Fome por Conhecimento

A maior diferença conhecida entre o ser humano e o animal é a razão – mesmo alguns não concordando com isso. Porém, não há como negar nem discordar, que o ser humano possui uma habilidade de adaptação muito melhor que qualquer outro animal.

O ser humano, na época “pré-histórica” ou também conhecida como a época dos agrafos, produzia armas com uma pedra e um pedaço de madeira. Pode parecer boçal, mas já tentou fazer a mesma coisa? É quase impossível para nós.

Busca por Conhecimento e vendas
Busca por Conhecimento e vendas

E até hoje estamos nos renovando e superando as dificuldades impostas pela natureza, sociedade e ambição. Essa grande habilidade de adaptação vem do fato de que precisamos criar meios de adquirir conhecimentos.

O aprendizado na nossa vida

Nosso aprendizado é um conjunto de tudo que vemos, ouvimos, do que passamos, o ambiente e a cultura também influenciam. Ele pode ser forçado por um superior ou pela vida, pode ser procurado por vontade própria ou adquirido inconscientemente.

Aprendemos a mastigar, a andar e a falar sem perceber. Vamos a escola forçados; a faculdade, por pressão e o pensamento no futuro.

Aprendemos ao prosseguir da vida, a ser filhos, irmãos, pais, mães e avós. Aprendemos a lidar com a sociedade e com o envelhecimento. Aprendemos a trabalhar e a conviver com conhecidos, colegas, amigos, colegas de trabalho, família e amantes.

Do primeiro ao último suspiro, estamos aprendendo algo.

A filosofia dos tempos primordiais até os dias atuais busca descobrir qual a função do ser humano. Por que existimos? Para que existimos? Qual, no fim, é nossa verdadeira missão? Crescer e viver, melhorar nossa alma, aproveitar a única oportunidade que temos. Qual será?

É muita presunção minha achar que a nossa função é aprender? Pois se é, não mudo minha opinião, acredito que estejamos aqui para aprendermos cada vez mais, seja se for num continuo ciclo de vidas ou em um único.

Porém, quando somos postos em uma situação onde buscar conhecimento é uma escolha nossa, nós recuamos. Irônico, não?

Vivemos numa vida cheia de aprendizados forçados, e quando podemos dar o nosso passo, recuamos. Porque para isso, temos que nos colocar numa situação onde somos aprendizes e fugir de nossa área de conforto. Porém, não é melhor aprender, melhorar, rever?

Busca por conhecimento e vendas
Busca por conhecimento e vendas

Quem nunca ouviu “Ah, isso é como aprender a andar de bicicleta!”? Pode até ser que você nunca esqueça algo que já faz há muito tempo e deixou de fazer, mas quando voltar a realiza-la, provavelmente, não se sentira a vontade, fará com um sentimento ruim, pois não mais praticou.

Praticar, reaprender o que se aprendeu, rever, são formas de buscar conhecimento também.

Muitos querem alcançar o sucesso, mas param no meio do caminho, esperando, sentado, calmo.

Aqueles que chegam no topo, são aqueles que correm atras, buscam, aproveitam tudo o que podem. Coaching de venda, técnicas de venda, livros, revistas, artigos.

Ocupam-se do trabalho, da família e do estudo. Aprendem que o sucesso não corre atras de você, e sim ao contrário.

Teste, inove, crie, arrisce, aprenda. Na escola só podíamos receber um boletim cheio de 10, se estudássemos. A vida profissional é a mesma coisa, só se pode alcançar o topo, o sucesso, o reconhecimento, com uma insaciável vontade de aprender

Buscar conhecimento, nada mais é que possuir fome por conhecimento.

“Conhecimento: s.m. Ciência, experiência, informação – MiniDicionário da Lingua Portuguesa – Silveira Bueno

  • Como deixou registrado Jim Rhon: o aprendizado é o início da riqueza. O aprendizado é o início da saúde. O aprendizado é o início da espiritualidade. Todo o processo do milagre tem início na busca e no aprendizado.
    Sucesso Sempre!