O que é coaching?

Coaching de Vendas
Coaching de Vendas

Coaching é uma metologia de desenvolvimento humano onde há uma parceria entre um profissional (coach) e um cliente (coachee) para que o coachee possa alcançar metas, sonhos e objetivos pessoais e profissionais.

Um profissional – o coach – apoia, incentiva e é uma força motriz humana que apoia um indivíduo, ajudando-o a planejar sua estratégia de metas e ações diárias para alcançar os melhores resultados a que se propôs.

Coaches extraordinários dependem de coachees extraordinários, quando há comprometimento do cliente com as metas que foram elaboradas com a ajuda do Coach os resultados são extraordinários para o Coachee.

Sua origem é antiga, remonta à filosofia grega (Sócrates) e , nos últimos vinte anos, acompanhou as descobertas da neurociência, da psicologia cognitiva-comportamental e da psicologia positiva. Aplicado primeiramente no campo dos esportes, seu uso se disseminou para os negócios e para todas as áreas de interesse, tais como a atividade física, os relacionamentos, o controle financeiro e a organização pessoal. Em suma, onde o ser humano tem metas e deseja aumentar o foco para realizá-las, o apoio de um bom coach pode ser adequado e útil, para se obter resultados em menor prazo e de maneira equilibrada.

Apesar de ser uma relação profissional de assessoramento, diferentemente da psicoterapia, não se foca em discussão de problemas passados e nem em questões emocionais. Interpreta o indivíduo como em si mesmo sendo capaz de alcançar todas as suas metas, desde que sejam realistas e bem planejadas. Também não é consultoria e nem treinamento, pois as metas, as avaliações, linha de ação e respostas devem emanar e pertencer ao próprio indivíduo que solicita o coaching. Visa ser um efetivo método de ajudar pessoas a alcançar os seus próprios objetivos, com troca de opiniões e de observações para gerar resultados préviamente contratados, e também se tornar um processo de inspiração, de motivação, na busca de se encontrar o melhor caminho de desenvolvimento.

Internacionalmente a abordagem do Coaching vem ganhando adeptos e no Brasil, nos últimos dez anos, vem se tornando rápidamente uma nova profissão. O International Coaching Federation (ICF), uma das mais reconhecidas entidades que engloba estes profissionais, define “Coaching” como “um processo interativo que ajuda indivíduos a se desenvolver mais ràpidamente e produzir mais resultados satisfatórios.”

Os profissionais que atuam como coaches (aquele que orienta as pessoas com as técnicas de Coaching) usualmente são de diversas bases profissionais. No entanto, não é necessário que o coach seja especialista na área que o cliente deseja assessoramento de coaching. O importante é que a própria pessoa disponha de informações sobre os seus projetos de vida – ou tenha algumas pistas de onde irá buscar tais informações. No coaching o imprescindível como já dito é a vontade de fazer acontecer, ou seja não basta apenas palavras, é necessário o coachee estar comprometido com seus ideais, metas, sonhos e objetivos, e através de ações contínuas diárias ir em direção ao seu próprio sucesso!

.

Convido você a ler mais dois artigos sobre o Coaching:
http://sergioricardorocha.com.br/coaching-de-vendas/

http://sergioricardorocha.com.br/como-o-coaching-pode-ajudar/

.

Clique aqui para acessar o Treinamento Gratuito

.

Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas
Palestrante, Consultor e Coach

http://sergioricardorocha.com.br/
https://www.facebook.com/sergioricardorocha
https://www.facebook.com/drvendas