades limitadas, evidencie que essa oportunidade não é para todo mundo.
A exclusividade de ter algo limitado gera muita vontade de compra. Uma ótima forma de gerar valor para quem vende serviço pessoalmente ou produtos com estoque limitado como artesanato.
Pacotes com vantagens VIPs são um ótimo exemplo também.
#3 Dica – Como vender sem descontos: Desejo
Entenda o que seu cliente realmente deseja: Segurança, conforto, liberdade, saúde, beleza e adapte a sua argumentação de vendas.
Apenas essa abordagem focada no que o cliente deseja já valoriza todo o seu produto e serviço e ainda o torna especial e único ao comparar com a concorrência.
Ninguém compra um produto ou serviço. Nós compramos algo que sacia um desejo ou resolve um problema. Essa é a base de qualquer venda, desde um pacote de cotonetes na farmácia desde ao plano de saúde do seu filho.
Isso acontece por causa da diferença entre Preço, Valor e Oferta.
O preço é a quantia em dinheiro que o cliente paga.
Valor representa tudo que ele recebe: produto ou serviço e todas as vantagens e transformações que acontecem na vida dele.
Oferta é toda a “embalagem” do seu produto ou serviço: o valor que recebe mais a condição especial oferecida na hora da compra, como bônus, oportunidade, prazos de pagamentos, etc. Representa toda a experiência que você oferece para o cliente.
Eu explico mais sobre preço e oferta e Como vender sem descontos no vídeo abaixo. Clique no meio da imagem para assistir ao vídeo:
Dica Bônus: O Livro das Vendas para empresários que querem aumentar as vendas
Tem muita gente que tem uma grande ideia, decide abrir sua própria empresa, confia que o seu produto/serviço é bom, mas quando o sonho de ser empresário se torna realidade, percebe que tem alguma coisa errada.
Aquela fila de clientes que esperava que fosse ter na porta todo dia ao abrir a empresa não está lá.
O telefone não toca com cliente querendo comprar.
E isso não melhora ao longo do dia.
Infelizmente essa é a realidade de vários empresários.
E se isso acontece com você, eu quero te falar que tem solução.
Eu escrevi um livro para você onde eu explico o que fazer para aumentar as vendas da sua empresa: