Pensa comigo: em vez de investir mais para aumentar as vendas, por que não aumentar as vendas para o número de clientes que você já tem? Se isso é interessante para você, continue lendo esse artigo sobre funil de vendas!
Em outros artigos no blog, já te ensinei dicas para aumentar suas vendas e vender mais. Vou deixar o link de alguns artigos aqui no final, mas por enquanto fica aqui comigo para entender melhor o funil de vendas como e onde aplicar estas técnicas, beleza?
Então, no artigo de hoje você vai aprender o que é o funil de vendas. E mais importante que isso, vou te ensinar a importância do funil de vendas para aumentar suas vendas.
Vamos entender tudo mais detalhadamente.
O que é funil de vendas?
Funil de vendas (ou pipeline) é a jornada do cliente dentro da empresa, desde que ele tomou conhecimento do seu produto ou serviço até fechar a compra.
É um modelo estratégico que serve para mapear todas as fases de uma venda, entendendo a taxa de conversão de cada fase, e assim permitir trabalhar especificamente para melhorar cada uma delas.
Em um processo de vendas, podemos considerar as seguintes fases:
Fase 1 do funil de venda: Prospecção de clientes. É onde se busca o contato com o cliente;
Fase 2 do funil de venda: Abordagem de vendas;
Fase 3 do funil de venda: Sondagem para identificar a necessidade do cliente para adaptar seu produto ou serviço e a sua comunicação para satisfazer essa necessidade;
Fase 4 do funil de venda: Eliminar as objeções antes de apresentar o preço.
Fase 5 do funil de venda: Apresentação da proposta;
Fase 6 do funil de venda: Fechamento de vendas.
Com o funil de vendas você é capaz de analisar o ciclo de vida de uma venda: desde quando o cliente não é ainda um prospecto (é aquela pessoa que tem o perfil de compra de seu produto ou serviço) até a fase final de negociação.
Isso facilita a tomada de decisões das estratégias a serem adotadas para potencializar suas vendas.
A importância do funil de vendas
É importante saber o que é o funil de vendas para identificar exatamente como ele está constituído para seu negócio. Assim você pode conhecer e identificar todas as fases de venda de seu produto e serviço.
E conhecendo estas fases, você vai saber qual a taxa de conversão de uma para outra.
E assim, vai identificar os pontos fortes e potencializar estas ações para tornar cada fase ainda mais produtiva, além de direcionar suas estratégias para ações que realmente gerem resultados.
O funil de vendas também é importante porque, além de mapear todo o processo de vendas, você vai estabelecer indicadores para cada aumentar a conversão de cada fase, tais como:
- Taxa de conversão de uma fase para outra;
- Metas de crescimento para cada etapa;
- Plano de ação com estratégias para aumentar cada etapa.
Através do funil de vendas, você pode acompanhar e mudar suas ações também, caso seja necessário: quando você faz uma mudança em seu negócio, você consegue analisar o que está dando certo e o que está dando errado, potencializando o que está sendo produtivo e minimizando o que não te traz resultados satisfatórios.
Além disso, acompanhando o funil de vendas, você vai parar de perder clientes, podendo transformar potenciais clientes em clientes reais.
O funil de vendas e a equipe de vendas
Quando você tem uma equipe de vendas, através do funil de vendas você pode conhecer o funil de vendas de cada vendedor e também o de toda a equipe. Assim, isso vai te permitir verificar o desempenho de toda a sua equipe individualmente e como um todo.
Ou seja, vai medir a produtividade de cada vendedor isoladamente e depois de toda a equipe, verificando em que etapa do funil está tendo maiores dificuldades e em qual etapa estão os melhores resultados.
Assim, você consegue medir melhor a produtividade individualmente e coletivamente e realizar feedbacks para toda a sua equipe.
O funil de vendas pode te servir também como parâmetro para avaliar se todos irão conseguir atingir as metas de cada mês. E vai fazer com que todos se empenhem mais para atingir os resultados.
A importância do funil de vendas para o seu negócio
É através do funil de vendas que você pode planejar melhor suas ações e estratégias, evitando perder clientes e podendo aumentar suas vendas sem precisar fazer investimentos num primeiro momento – basta apenas aumentar a taxa de conversão de uma etapa para outra no funil de vendas.
Além disso, vai te permitir qualificar melhor seu potencial, fazendo com que direcione melhor suas ações e estratégias. Dessa forma, você vai fazer com que sua empresa invista tempo e dinheiro nos prospects corretos.
Então, para ter ainda mais importância o funil de vendas, é necessário conhecer muito bem também a mente do seu público-alvo, para saber quais são suas necessidades, problemas, sonhos e desejos.
E isso tudo significa economia de tempo e dinheiro, maior eficiência na prospecção de clientes, foco em ações e estratégias produtivas, maior produtividade, otimização da gestão e, claro, aumento das suas vendas!
Funil de vendas – Links indicados
Artigos aqui no blog que vão complementar esse artigo sobre funil de vendas:
- O que é funil de vendas
- Entender a Desvenda para Vender Mais (Leia para saber como criar um funil de vendas)
- Como vender um produto para o cliente
- O que fazer quando o cliente diz TÁ CARO?
- Como vender um produto para o cliente: Objeções | Parte 3
- Como motivar uma equipe de vendas
Créditos das imagens utilizadas nesse artigo sobre funil de vendas: Freepick, Unsplash.