Em toda nossa vida somos acostumados com competições. Nas escolas, com amizades, dentro das famílias. Porém a verdadeira competição acontece no mundo empresarial.
Empresas concorrentes surgem a cada instante. Técnicas de vendas são ultrapassadas e novas são criadas. A busca pelos melhores funcionários já adentraram as faculdades.
Aposto que você conhece, ao menos uma pessoa que se sente desconfortável ao passar pelo estabelecimento concorrente.
Porém, grande parte dos empresários só se preocupa com esse tipo de competição, a competição externa.
Conhece o termo competição interna?
É a competição dentro da empresa, entre os próprios funcionários. Não uma competição envolvendo raiva e trapaças. Mas uma competição saudável entre os integrantes de uma determinada equipe.
Imagine que você possui dois funcionários.
Se eles não forem incentivados a superar um ao outro, logo chegará um momento onde os dois estarão acomodados. Ou seja, não apresentarão nenhuma mudança em seus resultados.
Muitos falam que “em time que está ganhando, não se mexe”. Fale isso para a Apple, que se esforça para sempre inovar. Ou para o Facebook e para as grandes empresas automobilísticas.
Se você não se mexer, logo irá ser ultrapassado. E a competição interna permite isso, essa mudança.
Uma competição interna pode ser moldada em rankings, com premiação para os primeiros colocados. Rankings por faturamento ou clientes.
A contribuição dos funcionários em relação aos critérios do ranking é importante. Isso faz com que aumente o engajamento deles.
E claro, nunca deixe de incentivar as equipes. Apenas cobrar resultados é ruim, desmotiva a equipe. Procure criar campanhas de incentivo dentro da empresa.
Para criar uma competição interna comece permitindo questionamentos e minimizando comportamentos padrões.
Questionar a empresa, a equipe e a si mesmo, é fundamental. Você está fazendo o seu melhor? A forma indicada pela empresa é a mais eficaz? Como posso melhorar?
As respostas dessas perguntas são importantes para o crescimento profissional e para uma boa competição interna.
Não se satisfaça com seus resultados. Como você pode obter melhor resultado?
A empresa pode proporcionar cursos de vendas, promover debates internos sobre as técnicas utilizadas e trazer feedbacks. Inclusive, motivar seus funcionários a observar e captar novas ideias ao visitar outras empresas.
Comecem a usar termos como:
“Batemos a meta desse mês, no próximo vamos nos superar!”
“Se tivemos esses resultados incríveis, mês que vem vai ser melhor ainda.”
Não se satisfaça com seu resultado inicial. Pergunte-se: Como posso melhorar?
São esses pensamentos que se formam quando criamos competições internas. Perguntas buscando superação em vendas e o melhor para a empresa.
Agora que você já sabe a importância de uma boa competição interna, separei alguns artigos para lhe ajudar a rankear para a competição interna:
Aumente o número de seus clientes sem grandes gastos, invista na indicação de clientes:
http://sergioricardorocha.com.br/15-dicas-para-receber-indicacoes-de-clientes/
Mas não se deixe esquecer de atrair novos clientes de outras formas, também:
http://sergioricardorocha.com.br/10-dicas-para-atrair-cliente-parte-1/