Foco no Trabalho

A busca por criar e formar uma equipe de vendas de sucesso tem como treinamentos em técnica de vendas um de seus pilares, porém, nos dias de hoje sofremos uma necessidade de algo a mais. Falta uma mudança de atitude, tem que ter foco.

Seja no comportamento individual, seja como um todo falta atitude de ser e não só querer. E para isso uma imensa coragem é requerida. As técnicas de vendas devem ser acompanhadas de técnicas comportamentais.

Prova disso são as mudanças que os estudos sobre o Coeficiente Emocional (Q.E.) e a Inteligência Emocional fizeram. Perceber a origem e a importância de nossas emoções e comportamentos é algo inspirador.

Inteligência Emocional para Técnica de Vendas
Inteligência Emocional e seus princípios

Não é mais “Ah, a equipe comercial cuida das técnicas de vendas e o pessoal do RH cuida das comportamentais.”.

Matéria “Os Desfocados”

Neste domingo, dia 2 de fevereiro, foi veiculada uma matéria no Jornal O Globo, no caderno Boa chance, chamada “Os desfocados” falando sobre o novo livro de Daniel Goleman: “Foco”.

Se você não sabe quem é Daniel Goleman: Ele é o escritor do livro “Inteligência Emocional”. Um livro muito inspirador e recheado de conhecimentos novos.

 A matéria fala sobre diversos pontos destacados por Goleman: A existência de três tipos de focos: Foco interno (sobre nossas ações), Foco externo (sobre as situações) e Foco no outro (sobre as ações daqueles ao nosso redor). Ressaltando que todos os três são importantíssimos.

Ele afirma que, nos dias de hoje, a vivência tão intensa com as máquinas e redes sociais nos distraem muito facilmente. Não sabendo onde manter nossa atenção.

A empresa não deve mais se preocupar apenas com técnicas de vendas ou comportamentais, deve treinar seus funcionários sobre concentração e como manter o foco.

Ainda temos a crença de podermos realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Ele ressalta o nosso equivoco nesse ponto. O cérebro, segundo o psicólogo, é incapaz de se focar em duas coisas ao mesmo tempo. Ele apenas consegue mudar o foco, rapidamente. Porém quando ele se concentra em algo novo, essa concentração demora mais.

Ele sugere exercícios para estimular nos concentrarmos melhor. Disponibilização de espaços para auxiliar a produtividade com áreas de relaxamento. Ele exemplifica com o Google: a existência de salas de meditação.

Goleman sugere um tempo em nosso dia a dia para relaxarmos. Segundo ele, algumas horas de sua manhã são usadas para relaxar e meditar, assim, fortalecendo a concentração.

Um dos maiores obstáculos para os empreendedores, empresários e vendedores, e na verdade, para muitas outras pessoas é o comportamento de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não terminar as tarefas.

Metologia Preferência Cerebral e Foco

Aliado à inteligência emocional aprofundei a metodologia Preferência Cerebral que apresenta os perfis comportamentais do ser humano.

São quatro perfis básicos, cada um relacionado a um animal. Todas as pessoas têm os 4 perfis comportamentais, mas são mais influenciados pelo perfil mais ativo da dominância cerebral.

Os 4 perfis são águia, lobo, golfinho ou tubarão.

Cada perfil se adapta melhor a um determinado momento ou necessidade, mas não existe um melhor que o outro.

Perfil comportamental Águia
Perfil Comportamental Inovador – Águia

No perfil comportamental inovador, que é caracterizado pela águia, os pontos fortes são a inovação e a criatividade, já os pontos a desenvolver é o fato de colocar muitas ideias em prática ao mesmo tempo e não ter “acabativa”, ou seja, não terminar a maior parte das suas tarefas.

A metodologia do Coaching tem como suas principais verdades a equação: Foco + Ação = Resultados.

Isso que dizer que ao determinar o que realmente queremos, o que realmente é importante e desenvolver as ações necessárias para atingir o Foco, teremos maiores chances de obter os resultados esperados. Costumo dizer em meus treinamentos, palestras, consultorias e sessões de Coach que Foco é tudo.

Quando uma pessoa direciona todas as suas energias para um determinado objetivo, ela estará “empoderada”.

Quer dizer que ela terá Intra-Poder, em outras palavras ela criará um processo de alavancagem interior direcionando todas as suas energias, atenção, expectativas e ações para alcançar o seu objetivo. Sua inteligência emocional entenderá o seu maior desejo!

Foco é tudo!

Leia mais sobre o trabalho de Daniel Goleman no nosso site, no link abaixo:
http://sergioricardorocha.com.br/equilibrio-emocional-e-o-maior-tesouro/

A metodologia da Preferência Cerebral tem feito tanto sucesso que a apresentadora Ana Maria Braga, do programa “Mais Você” da Globo, gravou uma matéria de quase 30 minutos com a minha participação onde aplicamos a metodologia em duas empresas.

Milhares de pessoas assistiram a matéria no programa e participaram da ferramenta Preferência Cerebral.

Leia mais sobre a metodologia Preferencia Cerebral, no link abaixo:
http://sergioricardorocha.com.br/preferenciacerebral

Segue abaixo o link da matéria “Os desfocados”:
http://oglobo.globo.com/economia/emprego/profissionais-desfocados-11463028

Foco no Trabalho
Foco no Trabalho