Você sabe o que fazer quando seu cliente está nervoso, reclama, briga com você e te deixa para baixo?
Existem algumas formas de você lidar com isso, independentemente se o cliente tem ou não um motivo racional para estar nervoso.
Porém, é muito importante que você entenda que: Isso não é pessoal. Com razão ou não isso não é para você.
Proteja sua Autoestima
Tem gente que parece que sai de casa igual uma bomba atômica prestes a explodir ou derramar o lixo em outra pessoa e, às vezes, isto acontece com a gente.
E nesses casos, pare e respire fundo. Mesmo se o cliente não estiver com a razão.
Você não pode deixar ninguém te desviar da sua meta. A gente sabe que a vida é muito corrida e tem maluco para tudo que é lado.
Nós temos que entender o seguinte:
A maior preocupação de um profissional é proteger a sua autoestima.
Se você é um empresário, comerciante, profissional liberal ou é profissional de vendas você tem que proteger a sua autoconfiança e sua motivação.
O que eu faço quando um cliente me deixa para baixo?
Isso não é normal, mas já aconteceu comigo o seguinte:
As pessoas se cadastrarem, por livre e espontânea vontade, em meus sites para receberem o meu conteúdo, eu envio o conteúdo, dou o meu máximo para ajudá-la com vários conteúdos gratuitos e ela me manda e-mail dizendo:
“Não quero ficar recebendo essa droga!”
E falam um monte de besteira. Eu me sinto mal na hora. Eu não sou de ferro.
E detalhe: No final de todos meus e-mails tem um link para ela se descadastrar e parar de receber e-mail. Não há necessidade de me ofender ou algo do tipo.
Mas sabe o que aprendi a fazer?
Quando isso acontece, eu abro a página do Youtube ou Facebook e vejo depoimentos dos meus alunos, e da galera que nos acompanha e estão sempre comentando:
“Poxa Dr. Vendas, obrigado você alavancou minhas vendas!”
E nessa hora eu tenho um choque de positividade. Eu vejo como eu ajudo as pessoas e dessa forma eu não me deixo abater.
Você não pode se deixar abater. Entenda que algumas pessoas precisam despejar seu lixo em outras na tentativa de diminuírem suas dores. Não aceite esse lixo.
Quando isso acontecer, pense no seu propósito de vida, na sua missão, sua meta e siga em frente.
Só você sabe o que você passou para chegar até aqui.
Você não tem o direito de se deixar abater por causa de alguém, que com razão ou sem razão, falou um monte de besteira para você.
Não se deixe ser abaixado por ninguém.
Siga em frente que você merece tudo o que está buscando.
E eu falo mais sobre como essas situações onde o cliente está irritado, nervoso e parece que vai explodir no vídeo aqui embaixo. É só você clicar no meio da imagem para assistir:
Créditos das imagens utilizadas nesse artigo: Freepick.