Livro O Monge e o Executivo desenvolvendo Relacionamentos

No livro O Monge e o Executivo, o autor James Hunt, diz que devemos avaliar um relacionamento como se fosse uma conta bancária. Quando conhecemos alguém, o saldo é nulo. Nossos comportamentos geram depósitos e retiradas.

Todas as vezes que mantemos um relacionamento saudável com as pessoas, sendo calmos, gentis, confiáveis, tratando com respeito, significa que fazemos depósitos nesta conta bancária. Então o saldo vai ficando positivo.

E quando somos grossos, indelicados, fracos, arrogantes, quebramos promessas e não valorizamos as outras pessoas, fazemos retiradas. Então o saldo vai ficando negativo.

Em que situação as pessoas nos querem por perto? Se o saldo estiver positivo ou negativo?

Como deve ser ter alguém com baixa inteligência emocional como chefe, funcionária, marido, esposa, namorado, namorada, filho ou filha?

O monge e o Executivo nos negócios
O monge e o Executivo

Conta Corrente dos Relacionamentos

Para cada retirada que fazemos, as pessoas só desculpam mesmo se fizermos 4 depósitos.

Somos muito sensíveis, puxamos sempre a sardinha para nosso lado. Uma pessoa tende a acreditar, que o que acontece com ela, é muito mais forte e importante do que acontece com outras pessoas.

Lembremos que vivemos em sociedade. Convivemos com pessoas e estamos sempre conectados com elas. Se as pessoas não quiserem ficar do nosso lado e participarem conosco, estaremos perdidos e sós.

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Realize Depósitos em sua Conta Corrente de Relacionamentos

  1. Elogie as pessoas em público. Quando fazemos isso impactamos também quem está ao nosso redor, pois imaginam que poderão ser os próximos. Mas antes de elogiar, tenha certeza de que é verdadeiro e sincero;
  2. Jamais critique ou puna alguém em público. Punição deverá acontecer em reservado, por causa das razões acima. Não diminua ninguém, principalmente em público;
  3. Antes de interagir com alguém, em um assunto delicado, reflita como gostaria de ser abordado. Como você reagiria. Como você avalia que a pessoa reagirá? Esta reação dela será produtiva para o processo ou situação? Como dizer o que deve ser dito, e ter um ganho para todos na situação? Aja baseado neste entendimento;
  4. Identificar que cometeu uma falha com alguém e não corrigir, significa que falhou de novo. Vá lá é peça desculpas ou corrija o erro;
  5. Não derrame instabilidade ou irritação nos outros. Não desconte sua chateação em outra pessoa. Quando não estiver bem, busque o silêncio, o equilíbrio. Aprenda a se controlar e não será mais refém das emoções;
  6. Olhe para as pessoas e reflita como pode ajudá-las em algo. Às vezes, basta um sorriso para mudar o dia de alguém;
  7. Tenha um pouco mais de paciência com as pessoas. Não sabemos o que aconteceu com elas. E nem como está sendo o dia delas. Calma. Dê mais uma chance para elas.
  8. Realize a escuta ativa. Ouça atentamente como se nada mais fosse importante. Olhando diretamente nos olhos, balance a cabeça para mostrar que compreende. Faça a pessoa se sentir importante naquele momento.
Coaching e a Construção de Relacionamentos
O monge e o Executivo nos negócios

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Ao começar a praticar estas sugestões, vai transformar os seus dias.

Ninguém suporta um olhar crítico. Se olharmos para qualquer empresa ou pessoas, buscando falhas, acharemos. E se olharmos buscando pontos positivos, também vamos encontrar.

Se nos comprometermos a ver o lado bom das pessoas, nos acostumaremos com isso. Desenvolveremos a nossa percepção coletiva, que é ver as coisas que procuramos.

Especialistas dizem que a mente humana normalmente não consegue captar muitas coisas ao mesmo tempo. Lembre quando comprou um carro novo? Depois que comprou, reparou que existem muitos carros do mesmo modelo e da mesma cor na rua? Não é mesmo?

E alguém na família engravidou? Reparou como têm grávidas passando por você?

Da mesma forma que ao decidirmos procurar coisas boas no mundo, as encontraremos.

Vamos tomar uma decisão seríssima?

Vamos tomar a decisão de sermos felizes e fazermos felizes todos os que estão no nosso entorno?

Faço a minha parte e você faz a sua.

Juntos podemos mudar o mundo.

O mundo nada mais é do que a nossa representação dele. Se somos otimistas, acreditamos que o mundo é bom. Se somos pessimistas, acreditaremos que ele é ruim.

Combinado?

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Você conhece o livro Inteligência Emocional? Fala sobre a Inteligência Emocional! Leia mais nos seguintes artigos:

http://sergioricardorocha.com.br/equilibrio-emocional-e-o-maior-tesouro/

http://sergioricardorocha.com.br/a-importancia-de-manter-o-controle-emocional-no-ambiente-de-trabalho/

Leia também dois artigos sobre mudança comportamental para aumentar as suas vendas:

http://sergioricardorocha.com.br/voce-pratica-tecnica-de-vendas/

http://sergioricardorocha.com.br/excelencia-no-atendimento/

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Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas
Palestrante, Consultor e Coach

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  • Evándro d. Sàmtos

    Olá Sérgio,

    Maravilha é isto ai! Precisamos procurar fazer aos outros aquilo que gostaríamos que os outros nos fizessem.

    Agir da mesma,tratar da mesma forma,respeitar da mesma forma,ser honesto e moral da mesma forma,enfim…

    Apenas fazer ao próximo aquilo que desejamos que o próximo nos faça e como o faça.Simples a vida na verdade,né?!

    Saudações fraternas bom amigo,sempre observando e absolvendo com você,grande abraço,

    Evándro d. Sàmtos.

  • Ronaldo Carvalho

    Acompanhando esses, sinto que poderei ser uma pessoa melhor, pois
    tenho que admitir o quanto muitas vezes sou o lado oposto de todas estas
    características e qualidades.

    • Oi Ronaldo,
      o caminho da superação é feito de correção de rumo e ajustes. Saber que AINDA não está no caminho certo é o primeiro passo para a alavancagem.
      Acesse este link – http://preferenciacerebral.com.br/, que é de um outro site meu.
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      Grande abraço e muito sucesso.
      Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas.