Quer aprender 5 dicas práticas e simples sobre como vender de porta em porta?
Primeiro, vamos entender quais são as principais objeções, os motivos que fazem uma pessoa não te dar atenção ao vender de porta em porta.
Os clientes são relutantes em dar atenção ao profissional por alguns motivos:
- O nosso dia a dia é agitado, as pessoas que estão passando na rua estão indo para algum lugar;
- O medo da violência é grande;
- Muitas pessoas tem receio de deixar um desconhecido entrar em sua casa ou escritório.
Ao vender de porta em porta você tem que entender isso e estar preparado para lidar com cada uma dessas objeções.
Para você ganhar a atenção da pessoa, você precisa dar um bom motivo para ela te escutar.
Aqui no artigo vou usar o termo “possíveis clientes” para falarmos das pessoas abordadas ao vender de porta em porta, porque é uma pessoa com possibilidades de se tornar um cliente, ok?
Como ganhar a atenção do cliente ao vender de porta em porta?
Talvez você saiba ou não, mas o nosso cérebro ele é “programado” para descartar o que acredita não ser importante.
Em outras palavras: Se você usar abordagens que o possível cliente já está acostumada a ouvir, ele automaticamente não vai te dar atenção.
A pessoa não faz isso por querer, não é culpa dela. O nosso cérebro é programado dessa forma.
Por isso, para você ganhar a atenção do possível cliente você precisa usar abordagens diferenciadas.
Dica 1 para vender de porta em porta: Interesse
Chame a atenção e ganhe o interesse com perguntas que não é comum de se fazer.
Assim, o possível cliente não tem uma resposta pronta do tipo “Eu não tenho tempo” ou “Eu não tenho interesse”
Além disso, você tem apenas alguns segundos para ganhar atenção. Você só tem tempo para 4 perguntas.
Essas perguntas precisam estar relacionadas a vaidade do possível cliente, que mostre um sonho ou realização profissional. E perguntas que são difíceis de dizer que não tem interesse.
Você pode ver exemplos reais e que funcionam no vídeo no final desse artigo.
Dica 2 para vender de porta em porta: Segurança
Ao visitar um possível cliente em sua casa ou escritório, você deve mostrar que é totalmente seguro te atender.
Existem algumas formas de passar essa segurança. Por exemplo:
Marque algumas ruas para visitar no dia. Ao fazer a visita comente que você está visitando a rua naquele dia.
Ao mostrar que você não foi especificamente para atender o possível cliente, e sim que foi atender todos da rua gera uma segurança inconsciente.
Segurança bônus: Se você já atendeu alguém na rua (ou no prédio), fale o nome da pessoa.
Essa também é uma técnica para gerar segurança, porque você associa a situação com uma pessoa conhecida.
Mas, atenção: Apenas use essas técnicas caso seja verdade. A honestidade é fundamental.
Dica 3 para vender de porta em porta: Uniforme
Você também precisa demonstrar e passar segurança ao abordar o possível cliente na rua.
Assim que você definir quem você vai abordar, você precisa mostrar já de longe que vai abordá-la. Você não pode chegar de repente, se não vai assustar.
Se você estiver com o uniforme da empresa, assim que perceber que tem a atenção do possível cliente (ainda de longe), aponte para a camisa, já mostrando sobre o que vai ser a conversa.
Dica 4 para vender de porta em porta: Direção
Muitas vezes, os profissionais ficam abordando possíveis clientes em frente a loja, empresa ou stand e cometem um erro gravíssimo:
Se posicionam logo a frente da loja e ao abordar o possível cliente vai levando ele para a rua.
A forma certa para se posicionar é ficar no lado da rua e fazer a abordagem levando o possível cliente para a loja, empresa ou stand.
Dica 5 para vender de porta em porta: Sem frustração
Você não vai fazer 100% das pessoas ouvirem ou comprarem com você.
Ninguém vende para todo mundo. A Coca Cola não vende para todo mundo. Não é todo mundo que usa o Google para fazer uma pesquisa.
Entender isso é fundamental para não ficar frustrado.
Isso é uma verdade para qualquer e todo tipo de venda.
Como vender de porta em porta
Quer ver como essas dicas são colocadas em abordagens na prática? Eu fiz um vídeo onde mostro 4 exemplos reais:
- Exemplo ao vender de porta em porta 1: Planos de saúde.
- Exemplo ao vender de porta em porta 2: Curso de idiomas.
- Exemplo ao vender de porta em porta 3: Cursos profissionalizantes.
- Exemplo ao vender de porta em porta 4: Stands de planos de saúde.
Clique no meio da imagem abaixo e assista agora ao vídeo completo Como vender de porta em porta:
No vídeo acima, falo sobre a técnica de vendas A.I.D.A.. Aqui no site você pode ler um artigo para saber mais sobre técnicas de vendas. Clique no link abaixo para ler:
www.sergioricardorocha.com.br/melhores-tecnicas-de-vendas
Dica Bônus: O Livro das Vendas para empresários que querem aumentar as vendas
Tem muita gente que tem uma grande ideia, decide abrir sua própria empresa, confia que o seu produto/serviço é bom, mas quando o sonho de ser empresário se torna realidade, percebe que tem alguma coisa errada.
Aquela fila de clientes que esperava que fosse ter na porta todo dia ao abrir a empresa não está lá.
O telefone não toca com cliente querendo comprar.
E isso não melhora ao longo do dia.
Infelizmente essa é a realidade de vários empresários.
E se isso acontece com você, eu quero te falar que tem solução.
Eu escrevi um livro para você onde eu explico o que fazer para aumentar as vendas da sua empresa: