A importância de manter o Controle Emocional no ambiente de trabalho

Ter um bom currículo é, sem dúvida, muito importante para conseguir se destacar no mercado de trabalho.

Mas será que uma boa qualificação, experiência profissional vasta e cursos extracurriculares são os três pilares preponderantes para conseguir conquistar o chefe e os colegas de trabalho? A resposta é não!

A falta de controle emocional no ambiente de trabalho pode atrapalhar e muito um profissional que queira se sobressair no mercado.

“As empresas querem – e precisam – de pessoas equilibradas, que saibam administrar o que acontece com elas no trabalho e na vida pessoal”, explica Sergio Ricardo Rocha, coach, consultor e palestrante.

Existem dois fatores prejudiciais quando o profissional costuma exagerar nas emoções, ou seja, em momentos de estresse grita e fala palavrões, vive emburrado e trata mal os colegas:

“Isso afasta as pessoas, pois elas não querem receber esta energia ruim, conviver com alguém cheio de emoções descontroladas e por saberem que não terão com quem contar na hora da necessidade. Ou seja, em vez de reagirem bem, perderão o controle”, afirma Rocha.

O coach esclarece que dentro das instituições pouquíssimas atividades são realizadas isoladamente e, por este motivo, emoções exacerbadas e choros constantes geram problemas onde a produtividade é extremamente avaliada.

“Convivemos o tempo todo com pessoas e a realização de parte das tarefas normalmente depende de outras. Se não tiverem carinho e confiança em nós, enfrentaremos dificuldades”, diz.

Segundo ele, o chefe avaliará se esta pessoa prejudica o ambiente de trabalho, se está preparada para liderar pessoas em uma possível promoção e se pode confiar que ela realizará as tarefas necessárias, da melhor forma e dentro do prazo estabelecido.

“As pessoas são contratadas por conta das suas competências e habilidades e são demitidas por causa das suas atitudes e do relacionamento com as pessoas. Ninguém quer uma bomba relógio emocional por perto”, considera.

Coaching e o controle emocional no ambiente de trabalho
Coaching e o controle emocional no ambiente de trabalho

Sérgio cita que no livro “O Monge e o Executivo”, o autor James Hunt diz que devemos avaliar um relacionamento como se fosse uma conta bancária. Quando conhecemos alguém o saldo é nulo. Nossos comportamentos geram depósitos e retiradas.

“Todas as vezes que mantemos um relacionamento saudável com as pessoas, sendo calmos, gentis, confiáveis e tratando com respeito, significa que fazemos depósitos nesta conta bancária. Então o saldo vai ficando positivo”, informa.

Desse modo, quando somos grossos, indelicados, fracos e arrogantes, quebramos promessas e não valorizamos as outras pessoas. Fazemos retiradas e o saldo vai ficando negativo.

“Para cada retirada que fazemos, as pessoas só desculpam mesmo se fizermos quatro depósitos. Somos muito sensíveis, puxamos sempre a sardinha para nosso lado. Uma pessoa tende a acreditar que o que acontece com ela é muito mais forte e importante do que acontece com outras pessoas”, descreve Rocha.

Por isso, controle as emoções! O coach assegura que ao administrá-las estamos gerando produtividade, felicidade e autorrealização.

“Temos sucesso quando aprendemos a lidar com as situações e a viver emoções de maneira mais equilibrada. Aliás, não são apenas as nossas emoções, temos que aprender a lidar com as emoções das outras pessoas também”, salienta.

A melhor metodologia para aprender a identificar o comportamento, saber onde está, para aonde quer chegar (o que quer se tornar), quais seus pontos fortes, como contornar possíveis obstáculos e como criar uma rota de ação para o seu sucesso é a de coaching.

“Quanto mais rápido entendemos como nossos valores, pontos fortes e de melhoria, motivações pessoais e profissionais potencializam ou limitam os nossos resultados, mais efetivas serão nossas ações para eliminar/minimizar improdutividade e desenvolver pontos positivos”, garante Sergio Ricardo Rocha.

Entrevista publicada no site Vila Mulher.

Por Stefane Braga (MBPress)

http://vilamulher.terra.com.br/a-importancia-de-manter-o-controle-emocional-no-ambiente-de-trabalho-5-1-38-789.html


http://vilamulher.terra.com.br/a-importancia-de-manter-o-controle-emocional-no-ambiente-de-trabalho-5-1-38-789.html

Se ficou interessado em técnicas comportamentais, indico ler esses artigos também:

http://sergioricardorocha.com.br/livro-o-monge-e-o-executivo-desenvolvendo-relacionamentos/

http://sergioricardorocha.com.br/equilibrio-emocional-e-o-maior-tesouro/

A importância de manter o controle emocional no ambiente de trabalho
A importância de manter o controle emocional no ambiente de trabalho
  • Tema do Encontro com a Fátima hoje, grande verdade.. sem bom relacionamento sabendo que a equipe se integra em pessoas e que a equipe bem integrada é tudo para desenvolvimento e competitividade.

  • gilmar Magalhães

    Boa noite !

    Fica bem claro de que devemos exercer o poder da paciência, realmente somos avaliados todos os dias por nossas atitudes.

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  • Sérgio Boca Sanches

    O controle emocional no trabalho é assunto moderno, atual, e que está mudando muitos ambientes de trabalho e os resultados estão aparecendo com melhorias de produtividade. Ainda há muitas empresas e empresários que acreditam que a repressividade é o melhor motor da produção. Este assunto é importantíssimo desde o ponto de vista de melhoria profissional até o da melhoria “politico-empresarial”.

    Abraço Sérgio Rocha e a todos que leram estas linhas.