Poder nas Redes Sociais

O poder de influência das redes sociais na decisão de compra se confirma a cada dia. Cada vez mais acessamos as redes para buscar informações sobre produtos.

Comentários negativos podem nos afastar até mesmo de marcas cuja qualidade já estava sedimentada na nossa cabeça.

Uma pesquisa realizada pela Oh! Pane! para o site Mercado Livre, com 679 pessoas, mostrou que 60% dos entrevistados realizam pesquisas em mídias sociais antes da compra.

Olha como a opinião do outro é importante na decisão de compra: para 79% deles, opiniões mais confiáveis são as postadas por amigos e conhecidos; e 71,4% dizem encontrar comentários e recomendações de marcas, produtos e serviços que gostariam de adquirir. 

A pesquisa mostra ainda que 72,8% dos entrevistados admitem confiar mais na recomendação dos colegas do que no parecer de especialistas.

Redes sociais é isso. Conversa, troca de informação.

Redes Sociais e Vendas

Se o produto ou serviço for bom, ajuda muito. Se for ruim, vai impactar. A gente sabe que para uma marca ser citada / comentada nas redes ela não precisa estar oficialmente atuando nos diversos canais. Entretanto, quem tem produto ou serviço ruim ou com problemas sabe disso e uma decisão sábia é arrumar a casa antes de pensar em se comunicar oficialmente nestes canais.

O trabalho mostra que de cada 10 entrevistados, quatro disseram ser seguidores de alguma marca em redes sociais e este interesse é motivado pela vontade de conhecer novos produtos e serviços (78,6%) ou em encontrar ofertas (74,7%).

Ainda sobre o mesmo tema: um relatório da Berkeley, em parceria com o Boston Consulting Group, mostrou que 80 milhões de pessoas com idades entre 16 a 34, precisam da ajuda de amigos e familiares para tomar qualquer decisão, inclusive em qual restaurante comer.

O estudo aponta que eles usam as redes sociais e a tecnologia móvel para receber opiniões. Antes de tomar uma decisão, 68% dos entrevistados consultam primeiro sua rede social. A pesquisa afirma ainda que as opiniões dos pais já não tem tanta influência sobre as decisões do novo consumidor.

Escrito por Andréa Dunningham.

http://oglobo.globo.com/blogs/mercadodigital/posts/2011/07/07/o-poder-das-redes-sociais-na-tomada-de-decisao-390801.asp

Não se esqueça de ter cuidado para não acabar degenerando a imagem de sua empresa, leia algumas dicas para que isso não aconteça: