O que é uma consultoria?

A consultoria especializada tem como objetivo desenvolver atividades que melhoram os processos de gestão empresarial dentro das organizações.

Esses processos compõem atividades de consultoria de negócio, clarificam e revisam os processos, propõem mudanças para os clientes, etc.

Um dos destaques da consultoria especializada é a possibilidade de aliar uma revisão das áreas dos clientes, racionalizando as etapas de trabalho e adequando-as, otimizando assim os recursos que cada instituição pode oferecer.

Para ajudar nesse processo, Sergio Ricardo Rocha, Graduado em Marketing, pós graduado em planejamento e gestão estratégica e mestrado em Economia Empresarial, denominado Dr Vendas atua em consultoria empresarial, coaching e palestras comenta que a consultoria é um processo de transferência de conhecimento, que permitirá uma melhor interação com o mercado, de forma a conduzir, da maneira correta, a busca de resultados esperados e desejados.

“Para ser um consultor, é preciso ter experiência em fazer diagnósticos, com a meta de identificar as melhores soluções e recomendar ações de maneira clara e objetiva para os clientes”, explica Rocha.

A ideia do consultor é ser um facilitador da obtenção de resultados, mas o especialista faz questão de frisar que é preciso deixar claro que o consultor não executa nada sozinho.

“Vale lembrar que o consultor orienta e lidera junto com o presidente, diretores e colaboradores, para obter os resultados desejados e acordados. Ele está engajado na obtenção destes resultados, mas não toma as atitudes de maneira isolada”, diz.

O que é uma consultoria?
O que é uma consultoria?

Rocha comenta que uma das características mais importantes de um bom consultor é ter vivenciado o lado das empresas, para adquirir experiências práticas no segmento em que realiza consultoria.

“Além disso, é sempre muito bom ter uma boa formação acadêmica somada à conexão com o mercado e a obstinação pela pesquisa. Assim como em qualquer outra profissão, o profissional não pode se acomodar, é preciso manter as pesquisas e estudos sempre em dia”, ressalta o especialista.

Para Rocha, uma das maiores vantagens na contratação do consultor é o fato de ele não estar envolvido anteriormente no dia-a-dia da empresa, o que permite a ele uma visão diferente dos problemas apresentados pela instituição, e, com isso, uma maior imparcialidade.

Enquanto o consultor indica a melhor solução, o coach ajuda ao próprio cliente, o coachee a identificar a melhor solução. Você conhece o Coaching de Vendas? Se não você pode conhecer com esse artigo:

http://sergioricardorocha.com.br/coaching-de-vendas/

O que é uma consultoria?
O que é uma consultoria?