Assessoria de Imprensa como Ferramenta de Vendas

A assessoria de imprensa é uma ótima ferramenta para as vendas, pois atua no fortalecimento da imagem institucional das empresas, fixando a imagem de especialista no segmento em que atuam, favorecendo as ações de publicidade e da equipe comercial.

Sempre avaliei bem o trabalho das assessorias de imprensa. Mas sempre tive o entendimento de que elas não eram responsáveis por aumentar as vendas diretamente. Penso que para aumentar as vendas é necessário também desenvolver outras ações. Como eu disse acima, acredito que elas fortalecem a imagem institucional das empresas, para quando o consumidor for impactado pela campanha de publicidade ou pela equipe de vendas, já tenha uma boa percepção da marca.

Em palavras simples, a publicidade tem a função de ajudar a vender, com mensagens de vendas eficazes, direcionadas a públicos selecionados, divulgando a marca, comunicando promoções, criando, expandindo e consolidando mercados.

As equipes de vendas têm a função de converter esta comunicação em novos clientes.

A assessoria gera mídia espontânea, pois alimenta os veículos de comunicação com matérias já ajustadas para a forma com que o consumidor de conteúdo do veículo gosta de ler.

Toda Comunicação Assessoria de Imprensa
Toda Comunicação Assessoria de Imprensa

Muitos não sabem, mas os veículos necessitam ter conteúdos atualizados e fontes fidedignas especializadas. E adoram quando recebem o conteúdo com notícias relevantes e ajustadinho para o formato utilizado. Penso que a assessoria de imprensa colabora com o trabalho dos veículos de comunicação.

Por exemplo, uma coluna de saúde de uma determinada revista ou jornal precisa ter matérias atualizadas de acordo com o perfil do leitor dela. Imagine que quando uma assessoria de imprensa conquista um novo cliente deste segmento, digamos um clínica de estética, envia para a jornalista desta coluna, o release deste cliente, com um briefing, currículo e artigos dele, disponibilizando o cliente para entrevistas, artigos ou como fonte para o tema.

Acredito que a jornalista guarde estes dados para uma oportunidade, quando precisar de uma abordagem sobre o tema. Agora imagine o mercado consumidor de clínicas de estética ao ler a matéria naquela coluna, onde o médico especialista no assunto responde algumas perguntas e apresenta o seu ponto de vista. Qual será a percepção do consumidor?

” – Caramba. Interessante o ponto de vista do Dr. Ele parece ser especialista no assunto. Quando precisar de um tratamento deste, vou procurar ele”.

É uma grande diferença, no meu ponto de vista, entre a publicidade e a mídia espontânea gerada pela assessoria de imprensa. A publicidade compra o espaço para veicular a mensagem. É espaço pago. E a mídia espontânea é como se fosse um reconhecimento espontâneo de um trabalho bem feito.

E os consumidores valorizam de forma diferente estas exposições. Publicidade é importante e necessária. A mídia espontânea não a substitui. Mas a assessoria fortalece a publicidade com uma imagem institucional.

Há pouco tempo, compartilhei uma imagem em meu Facebook que dizia que “Fazer negócio sem publicidade é como piscar o olho para uma mulher no escuro: você sabe o que está fazendo, mas ninguém mais sabe”. Acredito que está mensagem também se encaixa em qualquer formato de comunicação. Tem também aquela máxima que diz que “marketing é a alma do negócio” ou até a aquela outra, que acredito ser do Chacrinha: “ Quem não se comunica, se trumbica”.

Toda Comunicação Assessoria de Imprensa
Toda Comunicação Assessoria de Imprensa

Esta á minha visão sobre a força da assessoria de imprensa para fortalecer o institucional da marca. É claro que a assessoria de imprensa oferece muitos outros serviços de comunicação muito úteis aos clientes. Mas agora quem deve vender o peixe é o especialista.  Pesquisem com  Verônica Pacheco da TODA COMUNICAÇÃO ou com a assessoria de imprensa que quiserem, mas não deixem de pesquisar. É um investimento viável, para quem necessita de visibilidade nos veículos de comunicação.

Bem, o objetivo deste artigo é apresentar a minha visão sobre a importância da assessoria de imprensa, como ferramenta de vendas. E vou redigir alguns outros artigos sobre outras ferramentas, como software de CRM de Vendas, recrutamento e seleção, entre outras.

E vou contar algo: gostei tanto do estudo que fiz sobre assessoria de imprensa que contratei a TODA COMUNICAÇÃO – Agência Integrada de Comunicação, da Verônica Pacheco para ser responsável pelo nosso contato com a imprensa e veículos de comunicação.

Nosso trabalho de Coaching de Vendas vem gerando ótimos resultados. Quando começamos o trabalho de Coaching de Vendas para Aumentar as Vendas das empresas e iniciamos a divulgação do Curso de Formação em Coaching de Vendas percebemos o interesse em todo o Brasil. Então decidimos agora vai. Vamos dar o nosso melhor. Vamos divulgar o nosso trabalho, pois o mercado tem enorme interesse  nele. Todos querem melhorar os seus resultados, principalmente melhorar os resultados de vendas.

Avaliamos que para crescer ainda mais, precisamos nos profissionalizar. E a equipe da TODA COMUNICAÇÃO veio se juntar a um time que está ganhando, para que possamos ganhar ainda mais.

Agora fazendo um jabá, caso tenham interesse em conhecer mais sobre o trabalho da TODA COMUNICAÇÃO que atua no Rio de Janeiro e em Curitiba, entrem em contato com ela:

Jornalista Verônica Pacheco

http://www.todacomunicacao.com.br
http://www.toda-comunicacao.blogspot.com

Este não é um artigo patrocinado. Como sempre faço, escrevo sobre as melhores informações sobre vendas, liderança, coaching e gestão. E este tema é muito interessante e produtivo.

Espero que avaliem o artigo e façam comentários lá embaixo na área dos comentários.

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Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas
Palestrante, Consultor e Coach

http://sergioricardorocha.com.br/
https://www.facebook.com/sergioricardorocha
https://www.facebook.com/drvendas

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