O mundo dos negócios muda a passos largos e, mais do que nunca, as empresas precisam de líderes capazes de adaptar suas empresas neste novo mundo de transformações.
O cenário vivenciado pelas empresas é de muitos desafios: aumento da competitividade, grande pressão por resultados e disputa acirrada pelos talentos, para preencher vagas estratégicas.
Baseado neste cenário, quando as empresas identificam um talento em sua equipe, buscam informá-los que eles foram identificados como talentos e iniciam ações de desenvolvimento e fidelização.
E neste momento, algumas promoções são prometidas ou sinalizadas de que podem acontecer. E agora? O que fazer? Será que já pode correr para comemorar? Pode colocar no Facebook?
Quando a promoção é prometida para o colaborador, ele deve esperar a posição da empresa ou pode cobrar se demorar?
Muita calma nessa hora. O gol só é gol quando o juiz apita e aponta para o meio do campo. Tem que acontecer primeiro.
.A questão é que às vezes, o colaborador é um talento em potencial, que realmente necessita ser desenvolvido e preparado para poder ser promovido. Um colaborador é um recurso humano da empresa e como todo recurso deve receber investimento para estar gerando mais lucro no futuro.
A competência de um profissional é baseada em 3 pilares: conhecimentos, habilidades e atitudes. E todas podem e devem ser desenvolvidas. Uma grande parte deste desenvolvimento pode ser gerado com o estudo, mas outra grande parte vem da experiência, do dia-a-dia. Por isso, nem sempre é possível pular etapas. Lembremos que para chegar ao topo de uma grande escadaria, devemos subir degrau por degrau. Um de cada vez.
Já presenciei muitos talentos serem perdidos ou queimados por assumirem responsabilidades e desafios antes de estarem preparados.
Mas é claro que o profissional deve estar atento para não deixar passar o momento certo e acabar perdendo a oportunidade. Seguem abaixo algumas dicas para abreviar a espera pela promoção tão desejada:
AGIR COM A POSTURA DO NOVO CARGO
Se você já identificou qual o perfil necessário para o novo cargo, ajuste seu comportamento e atitudes para estar alinhado com o que se espera. Somos animais de hábitos. E pensamento gera sentimento, que gera atitude.
Quais são os comportamentos e atitudes necessários para o melhor profissional naquela vaga? Como são os seus agora? Como mudá-los para já estar preparado antes de chegar lá? Quais seus pontos fortes que ajudarão nesta transformação? Monte um plano de ação. Mude já.
Horários, vestuário, forma de interagir com as pessoas e situações, prazos de entrega de trabalhos, postura, conteúdo de emails, etc.
Você conhece aquela máxima de que “a mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”. Isso quer dizer de que você deve ser competente, deve parecer competente e todos devem identificar você como muito competente.
AMPLIE SEU CONHECIMENTO ACADÊMICO E TÉCNICO
Avalie quais conhecimentos são necessários na nova função, comece a estudar antes que a empresa solicite e comunique a sua liderança que já iniciou uma nova fase de seu aperfeiçoamento.
Nunca delegue para outro a responsabilidade pelo seu desenvolvimento. Chame para si esta responsabilidade.
Empresas gostam de atitude pró ativa e automotivação. E também gerará muito mais sucesso para você, em todas as áreas de sua vida.
APRESENTE SOLUÇÕES OU PROJETOS NA SUA ÁREA DE ATIVIDADE ATUAL OU NA ÁREA DA PROMOÇÃO
Faça um estudo sobre o funcionamento das atividades e identifique ajustes, mudanças ou gere um relatório sobre os resultados e conquistas. Faça todas as verificações necessárias para ter certeza de que está certo e apresente para o seu líder, de preferência para quem tem a alçada para gerar a promoção.
Esta ação mostrará que você tem uma visão ampla, que é pró-ativo e está atento. É uma oportunidade de se mostrar de uma forma diferente.
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Leia a segunda parte do artigo:
http://sergioricardorocha.com.br/e-a-promocao-sai-ou-nao-sai-parte-2/
Convido você a ler um pouco sobre o Coaching:
http://sergioricardorocha.com.br/coaching-de-vendas/
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Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas
Palestrante, Consultor e Coach
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