Melhores Técnicas de Vendas

Identificar as melhores técnicas de vendas é o sonho de todos os vendedores. Muitos cursos de vendas apresentam estratégias. Treinamento de vendas é importante.

Mas não existem técnicas de vendas infalíveis para sucesso com 100% dos consumidores. O objetivo é conquistar o maior percentual possível de conversões em vendas.

E esta é uma abordagem polêmica, pois é tão complexa a explicação de conquista de um grande resultado, que todos os vendedores campeões defenderão o seu estilo de negociar, a sua técnica de vendas mais produtiva.

Avalio que não existe uma definição ou explicação definitiva. É como uma receita de bolo. Pode saber a quantidade exata de ingredientes, mas cada um tem um jeito de mexer a colher.

O ideal é entender a lógica de uma negociação.

Entender o processo de solicitação de informações pelo consumidor, entender o que ele busca, qual a razão real desta necessidade, compreender as várias etapas da negociação, caminhar por elas com calma, sondar o consumidor para buscar informações úteis para a negociação e realizar o fechamento da venda, quando tiver percorrido as principais etapas do processo de negociação.

Vou citar aqui as 2 melhores técnicas que conheço:

Técnica de Vendas AIDA

Gosto muito de uma técnica de vendas muito antiga, chamada AIDA, que é a sigla da fórmula a seguir: Atenção + Interesse + Desejo + Ação. Acredito que é uma das melhores técnicas de vendas que conheço.

Ela aborda as quatro fases de um processo de venda, que devem ser percorridas, uma a uma, onde uma etapa só deve ser percorrida se tivermos certeza de que a anterior foi resolvida. Sugiro que seu produto ou serviço seja avaliado, considerado e refletido, para identificar quais argumentos mais produtivos para utilizar em cada etapa.

Sabemos que as pessoas são únicas e os consumidores possuem características e necessidades específicas. Logo, nenhum consumidor será igual ao outro.

Mas se estudar previamente e simular bastante, o processo de vendas de seu produto ou serviço, poderá identificar uma linha de negociação padrão, que atenderá a maior parte dos seus clientes. Quando for necessário, deverá adaptar e sair da linha de raciocínio. Mas quando possível, traga seu cliente de volta para ela.

É como se fosse uma auto-estrada. Se o cliente decidir levar a negociação para um atalho, saindo do seu controle, siga com ele. Mas assim que possível, traga-o de volta para a estrada principal, para a linha de apresentação que você já estudou e mostrou ser mais produtiva.

Quando você inicia a negociação com o consumidor, que é um cliente em potencial, sabe que geralmente ele busca as informações objetivas como valores e prazos. Ele quer ser prático. Muitas vezes não consegue diferenciar um produto ou serviço de outro concorrente. Quer valores e acabou. Ele tenta determinar o rumo da negociação.

Nós sabemos que os valores podem ser relativos e abstratos. Costumo dizer que para um mesmo produto ou serviço, R$ 100,00 pode ser caro e R$ 1.000,00 pode ser barato. Depende de um conjunto de circunstâncias que juntas determinarão se um valor será caro, justo ou barato. Portanto devemos conduzi-lo para nossa estrada. Apresentar nossos diferenciais competitivos. Nossa linha de apresentação. Para que ele possa entender e avaliar o que estamos apresentando de forma diferenciada da concorrência.

Esta é a base de qualquer uma das melhores técnicas de vendas. Diferenciação do seu produto ou serviço para poder aumentar as vendas.

Busque um quebra gelo. Uma forma de paralisar sua linha de raciocínio e permitir que você comece a conduzir. Agradeça o seu contato, se apresente e informe o seu compromisso de buscar atendê-lo da melhor forma possível. Procure identificar como chegou até sua empresa, onde a descobriu e qual a razão deste contato, neste momento.

O objetivo é identificar qual canal de comunicação atingiu o consumidor (rádio, TV, indicação de clientes, classificados, internet, etc.) e porque solicita agora as informações. Qual foi o fato gerador da necessidade. Esta resposta será muito útil para você apoiar grande parte da sua argumentação de técnica de vendas nela.

Após conseguir as respostas necessárias, inicie sua apresentação com o objetivo de conquistar a ATENÇÃO do consumidor (1º etapa da AIDA). Informe um ponto forte, que as simulações mostraram que gere atenção e que cative o consumidor. Entenda que é a fase que antecede ao interesse. Argumente pensando em ganhar mais alguns segundos ou minutos do tempo do consumidor. Analise a expressão do consumidor e seus comentários, para esticar ou encurtar a argumentação. As melhores técnicas de vendas não ensinam só o que falar sempre. Também ensinam a necessidade de escutar o cliente.

Depois busque expandir a argumentação para gerar INTERESSE (2º etapa da AIDA). É quando o consumidor passa a perguntar sobre características do item. Apresente o produto ou serviço e vá seduzindo, buscando entender como o consumidor pensa sobre o assunto.

Quando passar para a próxima fase, compreenda que deverá gerar DESEJO de consumo (3º etapa da AIDA). É quando deverá usar seus argumentos mais fortes para que o consumidor desperte a decisão de efetuar a compra.

Apresente de forma positiva. Desperte o DESEJO, como senão tivesse dúvidas de que ele comprará. Como se todos que chegassem a esta fase, comprassem sem duvidar. Como se não houvesse possibilidade de não comprar.

Lembre de quando apresentar uma característica ou benefício, avaliar se foi percebida como interessante. Se for, provoque o consumidor, pergunte a opinião dele. Mas só se perceber que ele gostou. Procure fazer com que ele diga o quanto será útil ou interessante para ele. Isso é muito melhor do que você dizer que é bom.

Chegando a fase final, a de AÇÃO (4º e última etapa da AIDA), pergunte ao consumidor se ele tem alguma dúvida sobre o que foi apresentado até aquele momento.

Informe que apresentará as informações necessárias para a concretização do negócio. Utilize a definição exata para seu negócio: que dará as informações necessárias para fazer a sua matrícula, a sua inscrição, a sua entrega, a sua contratação, a sua associação, a sua compra, etc.

Informe que apresentará os detalhes do investimento ou do valor. Fale com confiança. Sem dúvidas de que comprará, como se isso fosse apenas um detalhe.

Inicie a argumentação final com um resumo dos benefícios aceitos pelo consumidor. Aqueles argumentos que você apresentou e percebeu que o consumidor avaliou como importantes. Lembre para ele, que ele gostou deste detalhe. E ao final dos benefícios aceitos, apresente o valor, com tranqüilidade, sem medo, com confiança.

Guarde um desconto, se possível, ou um melhor prazo de pagamento na manga. Não entregue tudo que tem, de primeira. E use depois, se necessário.

Após informar o valor, pergunte qual será a forma de pagamento, dentre as possíveis. Dinheiro ou cartão? Ou então, se prefere que seu filho estude de manhã ou à tarde? Ou onde prefere que seja entregue a encomenda, na sua residência ou trabalho?

Uma destas perguntas, após informar o valor, mostrará que você não tem dúvida de que ele comprará.

Se ele não concordar e disser que ainda não tomou a decisão, não tema. Mantenha a calma e pergunte a ele qual a razão que evita que ele tome a decisão naquele momento. Com gentileza, busque identificar a objeção e tranquilamente procure solucioná-la.

Faça o dever de casa antecipadamente. Procure entender as objeções mais utilizadas pelos consumidores neste momento e prepare-se previamente com argumentos sólidos, que possam superar esta objeção.

Coaching de Vendas

Vou falar agora sobre a melhor e mais produtiva técnica de vendas que conheci nos meus mais de 20 anos de vendas. E digo mais, se soubesse disso antes teria, conquistado resultados ainda melhores.

A metodologia de Coaching foi criada no esporte, onde identificou-se que o adversário de uma pessoa não está no outro time ou do outro lado da rede. O adversário de uma pessoa é ela mesma. Quando não tomamos a decisão mais produtiva ou não fazemos o nosso melhor, estamos nos boicotando.

A metodologia de Coaching foca em potencializar a conquista de grandes resultados, oferecendo as melhores ferramentas, modelos e técnicas que permitem com que as pessoas se conectem com seus objetivos, gerando ações e resultados específicos. Conduz as pessoas a buscarem as respostas dentro delas e a montarem um plano de ação para encontrar soluções para seus problemas e para alcançar um objetivo estratégico.

No Coaching de Vendas, o vendedor não oferece as resposta, mas estimula o cliente a desenhar e construir uma solução, que atenda as suas necessidades e que se adeque as soluções propostas pelo cliente. Isso é Coaching de Vendas.

O Vendedor Coach deve coletar as informações necessárias ao entendimento do cenário em que o cliente está inserido, buscar identificar o perfil do cliente e suas principais características e reações, identificar e fazer com que o cliente reflita mais e entenda que seu problema pode ser maior do que imagina, percebendo a importância e impactos do problema e finalmente conduzir o cliente para a solução.

As perguntas levam o cliente a pensar no seu problema de forma mais profunda e na provável solução. Para que conclua, por si só, que a solução que o Vendedor Coach vai apresentar é a melhor para ele.

Com este entendimento de abordagem, o vendedor irá aumentar as suas vendas de forma constante.

Sugiro que você conheça mais sobre a metodologia de Coaching de Vendas. Aqui no nosso site você terá vários artigos sobre o tema.

Gostei tanto quando fiz a minha formação em Professional Coaching, que desenvolvi a metodologia de Coaching de Vendas, do meu jeito, de acordo com a minha experiência como executivo e consultor de grandes empresas.

Temos feito muito sucesso, treinando os vendedores pelo país.

Vou listar alguns dos nossos artigos abaixo, conheça um pouco mais, leia os artigos, pois serão muito produtivos para você.

http://sergioricardorocha.com.br/coaching-de-vendas/

http://sergioricardorocha.com.br/curso-de-formacao-em-coaching-de-vendas/

http://sergioricardorocha.com.br/como-o-coaching-de-vendas-pode-ajudar-a-sua-empresa/

http://sergioricardorocha.com.br/conselhos-do-coach-mais-famoso-do-mundo/

http://sergioricardorocha.com.br/coaching-e-o-coach-executivo/

http://sergioricardorocha.com.br/coaching-de-vendas-palestra-para-aumentar-vendas/

.

Clique aqui para acessa o Treinamento Gratuito Melhores Técnicas de Vendas

Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas
Palestrante, Consultor e Coach

http://sergioricardorocha.com.br/
https://www.facebook.com/sergioricardorocha
https://www.facebook.com/drvendas

pixel Melhores Técnicas de Vendas

Coach, Palestrante e Consultor, conhecido como Dr Vendas. Especialista em Vendas, Coaching de Vendas, Coaching Executivo, Formação de Canais de Vendas, Desenvolvimento de Pessoas e Equipes de Alto Rendimento.

17 Comentários para Melhores Técnicas de Vendas

  1. Gostei muito do que li, gostaria de receber mais informações.Att. Profa Nelidy Magnago

  2. Osvaldo Guilherme Lui Curimba disse:

    As imformações que li vai me ajudar muito sendo que estou directamente ligado ao mundo das vendas.desejo continuar a receber mas imformações no meu email.

  3. Aristides Meneses disse:

    Sou iniciante na área de vendas e estou buscando o máximo de informações possível. Obtive dicas muito importantes,outras informações serão bem vindas. Muito obrigado.

  4. Michelle Gomes de Moura disse:

    Boa Noite! meu nome é Michelle, eu e meu esposo temos uma empresa de qualificação profissional a área industria,especificamente Curso de Solda,estamos a menos de um ano entrando na área de vendas de maquina s e equipamentos do mesmo, com nenhuma experiência de ambos, venho me dedicando
    a ler pequenas experiência para aprendizagem, no momento ainda não temos condições o suficiente para pagar um curso para nos especializarmos, então pesquisando sobre essas técnicas me deparei com seus conhecimentos e achei excepcional,pedir uma orientação sobre o que devo fazer?
    em fim, quero parabeniza-lo o excelente trabalho que desenvolveu, de fato se faz justo o homem que se tornou.

    • William Nilton da Costa Adão disse:

      Sem bastante comentario,as informacões recebidas foram bastante valiosas pra mí uma vez que pretendo me especializar nesta área. Meo abraço grande e continuem assim…

  5. mazembe disse:

    GOSTEI MUITO DA FORMA QUE ABORDAS-TE O TEMA, POIS ESTA ESTA CHEIO DE DICAS ,RICFO EM MATERIALPARA O TRABALHO, PARA A APRENDIZAGEM

  6. Francisco disse:

    Prezado
    Eu gostei a informação
    gostaria algumas dicas

  7. marcel piloto disse:

    gostei muito das técnicas, principalmente a AIDA, que ao meu entender é a mais usada no dia a dia, ou a qual por intuição mais me enquadro, obrigado.

  8. paula izidorio disse:

    Adorei quero receber tecnicas em meu e-mail

  9. Aprendi muito com seu artigo, achei muito interessante o conteúdo sobre AIDA, acho que é o ponto chave para fechar qualquer negócio, inclusive pode ser aplicado e ocasiões diferentes. Muito obrigado, Sucesso Sempre!

  10. vanuzia inacio da silva disse:

    oi desejo receber dicas de técnicas em vendas pelo meu e mail

  11. leu diogenes disse:

    gostei muito de ler sobre tecnicas de vendas!!!gostaria de receber gratis informativo sobre vendas…pra que desperte cada dia a vontade de se campeã em vendaskk!!! um abraço….leu diogenes

  12. silma disse:

    Amei as tecnicas de vendas ! Vou utiliza-las muito!!! Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>