A Diferença entre Sonhos e Metas

Ter metas significa saber o que quer, porque quer, o que fazer para chegar lá, e principalmente o que se ganha com isso. Por isso, precisamos saber se temos metas ou apenas sonhos que dificilmente se realizarão.

Todos nós já ouvimos falar muito do extraordinário potencial do ser humano, de que o homem é poderoso, de que dispõe de forças incalculáveis e que não usa 10% do seu potencial.

Cientistas já disseram que se fosse feita uma cópia de cérebro humano seriam necessárias, pelo menos 10 bilhões de células eletrônicas e a força de mais de um milhão de watts, para fazer essa máquina funcionar. Tudo isto é o homem. Mas, porque existe tanta gente fracassada neste mundo? Lembro que o fracasso não quer dizer só falta de dinheiro.

Uma pesquisa revelou que 90% das pessoas não fazem aquilo que gostam, não têm aquilo que querem e que de certa forma são infelizes.

Nas últimas décadas, cientistas do comportamento humano concentraram seus estudos para identificar o que é a diferença que faz diferença. Por que somente algumas pessoas conseguem o sucesso?

Como fazer uma meta?

Os cientistas concluíram que o sucesso ou o fracasso não acontecem por acaso. Existem razões já definidas pela ciência que explicam isso.

Disseram que muitas pessoas fracassam porque não têm consciência de seu próprio potencial. Outras, até vislumbram o potencial de que dispõe, mas não sabem como dinamizá-lo, como colocá-lo para fora.

Também alertaram de que existe um grande erro curricular na educação tradicional. Vamos para a escola, para a faculdade e aprendemos muitas coisas, mas não aprendemos como funciona nossa mente e nossa forma de pensar. Tudo aquilo que nós temos e vamos ter um dia, é o resultado do funcionamento da nossa mente.

Mas, a grande conclusão que estes cientistas chegaram é que a maioria das pessoas não têm um  plano de vida, ou seja, não sabem o que querem da vida. E, terminam dizendo: “- Toda pessoa que vence na vida tem algo em comum. Ela sabe exatamente o que quer e está disposta a lutar por isso, até as últimas conseqüências”.

O mundo abre passagem para as pessoas que têm metas.

Saber estabelecer metas é uma das maiores dificuldades das pessoas. Muita gente confunde sonhos com metas. É importante sonhar, soltar a imaginação. Mas, se você não se mexe, se você não entra em ação na busca dos seus sonhos, tudo isso não passa de sonhos frágeis.

Quando se vai construir um edifício grande e majestoso, você acha lógico começar a obra sem dispensar tempo suficiente para a elaboração de sua planta e sem nenhum esforço e investimento? Claro que não!

Todo o mundo sabe a importância em planejar cuidadosamente um grande investimento e o papel da planta em uma edificação. Sobre o que é necessário para começar, como desenvolver o projeto e como conseguir o que se quer.

Vamos analisar a respeito de uma planta bem diferente da planta de uma construção. Ela é muito mais importante do que qualquer planta de construção já elaborada até hoje. Trata-se da planta da sua vida. E a partir de agora, pensaremos na sua meta de vida.

Desejar o sucesso, sem estabelecer o que é esse sucesso, é o mesmo que procurar uma agulha no palheiro. É como procurar a agulha sem saber como ela é e se encontrá-la, não poderá reconhecê-la.

Ninguém imagina uma empresa começar a desenvolver suas atividades sem antes elaborar o planejamento necessário, visando o desenvolvimento futuro.

Todos sabem disso, mas poucos se preocupam em planejar o próprio desenvolvimento. Porém, devemos lembrar que cada um de nós é uma empresa. E que neste momento, você ocupa o posto de Presidente da sua empresa. E, portanto, você é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso.

Você e sua família são os principais acionistas desta empresa. E não esqueça que você, que é o Presidente, é o responsável de elevar o valor das suas ações, no decorrer dos anos.

Mesmo sabendo que um planejamento é necessário para conquistar o sucesso, por que algumas pessoas demonstram total desinteresse por ele?

Como estabelecer metas?

Primeiro começaremos com uma meta de curto prazo. O vendedor deve fixar na mente o fato de conseguir realizá-la. O fato de ser em curto prazo não é problema, pois é o degrau inicial de uma grande jornada. Portanto, ele deve investir tudo o que pode para o atingimento dela.

Quando conseguir a satisfação de conquistar algo que foi planejado anteriormente ganhará uma enorme autoconfiança.

Agora, basta estabelecer uma nova meta um pouco maior que a anterior para dificultar mais o atingimento e obrigar a um esforço um pouco maior. Desta forma, conquistando essa autoconfiança, o vendedor perceberá que é capaz de realizar tudo o que planejar seriamente.

Se você quer comer um elefante, basta partir em pedaços e comer pouco a pouco. Assim acabará comendo-o totalmente.

Por mais que a meta seja grande, você é capaz de conquistá-la, se realmente quiser.

Basta realizá-la passo a passo..

.

Descubra duas grandes técnicas de vendas para aumentar as suas vendas:
http://sergioricardorocha.com.br/melhores-tecnicas-de-vendas/

Leia um artigo sobre o bom atendimento e melhore as suas vendas:
http://sergioricardorocha.com.br/excelencia-no-atendimento/

Convido você a ler um artigo sobre o Coaching:
http://sergioricardorocha.com.br/coaching-de-vendas/

Conhece o termo “Desvenda”? Entenda como saber desse termo pode aumentar as suas vendas:
http://sergioricardorocha.com.br/entender-a-desvenda-para-vender-mais/

.

Clique aqui para acessar o Treinamento Gratuito

.

Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas
Palestrante, Consultor e Coach

http://sergioricardorocha.com.br/
https://www.facebook.com/sergioricardorocha
https://www.facebook.com/drvendas

  • Metas sempre presente nas equipes bem orientadas.