Você passa orçamentos e propostas por e-mail e quer saber como aumentar as suas vendas?
Normalmente, a maior parte das empresas e profissionais recebem o pedido de orçamento e envia da seguinte forma:
“Conforme combinado, segue o orçamento solicitado: O preço é R$XX,XX.”
Ou quando são vários produtos ou serviços envia uma tabela de preços.
Por que esse não é um bom modelo de orçamento e proposta?
Se você acompanha o meu trabalho, conhece a diferença entre Preço e Valor.
Preço é o que o cliente paga, a quantia em dinheiro. Valor são os benefícios, vantagens e a experiência que o cliente recebe pelo preço que pagou.
Quando você envia uma proposta por e-mail com o preço ou uma tabela de preços você está incentivando o cliente a comparar apenas o preço.
Você precisa gerar uma boa experiência ao enviar a proposta por e-mail, assim que o cliente receber seu e-mail ele tem que pensar “Poxa, essa empresa é diferente das outras” ou “Nossa, eles realmente sabem do assunto”.
Isso vale para produtos e serviços.
Modelo de orçamento e propostas – Como enviar por email?
Antes de tudo, pare de enviar seu orçamento ou proposta no corpo de e-mail. Essa forma demonstra amadorismo.
Além disso, você pode usar informações relevantes para gerar mais valor.
Você pode, por exemplo, mostrar:
- Depoimentos de clientes em texto, áudio ou vídeo (claro com a autorização do cliente);
- Informações de outros produtos ou serviços que complementam o pedido inicial do cliente;
- Matérias em jornais e revistas sobre seu segmento e soluções como as que você oferece;
- Dicas. Você pode dar dicas sobre o uso e manutenção do produto ou como aproveitar o serviço da melhor forma possível.
Isso pode e deve estar apresentado ao enviar propostas por email antes de informar qualquer tipo de preço.
O preço deve ser a última informação.
Modelo de orçamento e propostas – Como apresentar?
Você pode usar o PowerPoint, ferramenta gratuita, fácil de usar e disponível para computador e notebook. Além da versão online disponível pelo Google Docs: Presentation.
Ao finalizar a sua apresentação, você pode salvar como .pdf (dessa forma ninguém pode editar o documento).
Eu não aconselho enviar o arquivo em anexo, porque dependendo do tamanho da sua proposta, o servidor de e-mail do cliente pode não abrir a apresentação.
Tem uma alternativa gratuita, simples e profissional para enviar a proposta por e-mail que eu conto no vídeo abaixo. Assista ao vídeo onde eu explico:
- Como enviar propostas por email de forma profissional e gerando valor;
- O que é e como ancorar seu preço;
- Porque eu sugiro que você não use mais a palavra orçamento;
- O que fazer depois que enviar a proposta.
Clique no meio da imagem abaixo e assista ao vídeo sobre como enviar propostas por e-mail:
Dica Bônus: O Livro das Vendas para empresários que querem aumentar as vendas
Tem muita gente que tem uma grande ideia, decide abrir sua própria empresa, confia que o seu produto/serviço é bom, mas quando o sonho de ser empresário se torna realidade, percebe que tem alguma coisa errada.
Aquela fila de clientes que esperava que fosse ter na porta todo dia ao abrir a empresa não está lá.
O telefone não toca com cliente querendo comprar.
E isso não melhora ao longo do dia.
Infelizmente essa é a realidade de vários empresários.
E se isso acontece com você, eu quero te falar que tem solução.
Eu escrevi um livro para você onde eu explico o que fazer para aumentar as vendas da sua empresa: