Excelência no Atendimento

Quando somos bem tratados e nos sentimos especiais, nos tornamos mais propícios a aceitar acordos e propostas. Quando estamos pressionados e não confortáveis, criamos, inconscientemente barreiras contra eventuais situações.

Para a Nordstorm, uma das grandes e melhores marcas em atendimento dos Estados Unidos, o bom atendimento é sua maior filosofia. Eles seguem o AIDDU (Atendimento Incrivelmente Diferenciado do Usual).

Buscam vendedores que seguem os mesmos ideais, colocam confiança nos contratados e acreditam na pirâmide inversa, onde quem está no topo, é O Cliente e a empresa existe para trabalhar para o consumidor.

Segundo eles, as marcas, normalmente, seguem o seguinte método: “Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido”; para eles, aqueles que querem fazer a diferença e crescer, devem seguir esse: “Atenda o cliente como ele quer ser atendido”.

O poder do bom atendimento
O poder do bom atendimento

Pesquisas afirmam a importância do bom atendimento:

A TNS InterScience, em 2007, realizou uma pesquisa para a revista Consumidor Moderno, buscando a preferência dos consumidores. Reuniu 1.250 deles, de ambos os sexos e acima dos 18 anos, de todas as classes e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Belho Horizonte.

Segundo os dados coletados, foi decidido que o atendimento (51%), qualidade (39%) e preço (39%) são imprescindíveis e básicos. O monitoramento da satisfação dos consumidores (39%) é um diferencial e a propaganda (44%) e a responsabilidade ambiental (43%) e social (42%) agregam valor ao estabelecimento.

Já o IEMI ( Instituto de Estudos e Marketing Industrial), em 2011, realizou uma pesquisa entre 3.300 consumidores, homens e mulheres acima de 15 anos, em todas as classes sociais e diferentes estados. Focou no mercado têxtil.

Descobriram que 76,4% dos entrevistados afirmaram rejeitar um estabelecimento pelo mal atendimento. Onde as classes C e D valorizam ainda mais o bom atendimento, enquanto as classes A e B levam, também, em alta consideração se o preço está abaixo da concorrência e se há a possibilidade de desconto e troca.

Quando o cliente é mal atendido e sai infeliz do local, a chance dele passar uma imagem negativa da empresa, é alta. Ele cria uma corrente negativa ao redor da empresa. Porém, o mesmo acontece quando ele sai feliz e satisfeito, ele faz uma propaganda positiva.

O poder do bom atendimento
O poder da excelência no atendimento

Dicas para uma boa relação entre a empresa e o consumidor:

  • Escutar o cliente – não é frustrante quando percebemos que nosso interlocutor não estava prestando atenção? Escute o cliente, preste atenção nele, faça perguntas sobre o que ele fala, acene com a cabeça, mostre que ele tem a sua total atenção.
  • Seja prestativo, tire quaisquer dúvidas, realize seus pedidos, e entenda que ele não é obrigado a gostar, nem a comprar. Porém, não vise a compra, vise a conquista. Sorria, caso ele não compre e nunca esqueça de pergunta-lo suas preferências nem o que ele deseja.
  • Procure funcionários adeptos a esses ideais, treine-os.
  • Trate bem não só apenas o comprador, busque uma boa relação com seus funcionários e colegas de trabalho. Afinal, se não há uma boa relação interna, como poderá haver uma externa?
  • Vá além, faça mais do que é esperado de você. Sorria, ajude o cliente, pergunte suas preferências, não julgue sua condição financeira ou seus gostos, seja paciente, ofereça informações adicionais do produto, deixe-o pensar e avaliar.
  • Pequenos gestos causam boa impressão e aumentam as chances de retorno.

 Faça a diferença, Seja a diferença.

A excelência no atendimento é a excelência na venda.

Você conhece o termo “desvenda”? Esse termo pode mudar suas vendas:
http://sergioricardorocha.com.br/entender-a-desvenda-para-vender-mais/

Conheça mais sobre técnicas de vendas:
http://sergioricardorocha.com.br/melhores-tecnicas-de-vendas/

 Ana Clara Rocha.

.

Este é o segundo artigo da minha filha Ana Clara. Ou melhor, eu que sou pai dela. Ela é a mais talentosa da família. Uma jovem incrível de 16 anos, que está construindo um belo caminho.

Deixe algum comentário lá embaixo para motivá-la. Se concorda ou não. Qual seu ponto de vista do assunto? Ela vai acompanhar o debate.

6 Comentários


  1. Parabéns, Ana Clara! Adorei seu artigo!! Continue nos ensinando :)
    Beijos,
    Mariana, 30.

    Responder

  2. Parabéns Ana, vc me surpreendeu muito quando comecei a ler achei q fossem comentários do seu pai, foi uma surpresa muito agradável ver uma adolescente de 16 anos dominando tão bem esse assunto.Obrigada pelas dicas.Abraço.

    Responder

  3. Parabens!!!gostei muito das informações,sempre temos que fazer uma reciclagem,buscando um melhor atendimento ao cliente…Ana Clara muito bom,parabens…

    Responder

  4. Eu adorei , e sempre procuro lugares para suprir minhas necessidades onde principalmente elas te atendem sorrindo e fecham a venda sorrindo não importando se minha reação vai ser de negação ou aprovação!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *