Apesar do avanço nos estudos e na medicina, o cérebro continua sendo um órgão complexo e cheio de mistérios.
Cada uma das 100 bilhões de células nervosas tem função, e, para lidar de forma correta com alguma pessoa, é preciso entender a sua dinâmica cerebral, para trabalhar com os seus comportamentos e atitudes de forma positiva e usá-los de forma correta.
Segundo Sergio Ricardo Rocha, atuante como coach, consultor empresarial e palestrante, entender a dinâmica cerebral contribui para que a pessoa trabalhe melhor com seus pontos fortes e compreenda os pontos que precisam ser melhorados.
”O funcionamento do cérebro é tão importante para a consolidação dos objetivos que este é um dos primeiros aspectos a ser levado em consideração no processo do coaching de vendas”, diz o especialista.
Ele explica que essa é uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional que identifica a meta do cliente e constata o que é necessário para chegar até ela, – e o profissional que trabalha com isso, o coach, estimula ajuda o coachee (cliente) a pensar nas possibilidades e a agir da melhor forma para conseguí-los.

Para entender a forma com que o cérebro do coachee trabalha, o especialista faz um rápido teste sobre a preferência cerebral que tem como objetivo identificar qual é o perfil cerebral do indivíduo.
“São quatro perfis básicos, cada um relacionado a um animal. Todas pessoas têm os 4 perfis comportamentais, mas são mais influenciados pelo perfil mais ativo da dominância cerebral. O Ser Humano é muito rico. Os 4 perfis são águia, lobo, golfinho ou tubarão”, explica Rocha.
Todos os 4 perfis têm pontos positivos, que devem ser maximizados, ou pontos fracos, chamados de pontos a desenvolver, que devem ser minimizados, neutralizados ou eliminados.
Não existe perfil melhor que outro, existe sim, perfil que melhor se adapte a um determinado momento que a pessoa viva ou cargo/função que irá desempenhar.
E o interessante é que podemos mudar este perfil, um dos trunfos do teste preferência cerebral.
Mudamos quando começamos a alimentar o perfil desejado, através de ações que foquem no desenvolvimento de competências, habilidades e comportamentos do novo perfil.
No teste preferência cerebral, são mostrados 25 quadros, com quatro palavras cada. A cada quadro o cliente deve escolher a palavra que mais se aproxima do seu comportamento e a mais distante. No final é feita a soma das respostas e determinado o seu perfil.
Os quatro perfis comportamentais
Caso o resultado da ferramenta seja “águia”, o seu perfil comportamental é de um idealizador, uma pessoa que gosta de fazer as coisas de forma diferente.
“Algumas das principais características dessa pessoa é a curiosidade, a criatividade, a intuição, a flexibilidade, a busca pela liberdade, a visão de futuro e a inovação”, comenta.
Já o golfinho é caracterizado como uma pessoa comunicadora, sensível, que gosta de trabalhar em equipe e se relacionar com outras pessoas.
“Esse perfil tem como característica a necessidade de ser aceito socialmente, colocar a felicidade acima dos resultados, ser reconhecido por sua equipe e gostar de trabalhar em um ambiente harmônico”, exalta Rocha.
Já quem gosta de organização, planejamento, pontualidade e controle normalmente é identificado no perfil comportamental do lobo.
Detalhista, conservador, metódico, previsível, leal, com dificuldade de adaptação a mudanças e responsável com a realização do combinado são algumas de suas características.
O tubarão, quarto perfil comportamental, é aquele caracterizado por pessoas que atuam em busca do resultado. Senso de urgência, impulsividade, praticidade, com foco no futuro e comprometido com objetivos. São essas algumas de suas características.
E você, sabe qual seu perfil comportamental?
O teste Preferência Cerebral é tão incrível que foi parar na tela da Globo, no horário nobre.
O programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga fez uma matéria de meia hora sobre a Preferência Cerebral. Para saber mais sobre o conteúdo que surpreendeu a equipe com recorde de procura no site, veja o link abaixo:
http://sergioricardorocha.com.br/preferenciacerebral/
Dica Bônus: O Livro das Vendas para empresários que querem aumentar as vendas
Tem muita gente que tem uma grande ideia, decide abrir sua própria empresa, confia que o seu produto/serviço é bom, mas quando o sonho de ser empresário se torna realidade, percebe que tem alguma coisa errada.
Aquela fila de clientes que esperava que fosse ter na porta todo dia ao abrir a empresa não está lá.
O telefone não toca com cliente querendo comprar.
E isso não melhora ao longo do dia.
Infelizmente essa é a realidade de vários empresários.
E se isso acontece com você, eu quero te falar que tem solução.
Eu escrevi um livro para você onde eu explico o que fazer para aumentar as vendas da sua empresa: