Equilíbrio Emocional é o Maior Tesouro

Quando era garoto escutei várias vezes, o termo doente dos nervos. Caracterizava que alguém tinha dificuldade em administrar as emoções. E esta “doença” inviabilizava que uma pessoa se relacionasse normalmente com o mundo.

Normalmente, atentamos para as pessoas com casos mais agudos, mais profundos, mas será que só estes casos mais sérios geram impacto negativos em uma pessoa?

Em 1995, Daniel Goleman, psicólogo formado pela Universidade de Harvard, nos deu esta resposta. Ele escreveu o livro Inteligência Emocional, que explica cientificamente que o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência da pessoa.

Coaching - Daniel Goleman e inteligência Emocional
Inteligência Emocional

Ele identificou que os circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis, podem ser trabalhados e que temperamento não é destino.

Entendi que a forma com que lidamos com nossas emoções, reflete nas nossas relações com as pessoas ao nosso entorno. E cheguei à conclusão de que não importa o que acontece conosco. O que verdadeiramente importa é a forma com que reagimos ao que nos acontece.

Isso quer dizer que se estamos no controle da nossa emoção, conseguimos reagir melhor com que nos acontece, mas se não estamos bem, explodimos por qualquer coisa.

Que chute o primeiro balde, quer dizer, atire a primeira pedra, quem nunca perdeu a linha. Em um momento de descontrole, disse o que não devia, reagiu errado e depois se arrependeu.

Existem várias formas de perder a linha. Chorar demais, estar inseguro, não ter confiança, gritar, falar mal, falar palavrões, tudo isso significa perder a linha.

Também quando se desiste de algo ou não se faz o melhor possível, de forma impulsiva.

Existem 2 fatores prejudiciais neste destempero emocional. Afasta as pessoas, pois elas não querem receber esta energia ruim, conviver com alguém tendo emoções descontroladas e por saberem que não poderão contar na hora da necessidade. Em vez de reagirem bem, perderão o controle.

Você confiaria decisões importantes à alguém que usualmente demonstra fragilidade, fraqueza ou agressividade? Nem sempre, não é mesmo? Pois muitas vezes este desequilíbrio gerará respostas inadequadas e decisões erradas.

O desequilíbrio emocional afeta as relações amorosas, afastando as pessoas que amamos e principalmente, gera problemas no trabalho, onde a produtividade é mais fortemente avaliada.

Hoje, pouquíssimas atividades são realizadas isoladamente. Convivemos o tempo todo com pessoas e a realização de parte das tarefas, normalmente, depende de outras pessoas. Se não tiverem carinho e confiança em nós, teremos dificuldades.

A empresa avaliará se esta pessoa prejudica o ambiente de trabalho, se estará preparada para liderar pessoas (possível promoção) e se pode confiar que ela realizará as tarefas necessárias, da melhor forma e dentro do prazo estabelecido.

As empresas querem (e precisam) de pessoas equilibradas, que administrem com o maior equilíbrio possível o que acontece com elas, no trabalho e na vida pessoal.

Coaching e a Inteligência Emocional
Inteligência Emocional

As pessoas são contratadas por conta das suas competências / habilidades e são demitidas por causa das suas atitudes e do relacionamento com as pessoas. Ninguém quer uma bomba relógio emocional por perto.

A boa notícia é que podemos, sim, administrar as nossas emoções. É possível administrar a emoção para gerar produtividade, felicidade e autorealização.

Temos sucesso quando aprendemos a lidar com as situações e viver as emoções de forma mais equilibrada. E não são apenas as nossas emoções, temos que aprender a lidar com as emoções das outras pessoas também.

A melhor metodologia para aprender a identificar o seu comportamento, saber onde está, para aonde quer chegar (o que quer se tornar), quais seus pontos fortes, como contornar possíveis obstáculos e como criar uma rota de ação para o seu sucesso é a metodologia de coaching.

A minha atuação como Coach Profissional permite vivenciar situações incríveis. Sou contratado para ajudar, apoiar e conduzir pessoas que buscam o aumento de suas produtividades e conquista de seus sonhos e objetivos.

Tenho a oportunidade de trabalhar com pessoas que passam a ser protagonistas das suas vidas e não mais meros coadjuvantes. Garanto que quando as pessoas querem muito mudar e têm acesso às melhores metodologias de desenvolvimento humano, conseguem ser muito mais felizes.

Temos uma força incrível dentro de nós, mas a motivação é uma porta que só se abre por dentro. Tem que querer abrir a porta.

O estudo do comportamento humano permite entender o conjunto de percepções que nos foi influenciado pelas pessoas, religiões e a sociedade em que vivemos. Compreenderemos o conjunto de crenças, valores e sonhos que recebemos e como interagimos com eles.

A análise do perfil comportamental para identificar como reagimos ao mundo e o que nos motiva será fundamental para uma vida equilibrada, feliz e plena.

Quanto mais rápido entendemos como nossos valores, capacidades, habilidades, os pontos fortes e de melhoria, motivações pessoais e profissionais potencializam ou limitam os nossos resultados, mais efetivas serão nossas ações para eliminar/minimizar improdutividade e desenvolver pontos positivos.

“Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.” Aristóteles.

E você? É refém de você mesmo? Ou assume o controle da sua vida?

.

Se precisar de ajuda, leia o artigo Superação – Como Contratar um Coach. Clique no link abaixo e leia o artigo.
http://sergioricardorocha.com.br/superacao-como-contratar-um-coach/

Descubra duas grandes técnicas de vendas para aumentar as suas vendas:
http://sergioricardorocha.com.br/melhores-tecnicas-de-vendas/

Leia um artigo sobre o bom atendimento e melhore as suas vendas:
http://sergioricardorocha.com.br/excelencia-no-atendimento/

Convido você a ler um artigo sobre o Coaching:
http://sergioricardorocha.com.br/coaching-de-vendas/

Conhece o termo “Desvenda”? Entenda como saber desse termo pode aumentar as suas vendas:
http://sergioricardorocha.com.br/entender-a-desvenda-para-vender-mais/

.

Clique aqui para acessar o Treinamento Gratuito

.

Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas
Palestrante, Consultor e Coach

http://sergioricardorocha.com.br/
https://www.facebook.com/sergioricardorocha
https://www.facebook.com/drvendas