Você sabe como vender um produto para o cliente? Ou melhor: você sabe como vender o seu produto ou o seu serviço para o seu cliente?
Você conhece mais do que ninguém o que você vende. Conhece todas as características e os benefícios de seu produto ou serviço, não é mesmo?
Mas, você conhece o seu cliente?
Será que você está abordando a pessoa correta? Será que está apresentando seu produto ou serviço para quem realmente precisa dele e tem condições financeiras para comprá-lo?
E será que você fala o que essa pessoa deve ouvir para tomar a decisão de comprar com você?
Neste artigo, além de falarmos sobre como vender produtos (e serviços), vou te ensinar a definir quem é seu público-alvo. Dessa forma, você vai aprender uma das etapas principais de como vender um produto para o cliente.
Para conhecer outras etapas importantes para vender produtos e serviços, no final desse artigo vou deixar link para o artigo aqui no blog sobre geração de valor, beleza? Por enquanto, siga aqui comigo nesse artigo sobre como vender produtos!
Quero vender um produto para o cliente: como identifico então meu público-alvo?
Primeiro ponto antes de iniciar qualquer processo de venda, é saber que ninguém vende para todo mundo.
Nem a Coca-Cola, nem a Nike e nem o Mc Donald’s.
Mas podemos aumentar a chance de fechar uma venda quando conhecemos bem a pessoa para quem vendemos.
Definir exatamente quem é seu público-alvo vai te ajudar a vender um produto para o cliente.
E não estou dizendo que é saber se é homem ou mulher, qual a idade, onde mora. Não. Definir seu público-alvo é muito mais que isso.
É saber quem ele é, seus hábitos e preferências, suas dores, preocupações, sonhos e desejos. Dessa forma, você economiza seu tempo, direcionando energia para ações com mais chances de venda e para pessoas mais propensas a comprar.
E como eu defino para quem vender meu produto? Qual é o público mais propenso a comprar o que eu vendo?
A partir de agora até o final deste artigo, vou te dar várias dicas para você definir seu público-alvo. Dicas muito importantes que vão te ajudar a vender produtos (e serviços!).
Comece criando um avatar, um personagem fictício, como se este fosse seu público-alvo. Defina sua faixa etária, se homem ou mulher, escolaridade, ramo de atuação/profissão e faixa salarial.
Após fazer isso, coloque-se no lugar desse seu avatar e responda, de acordo com a visão dele:
- Quais os seus valores?
- Quais as suas metas?
- O que faz no dia a dia?
- Que marcas consome?
- Quais lugares frequenta?
- O que geralmente curte ou compartilha em redes sociais?
Com isso você já tem um perfil de público-alvo definido.
Mas só isso não é suficiente.
Para definir a forma que o cliente pensa e entender como ele compra, porque compra e porque não compra, você deve responder a mais estas duas perguntas, de acordo com o ponto de vista do seu cliente.
- quais são as suas dores e preocupações?
- quais são os seus desejos e sonhos?
Deixa eu te explicar certinho como descobrir cada um deles.
Como vender um produto para o cliente: descobrindo seus medos e preocupações
É a emoção do cliente que define a compra.
E entre todas as emoções, o medo é a principal, que gera as maiores decisões. Sabe por quê? Porque as pessoas têm muito mais medo de perder algo, do que vontade de ganhar.
Uma dica valiosa para descobrir esses medos e preocupações é ligar ou conversar pessoalmente com clientes que já compraram com você e fazer as seguintes perguntas:
- O que não poderia acontecer que, caso acontecesse, você não compraria?
- O que tiraria o seu sono referente ao produto ou ao serviço que eu vendo?
- Qual o maior problema que poderia te acontecer?
Anote exatamente as palavras que o cliente utilizou.
Fazendo estas perguntas para 5 a 10 clientes já é suficiente para você avaliar os medos que mais aparecem. E assim você pode ajustar a sua abordagem e comunicação de forma a mostrar que seu produto ou serviço pode eliminar esses medos e preocupações.
Como vender um produto para o cliente: descobrindo seus sonhos e desejos
Um cliente não compra um produto ou serviço: ele compra uma transformação, uma conquista, uma solução.
E você tem que apresentar seu produto ou serviço como a solução que seu cliente precisa para alcançar determinado objetivo, conquistar seus sonhos ou realizar seus desejos.
Para descobrir os sonhos e desejos do seu cliente, sugiro o seguinte:
Ligue ou converse pessoalmente com 5 a 10 potenciais clientes, que ainda não compraram e faça estas perguntas, anotando exatamente as palavras que foram usadas:
- Qual o melhor resultado que você busca com meu produto ou serviço?
- Daqui a 6 meses, 1 ano, o que você espera me falar do meu produto ou serviço? Qual o impacto que você espera?
- O que deverá acontecer, após adquirir meu produto ou serviço, para você perceber que foi o melhor investimento que você já fez?
E até uma venda que você não fechou não é perdida a partir de agora.
Porque você pode fazer perguntas para clientes que também não compraram com você:
- O que faltou para você comprar?
- O que deveria ter acontecido para que você comprasse?
- O que meu concorrente tinha de diferente de mim?
- O que eu poderia ter oferecido para você ter comprado?
Seguindo todos os passos acima, desde o início da construção do seu avatar, você aprendeu como vender para um cliente, definindo quem é o seu público-alvo. Porque é dessa forma que você tem a visão do cliente.
E a partir de agora, quando você for fazer uma abordagem e apresentar seu produto ou serviço a um cliente, você vai falar exatamente o que ele quer ouvir para tomar a decisão de compra.
Dica Bônus: use a imaginação para aprender como vender um produto para o cliente
Coloque-se no lugar do seu cliente.
Imagine que você irá comprar, de você mesmo, o que você está vendendo.
Imagine toda esta situação e perceba o que você gostaria de ouvir para que fosse convencido de que aquilo que você está oferecendo vai solucionar seus problemas ou te ajudar a conquistar um sonho.
E esse é só o primeiro passo. Porque, afinal, o seu cliente pode ver um determinado problema ou solução de outro ponto de vista. O grande segredo é: Como ele quer ser atendido? O que ele precisa ouvir para comprar?
Parece difícil? Eu te digo que não é.
Imagine como se você fosse uma terceira pessoa, vendo você mesmo vender para um cliente. Veja o que você fala, como fala, como se comporta diante das objeções apresentadas, como faz o fechamento da venda. Imagine essa cena toda.
E agora me diga: hoje, do jeito que você está fazendo, você compraria seu produto de você mesmo?
Se a resposta for não, leia de novo todas as dicas que te dei aqui, construa seu avatar, quantos forem necessários, e faça esse exercício de se ver vendendo para você mesmo, a partir da visão do seu cliente e do que você obteve como resposta para todas as perguntas acima.
Assim você já terá seu público-alvo bem definido.
Você já saberá como o cliente pensa e o que ele percebe como valor. Você também já vai conhecer qual o seu maior medo, sua maior preocupação, quais seus desejos e sonhos.
E aí você vai ver que a partir desse momento, seus resultados serão completamente diferentes!
Simplesmente porque você aprendeu como vender um produto para o cliente. Ou melhor, você aprendeu como seu produto ou serviço pode impactar positivamente a vida dessa pessoa!
Por que, apesar do foco desse artigo ser como vender um produto para o cliente, essas técnicas também funcionam muito bem para a venda de serviços.
Além disso, definindo bem o público-alvo, você pode direcionar melhor a sua comunicação. Vai eliminar medos e preocupações e realizar sonhos e desejos.
P.S. – Sugestão de amigo
Você provavelmente não terá apenas um avatar. E nem deve ter.
Por isso, construa quantos forem necessários desde que cada um corresponda a um público-alvo específico para seu produto ou serviço. E especifique eles o máximo possível.
Sugiro que guarde esse artigo para você lembrar de voltar aqui sempre que quiser e aplicar as dicas.
Ou se você conhece alguém que também quer saber como vender um produto para o cliente, ou que você acha que vai se beneficiar com tudo o que ensinei aqui, compartilhe esse artigo com essa pessoa, beleza?
Ou compartilhe na sua rede social para ajudar mais gente ainda. Desse modo, você e outras pessoas que você gosta vão aprender como vender um produto para o cliente. E claro, irão alavancar muito suas vendas!
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E se você é empresário que tem um bom produto ou serviço, mas não consegue vender como você gostaria, eu escrevi um livro para você onde eu explico o que fazer para aumentar as vendas da sua empresa.
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Como vender um produto para o cliente – Links indicados
Artigos aqui no blog Sergio Ricardo Rocha para complementar o que você aprendeu nesse artigo sobre como vender um produto para o cliente: