Técnicas de Vendas e Público Alvo

Conheça um fator decisivo para conquistar clientes. Não basta conhecer e saber aplicar inúmeras Técnicas de Vendas, ou treinar sua equipe constantemente com Cursos e Treinamento de Vendas, se não estiver definido qual o seu público-alvo, seu “Avatar”.

As Técnicas de Vendas são importantes, mas tem que ser direcionadas para o público certo.

“Avatar” representa a personificação do seu público-alvo. Ele, normalmente, representa cerca de 70% de seus clientes.

Isso quer dizer que ao entender o perfil comportamental, suas necessidades, sonhos, desejos, medos e preocupações você conseguirá se conectar com ele e adaptar seu produto, serviço e comunicação ao que, realmente, é importante para ele.

Sem conhecê-lo é como atirar para todos os lados e depender da sorte! É aqui que está a grande diferença que conhecer o público alvo faz: Depender da Sorte ou da Capacidade. Neste momento, a técnica de venda faz a diferença.

Devemos concentrar nossas divulgações e comerciais em nosso Cliente.

Querer divulgar para todos pode acabar resultando em perda de dinheiro e tempo. Usar as técnicas de vendas no público errado se torna desgastante para a empresa.

Público Alvo para Técnicas de Vendas - Budweiser
Publico alvo para técnicas de vendas

Criar formas de falar com clientes em potencial é algo fundamental e todos da empresa devem saber e reconhecer o público-alvo da empresa.

Conhecer e caracterizar o avatar são assuntos importantes a serem debatidos em reuniões e em treinamentos. Porém muitas empresas só treinam os seus colaboradores com técnicas de vendas e tentar vender para o cliente errado dá trabalho, não é mesmo?

Abaixo vai um exemplo da importância desse conhecimento.  Você já assistiu o impressionante comercial da cerveja Budweiser?

Você pode não ter achado “impressionante” mas, com certeza, estranhou, certo?

Não é um comercial com festa, praia e mulheres, como a maioria dos comerciais de cerveja. Também não aparece nenhuma balada como é o estilo da Budweiser.

Então… Por que uma empresa com o porte da Budweiser criou um comercial como aquele? Uma empresa grande, conhecedora de tantas técnicas de vendas. Cachorrinhos, cavalos e música leve? O que houve com a equipe de Marketing e Publicidade?

Bem se você concluiu que “não fui tocado pelo comercial”, provavelmente, você é um homem e pode ter se sentido deslocado com esse novo comercial.

Comercial Budweiser e Público Alvo
Comercial Budweiser e Público Alvo

Grande parte das pesquisas indica que cerveja não é mais assunto de homens. É assunto de todos. As mulheres entraram timidamente nesse mercado, e hoje, elas estão bebendo quase mais que os homens. A razão disso não importa, são fatos.

Segundo o estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) a porcentagem que representa as mulheres bebendo, pelo menos, 1 vez por semana é de 39%, o que 6 anos antes (2006) era de 29%. Um crescimento maior que os homens: 56% saltou para 64%.

E os números coletados ainda continuam a assustar.

Em relação à beber demasiadamente as mulheres também surpreenderam. Em 2006, era 36%. Hoje, o número está na casa dos 49%. Com um crescimento muito maior em comparação aos homens, que teve uma variação de 45% para 59%.

Fonte da pesquisa feita pela Unifesp:
http://www.psiquiatria.unifesp.br/sobre/noticias/exibir/?id=247

E isso explica o que aconteceu com a Budweiser. A empresa percebeu o surgimento de um novo Avatar, ou seja, público-alvo. Viram esses números crescendo e decidiu investir nas mulheres. Isso mesmo! No facebook já vi várias mulheres compartilhando esse comercial. A prova que deu certo!

Comercial Budweiser - Público Alvo
Cachorrinho que conquistou um novo Público Alvo

A empresa buscou inovar, pesquisou e conseguiu surpreender a todos abordando um novo público alvo, realizando uma técnica de vendas com maestria e sendo admirada pelo novo Avatar.

Afinal, pode até haver marcas de cerveja voltada para mulheres, mas foi a Budweiser que chamou a Atenção!

E coloque atenção nisso. O vídeo possui mais de 31.000.000 de visitações e mais de 120.000 likes! Em apenas 3 dias!

O segundo vídeo mais visto do canal oficial da empresa também é voltado para as mulheres, porém em 2 dias “só” foi visto por quase 5.000.000 de pessoas com 5.200 likes.

Esses números surpreendem. E ranqueiam o top do canal com uma incrível diferença dos outros vídeos. Transformaram uma ideia em um assunto de grande porte com uma técnica de vendas impressionante. Qual? Anteciparam uma ideia!

A empresa ganhou o prêmio da Super Bowl AdMeter pelo segundo ano consecutivo! O Super Bowl é uma premiação anual realizada pelo jornal USA Today. Quem decidi a melhor propaganda? O próprio público.

A importância de perceber o potencial de novos Avatares, mudando ou ampliando o público-alvo pode levar a sua empresa ao topo. Pode não ser uma técnica de venda, mas levou muitos olhares para e empresa.

Tenho certeza que muitas mulheres que viram o comercial quando forem ter seu happy hour, ao pedir a cerveja, lembrarão do comercial e pedirão aquela que as tocou. Esse é o poder das técnicas de vendas aliadas a internet.

O estudo sobre Avatares e Público-Alvo é importantíssimo para o seu mercado, principalmente, no marketing digital. E é um dos assuntos abordados com freqüência nos treinamentos e no Coaching de Vendas.

Muito além de “abordado”: Como definir seu Avatar é um dos Pilares do Coaching de Vendas.

Só assim você poderá fazer campanhas e propagandas que afetem clientes em potencial, não perdendo dinheiro e tempo.

Leia nosso melhor artigo sobre técnicas de vendas: http://sergioricardorocha.com.br/melhores-tecnicas-de-vendas/

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