Teste identifica perfil cerebral

Apesar do avanço nos estudos e na medicina, o cérebro continua sendo um órgão complexo e cheio de mistérios.

Cada uma das 100 bilhões de células nervosas tem função, e, para lidar de forma correta com alguma pessoa, é preciso entender a sua dinâmica cerebral, para trabalhar com os seus comportamentos e atitudes de forma positiva e usá-los de forma correta.

Segundo Sergio Ricardo Rocha, atuante como coach, consultor empresarial e palestrante, entender a dinâmica cerebral contribui para que a pessoa trabalhe melhor com seus pontos fortes e compreenda os pontos que precisam ser melhorados.

”O funcionamento do cérebro é tão importante para a consolidação dos objetivos que este é um dos primeiros aspectos a ser levado em consideração no processo do coaching de vendas”, diz o especialista.

Ele explica que essa é uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional que identifica a meta do cliente e constata o que é necessário para chegar até ela, – e o profissional que trabalha com isso, o coach, estimula ajuda o coachee (cliente) a pensar nas possibilidades e a agir da melhor forma para conseguí-los.

Teste identifica perfil cerebral
Teste identifica perfil cerebral

Para entender a forma com que o cérebro do coachee trabalha, o especialista faz um rápido teste sobre a preferência cerebral que tem como objetivo identificar qual é o perfil cerebral do indivíduo.

“São quatro perfis básicos, cada um relacionado a um animal. Todas pessoas têm os 4 perfis comportamentais, mas são mais influenciados pelo perfil mais ativo da dominância cerebral. O Ser Humano é muito rico. Os 4 perfis são águia, lobo, golfinho ou tubarão”, explica Rocha.

Todos os 4 perfis têm pontos positivos, que devem ser maximizados, ou pontos fracos, chamados de pontos a desenvolver, que devem ser minimizados, neutralizados ou eliminados.

Não existe perfil melhor que outro, existe sim, perfil que melhor se adapte a um determinado momento que a pessoa viva ou cargo/função que irá desempenhar.

E o interessante é que podemos mudar este perfil, um dos trunfos do teste preferência cerebral.

Mudamos quando começamos a alimentar o perfil desejado, através de ações que foquem no desenvolvimento de competências, habilidades e comportamentos do novo perfil.

No teste preferência cerebral, são mostrados 25 quadros, com quatro palavras cada. A cada quadro o cliente deve escolher a palavra que mais se aproxima do seu comportamento e a mais distante. No final é feita a soma das respostas e determinado o seu perfil.

Os quatro perfis comportamentais

Caso o resultado da ferramenta seja “águia”, o seu perfil comportamental é de um idealizador, uma pessoa que gosta de fazer as coisas de forma diferente.

“Algumas das principais características dessa pessoa é a curiosidade, a criatividade, a intuição, a flexibilidade, a busca pela liberdade, a visão de futuro e a inovação”, comenta.

Já o golfinho é caracterizado como uma pessoa comunicadora, sensível, que gosta de trabalhar em equipe e se relacionar com outras pessoas.

“Esse perfil tem como característica a necessidade de ser aceito socialmente, colocar a felicidade acima dos resultados, ser reconhecido por sua equipe e gostar de trabalhar em um ambiente harmônico”, exalta Rocha.

Já quem gosta de organização, planejamento, pontualidade e controle normalmente é identificado no perfil comportamental do lobo.

Detalhista, conservador, metódico, previsível, leal, com dificuldade de adaptação a mudanças e responsável com a realização do combinado são algumas de suas características.

O tubarão, quarto perfil comportamental, é aquele caracterizado por pessoas que atuam em busca do resultado. Senso de urgência, impulsividade, praticidade, com foco no futuro e comprometido com objetivos. São essas algumas de suas características.

E você, sabe qual seu perfil comportamental?

O teste Preferência Cerebral é tão incrível que foi parar na tela da Globo, no horário nobre.

O programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga fez uma matéria de meia hora sobre a Preferência Cerebral. Para saber mais sobre o conteúdo que surpreendeu a equipe com recorde de procura no site, veja o link abaixo:

http://sergioricardorocha.com.br/preferenciacerebral/

Teste identifica perfil cerebral
Teste identifica perfil cerebral
  • Luis Antonio De Pizzol

    gostaria muito de conhecer com maior profundidade o seu trabalho.

  • kelly

    Doutor Bom Dia.
    Assisti a reportagem no programa mais você. Muito interessante poder conhecer mais o funcionamento do nosso cérebro.Se possível gostaria que enviasse o teste no email para que eu possa imprimí-lo, pois gostaria de fazê-lo e que outros colegas fizessem.
    Atenciosamente Kelly

  • LETICIA DUTRA

    VI A REPORTAGEM NO MAIS VOCE SEMANA PASSADA E GOSTARIA DE FAZER O TESTE COM MEUS COLEGAS, PODEPORFAVOR MANDAR PARA OMEU E-MAIL PARA QUE POSSA IMPRIMIR?
    ATENCIOSAMENTE

  • SAMEA NUNES

    Bom dia!

    Assisti a reportagem no programa mais você. .Se possível gostaria que enviasse o teste no email, pois gostaria de fazê-lo .

    • Oi Samea,
      aprenda muito mais sobre a Preferencia Cerebral no link abaixo.
      Acesse este link – http://preferenciacerebral.com.br/, que é de um outro site meu.
      Cadastre seu email e receberá acesso à 3 vídeos incríveis que ajudarão muito para alavancar os seus resultados. Depois deixe um comentário sobre sua avaliação e resultados que conquistará após assistir aos vídeos.
      Grande abraço e muito sucesso.
      Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas.

  • Tatiane

    Meu perfil é o tubarão, mas nao sei em qual area profissional eu me adaptaria melhor. Voce pode me ajudar?

    • Oi Tatiane,
      claro que posso ajudar.
      Cadastre seu email no meu site http://www.coachingdevendasbrasil.com.br e assista aos vídeos disponíveis. Vai gostar.
      Já se cadastrou para receber nosso ebook “5 Obstáculos que Impedem a Conquista de Metas”? Vai gostar e também receberá nossos emails e vídeos com dicas e sacadas de vendas.
      Cadastre seu email lá no topo do site.
      Abs,
      Sergio Ricardo Rocha